David Gilmour
David Gilmour

Os cinco álbuns favoritos de David Gilmour eleitos como ‘os melhores de todos os tempos’

Alguns de nossos artistas favoritos de todos os tempos compartilharam suas músicas, álbuns, performances e assim por diante mais queridos. O guitarrista do Pink Floyd, David Gilmour, é um desses artistas.

Há um prazer inegável em aprender as obras de arte dos artistas mais icônicos que a música pop e rock já produziram. Assim como é emocionante se conectar com seus amigos e familiares sobre interesses compartilhados e pontos de contato culturais, ouvir os primeiros e mais memoráveis ​​momentos musicais da carreira de um artista é uma noção calorosa e acolhedora. 

Tornando-se um membro sênior do Pink Floyd, asliás, o primeiro como um substituto para as performances de Syd Barrett no palco como o vocalista e guitarrista do grupo de acid rock e mais tarde como um membro permanente quando a sanidade de Barett não pôde ser recuperada, Gilmour cimentou a si mesmo como um verdadeiro ícone. Despretensioso em muitos aspectos, as proezas técnicas de Gilmour o tornaram um herói da guitarra, enquanto seu estilo incandescente de composição equilibrava seu apelo. É uma dicotomia delicada que se pode testemunhar ao longo de suas influências também.

Músico “referência”

Uma vez eleito o maior guitarrista da Fender de todos os tempos, a influência de Gilmour com o instrumento é muitas vezes subestimada. Embora não possua o mesmo talento de alguns de seus heróis, o trabalho de Gilmour sempre foi complexo, mas sério. É um ethos que pode ser encontrado em suas composições também. No entanto, a imagem indelével de Gilmour com uma guitarra nas mãos sempre ficará gravada em nossas memórias coletivas do rock. Faz sentido, então, que ele seja convidado a fazer parte de um slot de recomendações de álbuns como parte do Guitar Tricks Insider em 2017.

Na peça, Gilmour oferece apenas os títulos dos álbuns e os artistas por trás deles, então há um pouco de inferência de nossa parte em discernir por que ele os escolheu. No entanto, uma coisa é indubitavelmente clara, se David Gilmour está sugerindo que esses cinco álbuns são essenciais para qualquer guitarrista iniciante, então é melhor juntá-los e colocá-los em uma lista de reprodução o mais rápido possível. Felizmente, já fizemos isso para você e pode ser encontrado abaixo.

1 – Greatest Hits – The Shadows

É justo dizer que em cada disco sugerido por Gilmour, existe então pelo menos um guitarrista icônico no estúdio. O primeiro é o icônico Hank Marvin do The Shadows e seu conjunto de Greatest Hits . 

Outro membro da lista de ‘músicos fundamentais’, Marvin, é frequentemente citado por Keith Richards como um favorito também, particularmente ressoando com o público britânico através dos The Shadows, que eram tão grandes quanto os Beatles em muitas partes do país. O estilo único de guitarra de Marvin influenciaria portanto inúmeras bandas da década de 1960 e ainda pode ser uma experiência formativa para qualquer músico até hoje.

2 – Blow by Blow – Jeff Beck

“Eu copiei – não tenha medo de copiar – e eventualmente algo que eu suponho que eu chamaria de meu apareceu.” esta foi a famosa citação de Gilmour quando perguntado sobre seu estilo de assinatura. Alguns candidatos óbvios para tal cópia podem ser encontrados então em nossa lista abaixo. Jeff Beck dos Yardbirds mostraria a um jovem Gilmour que o som da guitarra não precisava ser restritivo e mais tarde, quando Gilmour encontrou sua própria fama, que ele não deveria ter medo de tentar novos caminhos para alcançar seu objetivo final. Usando o próprio instrumento, você poderia criar novas paisagens sonoras, algo que Beck fez sem esforço em Blow by Blow , de 1975.

3 – John Mayall’s Bluesbreakers with Eric Clapton – John Mayall and the Bluesbreakers

Outro herói de Gilmour foi o empírico Eric Clapton, que também se inspirava na maioria dos grupos de blues em formação da Grã-Bretanha. Aqui, ele se junta a John Mayall e aos Bluesbreakers, que também incluíram Mick Taylor e Peter Green em um ponto no tempo, para fornecer um dos melhores álbuns de 1966. 

Falando com Relix em 2015, Gilmour comentou sobre a banda: “Todos aqueles caras foram incríveis. Passei um tempo tentando aprender a tocar seus licks perfeitamente. Sugiro que qualquer jovem músico tente sentar e fazer isso. Você acabará sabendo tocar muito bem as coisas deles. Mas, eventualmente, você encontrará seu próprio estilo a partir disso. Ele força sua saída da cópia.”

4 – Dire Straits – Dire Straits

Selecionar o álbum auto-intitulado extremamente popular do Dire Straits pode confundir algumas pessoas; no entanto, o som da guitarra de Mark Knopfler é considerado um dos pontos de virada do rock and roll. 

David Gilmour disse sobre o guitarrista em 1985: “Mark Knopfler tem um estilo de guitarra adorável e refrescante. Ele trouxe de volta algo que parecia ter se extraviado na guitarra. Hoje em dia não escuto outras pessoas com o objetivo de tentar roubar seus licks. Embora eu não tenha objeções em roubá-los, se isso parece uma boa ideia. Tenho certeza de que ainda sou influenciado por Mark Knopfler e Eddie Van Halen também.”

5 – Electric Ladyland – Jimi Hendrix

Por último e certamente não menos importante, é o magnânimo Jimi Hendrix e seu maravilhoso segundo álbum Electric Ladyland.

David Gilmour uma vez misturou a performance icônica de Hendrix na Ilha de Wight e mais tarde se referiria a ele como o maior guitarrista de todos os tempos. Falando à BBC em 2006, Gilmour disse: “Jimi Hendrix, fantástico. Fui a um clube em South Kensington em 1966. Esse garoto subiu ao palco com Brian Auger e o Trinity. (começou a tocar) a guitarra ao contrário (de cabeça para baixo). Eu e todo o lugar estávamos de queixo caído.”

“Fui a uma loja de discos no dia seguinte e disse: ‘Você tem alguma coisa desse cara Jimi Hendrix?’ Então eles disseram: ‘Bem, nós temos um James Hendrix’. Ele ainda não tinha feito nada. Então me tornei um fã ávido esperando por seu primeiro lançamento.” Gilmour certamente estava pronto quando o esforço secundário de Hendrix chegou às lojas.

Leia também: Álbuns do Deep Purple classificados do pior ao melhor

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.