O heavy metal evoluiu imensamente nos últimos 50 anos, indo portanto, além de suas raízes de blues para incluir uma variedade de estilos em sua estrutura geral. Seja como Nightwish e Within Temptation incorporando sinfonias então completas , bandas de metal como Ghost lançando o saxofone para um novo sabor único ou bandas como Alien Weaponry e The Hu usando instrumentos folclóricos históricos para explorar sua cultura e ancestralidade, o heavy metal pode assumir muitas formas e sons em 2022 com instrumentos surpreendentes.
Com isso em mente, nós escolhemos então 10 vezes em que o heavy metal usou instrumentos surpreendentes para expandir seu som. E essas então foram as nossas escolhas…
1. Toacă (Negura Bunget)
A então icônica e tristemente extinta banda de black metal romena Negura Bunget usou este instrumento incomum em seu opus OM de 2006. Tradicionalmente usado como um chamado à oração, o Toacă é uma tábua de madeira pendurada em uma moldura e tocada então com um martelo.
2. Morin Khuur (The Hu)
Também conhecido como o violino de cabeça de cavalo, este é um violino tradicional de duas cordas da Mongólia, originalmente consistindo portanto, de uma corda feita de pelos da cauda de um cavalo e a outra com pelos da cauda de uma égua. Ele constantemente aparece então na música da banda de metal The Hu.
3. Hurdy Gurdy (Eluveitie)
Originário do século IX, este é um instrumento de cordas de madeira que funciona quando uma roda de madeira, girada por uma manivela, esfrega contra as cordas. Logo após o folk metal quebrar em meados dos anos 2000, seu som distinto tornou o Eluveitie facilmente a banda que mais utiliza o instrumento.
4. Harpa de Boca (Bathory)
Provavelmente não tão incomum para qualquer pessoa familiarizada com a cultura escandinava ou viking, a harpa de boca (ou harpa de mandíbula) é um pequeno instrumento de metal tocado segurando-o com os dentes e arrancando a língua de metal.
5. Saxophone (Shining NOR)
Não é exatamente um instrumento estranho em si, mas está dentro do contexto do metal, e ainda mais estranho quando você considera os sons de vanguarda do Norwegians Shining.
6. Gaida (Rotting Christ)
O equivalente da gaita de foles no então sudeste europeu, normalmente feita de pele de ovelha ou cabra. Rotting Christ’s Nemecic é um banger absoluto e vê a banda tocar a Gaida como os antigos gregos a teriam tocado.
7. Sinos litúrgicos/sinos de altar (Batushka)
Não há nada de ortodoxo em usá-los em um álbum de metal. Eles ocasionalmente são tocados durante a missa sempre que acontece a comunhão, também conhecido como Consagração quando o pão e o vinho se voltam para o corpo e o sangue de Cristo. Eles são usados para percussão no início do estripador absoluto que é Yekteniya I.
8. Crânio de Cervo (Agalloch)
Ouça o álbum de 2002 The Mantle de Agalloch e você pode ocasionalmente ouvir o som de um martelo batendo contra um crânio oco de veado. O efeito resultante não apenas adiciona à atmosfera do álbum, mas também se encaixa maravilhosamente com a arte, temas e geral estética. Um registro magistral.
9. Harpa (Eard)
Eard é um projeto italiano de black metal atmosférico com os talentos de Glorya Lyr. Excepcionalmente, a harpa aqui é parte então do tecido da música, presente tanto em blastbeats implacáveis quanto em passagens mais leves.
10. Instrumentos de sopro pré-hispânicos (Cemican)
Esta banda de folk metal mexicana usa instrumentos pré-hispânicos como flautas de barro, ocarinas e conchas para dar autenticidade ao seu som. Combinados com seus visuais marcantes, eles formam então uma banda muito distinta.
E estes foram então nossos 10 instrumentos mais surpreendentes e peculiares que foram usados em algumas bandas de metal. E você, oque acho desses instrumentos?
Leia também: Como 10 Guitarristas famosos se saíram quando a corda da guitarra estourou no meio do show