A lendária banda de rock, Rolling Stones, é conhecida por sua longevidade e pela energia explosiva de Mick Jagger e de seus integrantes. Mas a trajetória dos Stones não é apenas sobre seus membros fundadores. Um membro em particular, Ronnie Wood, além de ser o terceiro membro mais antigo da banda, tem uma história musical fascinante. Fatos que remontam aos seus primeiros passos na cena rock de Londres.
Antes de ingressar nos Rolling Stones em 1976, Wood encontrou seu lugar como guitarrista no Jeff Beck Group e, posteriormente, no Faces, ao lado de Rod Stewart. Mas sua conexão com Mick Jagger e Keith Richards teve início antes mesmo de sua entrada na icônica banda britânica.
O Início da Parceria de Mick Jagger e Ronnie Wood
No início dos anos 70, Ronnie Wood já era amigo próximo de Mick Taylor, então guitarrista dos Rolling Stones. Em 1971, Wood comprou The Wick, uma mansão em Richmond, Londres, onde organizava festas lendárias para a elite do rock da época. Durante esse período, Keith Richards se mudou para a propriedade e viveu na cocheira por vários meses entre 1973 e 1974, o que aproximou ainda mais Wood dos integrantes dos Stones.
O Álbum Solo e as Colaborações
Enquanto Keith Richards estava ocupado com os Stones em 1973, Ronnie Wood embarcou em seu primeiro álbum solo, intitulado “I’ve Got My Own Album to Do”. O título em si foi um golpe para Rod Stewart, seu companheiro de banda no Faces, que na época estava investindo mais em sua carreira solo, negligenciando o grupo. Esse álbum solo de Wood contou com uma lista impressionante de colaboradores, incluindo George Harrison, Keith Richards, Mick Jagger, Ian McLagan, Mick Taylor e Micky Waller.
Destaque para a canção “Act Together”, creditada a Jagger e Richards, mas principalmente escrita por Jagger especificamente para o álbum de Wood. A letra de Jagger expressava: “Bem, já faz muito tempo desde que eu te vi/Você parece bem/Não consigo dizer o quanto senti sua falta/Eu gostaria de poder/Mas gosto do que você está vestindo para mim/E eu faria coisas por um pouco de sua simpatia”. Essa colaboração musical inicial entre Jagger e Wood foi um indicativo do futuro trabalho que eles desenvolveriam juntos.
Outra faixa notável foi “Sure the One You Need”, também creditada a Jagger e Richards, mostrando uma colaboração mais colaborativa entre os dois músicos. Além disso, Ronnie Wood teve a honra de coescrever “Far East Man” com George Harrison, ex-Beatle. Harrison até regravou a música para seu álbum solo “Dark Horse”, lançado no final de 1974.
A relação musical entre Ronnie Wood e os Rolling Stones continuou a se desenvolver. Em 1974, Jagger e Richards estavam trabalhando no álbum sucessor de “Goat’s Head Soup” e convidaram Wood para coescrever a música “It’s Only Rock ‘n Roll (But I Like It)”. Essa faixa se tornou o título do álbum