Sabemos que um canal do YouTube tem como requisitos para monetização 1.000 inscritos e 4.000 horas assistidas no ultimo ano. Hoje falaremos sobre Content ID.
Você músico ou banda já pode começar publicar suas músicas AUTORAIS, videoclipes, lyric vídeos e ganhar dinheiro de imediato, sem mesmo cumprir os requisitos de horas e inscritos, Legal né?
Não compre inscritos nem visualizações
Não se trata de comprar inscritos ou visualizações, lembre, isso é ilegal e nunca devemos fazer isso! Você vai afundar o seu canal no YouTube ou até mesmo ser banido.
Lembrando também que estamos falando de música, ou seja se o seu canal é sobre qualquer outro tema que não seja MÚSICA AUTORAL, esse post não é pra você.
Mas como vou receber pelas execuções das músicas no YouTube?
O que é o Content ID
O Content ID é um sistema de impressão digital desenvolvido pelo Google que é usado para identificar e gerenciar facilmente o conteúdo protegido por direitos autorais no YouTube.
Portanto, se você subiu sua música através de uma distribuidora como CDbaby ou ONErpm o algoritmo do youtube irá reconhecer o áudio dessa música. Assim irá fazer o pagamento para a distribuidora que irá lha repassar 70% desse pagamento.
Leia aqui o post sobre Distribuidoras e agregadoras digitais.
Repare nos vídeos de música publicados no youtube, se você abrir a descrição do vídeo e rolar para baixo vai ter uam linha e logo abaixo as informações do Content ID
É importante que apareça essas informações para que você receba os royalites na sua distribuidora, portanto lembre, é a distribuidora que vai lhe repassar o dinheiro e não o YouTube
Nesse post que mencionei acima eu falo sobre alguns problemas que tive com a ONErpm com relação ao ContentID. Por isso é importante também escolher bem qual agregadora você irá optar.
Uma outra vantagem do Content ID: Se você publica por exemplo o playback da sua música, um outro artista publica sua música no YouTube.
O Content ID irá identificar que você é o detentor dos direitos e repassar para você os pagamentos, ou seja de problema você passará a ter vantagens com isso.
Se uma empresa ou canal utiliza sua música como trilha, nesse caso você também irá receber em sua distribuidora pela execução.
O YouTube não irá bloquear ou excluir o vídeo dessa pessoa que utiliza o seu material, ele vai simplesmente exibir uma reinvindicação de direitos autorais.
É importante salientar que você também irá receber essa reinvindicação de direitos autorais. Mas isso é bom, não se assuste, é o ContentID trabalhando pra você mesmo.
Funciona para canais já monetizados?
Se o seu canal já for monetizado e você não quer receber através do ContentID, então você pode desabilitar essa opção no momento da publicação na CD Baby.
Se for na Onerpm você irá abrir um ticket de suporte e solicitar a retirada desse recurso.
Enfim, mais uma forma de você músico iniciante se animar para publicar seus vídeos e começar a ganhar dinheiro com suas músicas.
Espero que tenham gostado da dica, deixem aí nos comentários o que acham. Se vale a pena pra você ou não e assim ajudamos um ao outro nessa caminhada rumo ao sucesso!!