Distribuidora Digital
Distribuidora Digital

Como Colocar Uma Música no Spotify, Deezer e todas as plataformas

Hoje vamos falar sobre plataformas digitais, como colocar uma música no spotify, deezer, iTunes e demais plataformas digitais. Falaremos sobre distribuidoras e agregadoras gratuitas e pagas.

Sabe quando você publica um stories no Instagram e a música toca de fundo? Então, você precisa que a música esteja nas plataformas pra ter essa possibilidade.

O Tik Tok por exemplo, através da plataforma Resso oferece esse recurso.

Uma observação importante antes de subir suas músicas para distribuição: Faça o registro autoral e cadastro de fonogramas (ISRC) das suas músicas.

Eu vou deixar 2videos aqui falando sobre isso:

Como eu faço pra subir uma música pra que ela seja encontrada nas plataformas?

A forma mais prática para o músico independente hoje são as distribuidoras ou agregadoras digitais, que são as empresas que fazem o intermédio entre o artista e as plataformas de streaming.

Como Colocar Uma Música no Spotify

Existem várias distribuidoras, portanto hoje vou listar 4 das principais distribuidoras digitais e quais as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

1 – Como Colocar Uma Música no Spotify através da ONErpm

Essa é umas das preferidas dos músicos independentes por ser uma das mais completas com relação a serviços oferecidos e principalmente por ser gratuita, você não paga nada pra subir seu álbum ou single na plataforma.

Através da ONErpm você pode fazer o pedido para playlists oficiais do spotify, eu falo sobre isso aqui no blog, leia o artigo aqui. A ONE RPM oferece também criação e divisão de Royalties com seus parceiros, canal oficial do artista, entre outros recursos

Vantagens ONErpm

Um dos recursos mais interessantes oferecidos pra mim é o Youtube Content ID, eu publiquei um vídeo em nosso canal do YouTube falando só sobre isso.

Com o Content ID você já começa ganhar dinheiro de imediato com sua música, sem ter que aguardar os 1000 inscritos e as 4.000 horas exigidas pelo Youtube.

ContentID

Como ponto negativo da ONErpm eu deixo aqui justamente o Content ID, pois já tive problemas do YouTube não reconhecer o Content ID da ONErpm.

Entrei em contato com o suporte e nunca me deram uma explicação convincente dos motivos para que isso ocorra. Subi o mesmo single em outra distribuidora e não tive problema.

Quanto aos pagamentos a ONErpm. Ela paga 85% dos royalties de streams e 70% para monetização do YouTube e gerenciamento de canais.

2 – Como Colocar Uma Música no Spotify através da CD Baby

Eu deixei essa como segunda opção mas atualmente é minha preferida. Você terá que pagar:

  • US$ 9.95 dólares para subir um single
  • US$ 29,95 dólares para subir um álbum ou EP

Taxas para emitir um UPC, que seria um cõdigo de barras:

  • 5 dólares para emitir o UPC de um single
  • 20 dólares para emitir o UPC de um álbum.

Você pode emitir seu UPC de outras formas, e não somente pela CDbaby. Por isso pesquise bem na internet sobre o assunto pois existem opções bem mais em conta.

A CDbaby é minha distribuidora preferida pois ela oferece os mesmos recursos da ONErpm e nunca tive problemas com o Content ID que mencionei acima.

Outra vantagem é que você paga uma única vez para subir sua música, diferente das outras que falaremos a seguir.

A CD Baby paga 91% dos royalties de streams e 70% para monetização do YouTube e gerenciamento de canais.

3 – Distrokid e Tunecore

Essas plataformas também oferecem um bom serviço aos seus usuários, porém para o público iniciante eu não aconselho, pois além do custo inicial para subir seu single ou álbum você terá que arcar com uma renovação anual no mesmo valor.

Ou seja, no primeiro ano você ainda estará aprendendo como tudo isso funciona e na maioria dos casos é difícil até mesmo ganhar o que se investiu.

Então se você já é um artista consagrado, com um grande número de fãs, já possui vários seguidores nas redes sociais com certeza essas duas opções podem lhe trazer muitas vantagens.

Como Colocar Uma Música no Spotify
Como Colocar Uma Música no Spotify

A Distrokid e a Tunecore pagam 100% dos royalties pois já cobram anualmente o serviço de publicação nas plataformas.

A Distrokid também oferece várias vantagens como uma única taxa para subir vários artistas e álbuns. Sendo assim, considero uma boa opção para os produtores musicais e gravadoras.

Enfim, como disse anteriormente existem muitas opções de agregadoras e distribuidoras digitais, por isso assim que formos analisando outras empresas iremos postando aqui.

Faça sua escolha levando sempre em consideração sua estratégia de divulgação. Portanto, no meu caso optei pela CD Baby por trabalhar mais com o Youtube e o COntent ID funcionou perfeitamente.

A ONErpm é uma excelente opção para os iniciantes e para quem vai focar essencialmente no Spotify e Deezer.

Posts mais recentes
WEB STORIES
EM ALTA
ASSISTA NO YOUTUBE
Reproduzir vídeo sobre Como fazer o isolamento acústico na sua casa ou apartamento sem gastar muito
Reproduzir vídeo sobre Como Registrar sua Música - musicasregistradas é confiável
Reproduzir vídeo sobre MICHAEL JACKSON - Thriller - A Historia do disco mais vendido de todos os tempos

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.