Um review completo das guitarras, pedais e amplificadores usados por Angus Young do ACDC
Um review completo das guitarras, pedais e amplificadores usados por Angus Young do ACDC

Um review completo das guitarras, pedais e amplificadores usados por Angus Young do AC/DC

Nesse post iremos fazer uma análise detalhada sobre as guitarras, pedais e amplificadores preferidos de Angus Young do AC/DC

Angus Young é conhecido por ser o guitarrista principal do AC/DC, banda australiana de rock formada em 1973. Ele é conhecido por seu estilo de tocar guitarra enérgico e animado, além de seu visual característico, que inclui um uniforme escolar e seu estilo “duck walk” de caminhar pelo palco enquanto toca sua guitarra. Estilo este aliás, inspirado em seu ídolo Chuck Berry.

Um review completo das guitarras, pedais e amplificadores usados por Angus Young do ACDC
Guitarra, pedais e amplificadores usados por Angus Young do AC/DC
“Duck Walk” marca registrada de Angus Young inspirada em seu ído Chuck Berry

Uma das principais características do som de Angus Young é portanto, o uso de guitarras Gibson SG. Ele começou a usar essa guitarra em 1977, durante a turnê mundial do álbum “Let There Be Rock”. A Gibson SG é conhecida aliás, por seu som limpo e potente, além de sua construção leve, o que a torna ideal para shows ao vivo. Angus Young também usa amplificadores Marshall, que são conhecidos por seu som alto e distorcido.

Além dessas guitarras, Angus Young também usa um modelo de guitarra customizado, criado especialmente para ele pela Gibson. Essa guitarra, chamada portanto de “Angus Young SG”, é baseada na Gibson SG e inclui uma pintura personalizada com o desenho de um coelho no corpo da guitarra.

Angus Young também usa outros equipamentos, como pedais de distorção, pedais de wah-wah e pedais de delay. Ele também usa cordas de aço de alta qualidade, que são conhecidas por seu som brilhante e sua durabilidade.

Detalhando cada guitarra e equipamento usado por Angus Young do AC/DC

1967 Gibson SG Standard

Se tem uma guitarra que Angus Young nunca abriu mão é a clássica Gibson SG Standard. Ele toca esta guitarra aliás, desde 1977 e ainda a toca hoje. Young disse então que pegou a guitarra sem saber muito sobre ela e se apaixonou imediatamente. A Gibson SG Standard com acabamento preto e agora associado a Angus Young perpetuamente.

1967 Gibson SG Standard – Angus Young

Esta guitarra também é famosa por estar no álbum Let There Be Rock . Foi também sua guitarra de palco principal até 2016. No entanto, Young não toca mais esta guitarra no palco (embora ainda a toque no estúdio).

1970/1971 Gibson SG Standard

A Gibson de 1967 não foi a primeira guitarra que Angus Young pegou. Foi a Gibson 1970/1971 que mudou a maneira como Angus via a guitarra. Quando ele começou a tocar, ele aprendeu no banjo e acabou mudando para um violão. Mas a guitarra elétrica alta realmente chamou a atenção de Angus Young.

guitarras Angus Young AC/DC
Angus Young 1970/1971 Gibson SG Standard

Young tocou algumas guitarras diferentes antes de escolher a Gibson SG Standard. Ele adora a leveza da SG, principalmente quando comparada a outras guitarras do mercado. Ao vê-lo correr pelo palco, não é surpresa que Angus Young toque algo mais leve! Além do peso, Angus Young disse que gosta do pescoço fino.

1960s Gibson SG Standard

Depois de aposentar sua SG original, Angus Young encontrou mais algumas Gibson SGs em uma loja de música na cidade de Nova York. Esta Gibson e a SG dos anos 1970 se tornaram as guitarras preferidas de Angus Young no final dos anos 70 e 80.

1960s Gibson SG Standard de Angus Young

Ele tinha algumas dessas canções clássicas dos anos 60 e geralmente as tocava no palco, embora também víssemos a fábrica em segundo lugar com frequência. Seus SGs clássicos dos anos 60 também tinham o mesmo acabamento vermelho cereja.

Foi nessa época que Angus Young se tornou famoso por tocar Gibson SGs. Depois que a banda lançou o álbum Back in Black , as vendas da Gibson SG dispararam.

1970s Gibson SG Standard (Factory Second)

Angus Young gostou desta guitarra porque parecia idêntica à original, embora tivesse um acabamento vermelho cereja em vez de nogueira. Mas o que atraiu Young foi o selo nº 2 na parte de trás, significando que é um segundo de fábrica (modelo rejeitado). Angus Young comprou imediatamente.

1970s Gibson SG Standard (Factory Second) – Angus Young

Rapidamente se tornou sua guitarra principal, usando-a no álbum Highway to Hell , bem como na turnê. No entanto, ele só tocou até o início dos anos 1980, quando a custom SG de 1970 chamou sua atenção.

1970 Gibson SG Custom

Angus Young toca muito a Gibson SG. Não é surpresa que ele tenha comprado outra em 1980. Ele a encontrou em uma loja de música local e imediatamente a comprou. Era da mesma marca e modelo e também tinha o acabamento original em nogueira. No entanto, era um pouco diferente da primeiro, pois tinha três pickups.

guitarras Angus Young AC/DC
1970 Gibson SG Custom – Angus Young

Angus Young fez algumas mudanças nele. Ele removeu o arremate do tremolo e o captador do meio. Angus também fez isso, então a guitarra funcionou com um transmissor sem fio. Ele também repintou a guitarra de preto, pois houve alguns danos ao corpo da guitarra quando ele estava experimentandoo transmissor sem fio.

Angus Young usou isso como sua guitarra de backup até 2016. Foi usado principalmente na turnê Back in Black, ainda tornando-se uma de suas guitarras mais lendárias.

1981 Jaydee Custom SG

Esta é uma das poucas guitarras que Angus Young tocou que não era uma Gibson. O Jaydee Custom SG foi dado a ele como um presente. Foi projetada pelo luthier britânico John Diggins, e Diggins construiu esta guitarra para Angus Young usando a Gibson SG como inspiração.

1981 Jaydee Custom SG – Angus Young

Diggins deu a ele a guitarra de presente antes do AC/DC tocar no Monsters of Rock Festival. Angus adorou tanto que tocou o set inteiro com aquela guitarra.

Mas existem algumas diferenças entre esta guitarra e a Gibson SG que Angus adora. Por exemplo, ele apresenta os captadores Hooligan personalizados de Jaydee. Também foi feito com um transmissor sem fio embutido. Há também incrustações de raios, que Angus adicionou à sua assinatura Gibson SG personalizada.

Angus usou esta guitarra ao longo dos anos 80. No entanto, ele voltou para Gibson SGs nos anos 90.

Gibson SG Angus Young Signature

Não deveria ser surpresa que Angus Young tenha sua própria assinatura Gibson SG. No entanto, ele não conseguiu seu modelo até o ano 2000! O Angus Young Signature Gibson SG é modelado após o primeiro SG que ele adquiriu na década de 1970. Tem um corpo de mogno, escala de 12″ e um clássico braço humbucker ’57 em um tamanho pequeno.

guitarras Angus Young AC/DC
Gibson SG Angus Young Signature

A guitarra apresenta captadores Seymour Duncan feitos sob medida com base no SH-PH1. Como afirmado anteriormente, esta guitarra tem as incrustações de raio da guitarra personalizada Jaydee, bem como uma incrustação de “estudante do diabo” no cabeçote.

Você pode ver Angus Young tocando sua guitarra característica durante a turnê Stiff Upper Lip e outros shows notáveis. Ele também aparece em seus últimos videoclipes.

1963 Gibson Custom Brian Ray SG

Embora esta seja uma guitarra customizada pelo guitarrista de Paul McCartney Brian Ray, ele é um grande fã de AC/DC e sua guitarra foi modelada de acordo com todas as especificações que Angus Young gosta.

1963 Gibson Custom Brian Ray SG – Angus Young

Esta guitarra é então, um pouco mais exclusiva do que a custom de Ray, tendo um acabamento preto translúcido. Ela também apresenta portanto, alguns fatores que se encaixam na preferência de Young, como captadores Seymour Duncan e um arremate stop. Brian Ray apresentou esta guitarra ao próprio Angus Young e foi usada então, como sua guitarra reserva para sua turnê de 2016.

Gibson SG Júnior

A SG Junior é portanto, uma versão simplificada do clássico SG. Possui um botão de tom, um captador P90 e apenas um botão de volume. Esta guitarra só aparece então, em imprensa e ocasiões especiais, nunca durante um concerto.

guitarras Angus Young AC/DC
Angus Young Gibson SG Júnior

Eles tocaram uma versão de seu single “You Shook Me All Night Long” sem qualquer acompanhamento adicional e Young usou esta guitarra.

Pedais e efeitos que Angus Young usa

Todos nós sabemos que os guitarristas têm toda uma comitiva de outros equipamentos para criar seu som individualista, além da própria guitarra. Então, o que completa a configuração de Angus Young?

Angus Young usa os pedais Kikusui PCR4000M. Embora não sejam pedais de efeitos tradicionais, esses pedais permitem que ele controle quanta potência é enviada para seus amplificadores.

guitarras Angus Young AC/DC
Kikusui PCR4000M – Angus Young

Em outras palavras, os amplificadores sozinhos não fornecem a quantidade de potência que Angus prefere, então ele usa os pedais para obter o som que deseja.

O único outro pedal que ele usa é um pedal Hush, que mantém então, os amplificadores sob controle. Esses pedais portanto,eliminam especificamente chiados, feedback e qualquer zumbido dos captadores. Enquanto Angus precisa disso porque ele domina os amplificadores, eles também mantêm seu tom limpo.

Amplificadores preferidos de Angus Young do AC/DC

Angus Young usa cabeçotes Marshall 100-Watt Super Lead e gabinetes Marshall 4 x 12. As cabeças são realmente a razão pela qual o AC/DC tem um som de rock!

guitarras Angus Young AC/DC
Marshall 100-Watt Super Lead – Angus Young

Esses cabeçotes realmente empurram sua guitarra, tornando o estádio mais alto do que qualquer coisa que você já ouviu antes. Ele usou esses cabeçotes de 100 watts praticamente durante toda a sua carreira.

Ele usa nove deles em média durante um show! Todas eles vão para o gabinete, exceto uma que vai para o engenheiro de som.

Como você pode ver, ele passa por vários cabeçotes de amplificador (ele tem um técnico de amplificador em tempo integral cujo trabalho é consertar cabeçotes e substituir as válvulas).

Embora todas essas cabeças tenham configurações de fiação ligeiramente diferentes, Angus as define nas mesmas configurações, produz o mesmo tom e usa válvulas EL34.

Que cordas Angus Young utiliza em suas guitarras

Angus Young usa Ernie Ball Super Slinky Strings calibre .009 – .042 . Você pode comprar essas cordas em qualquer loja de música . Embora o som de Angus Young seja classicamente pesado, aprendemos que seu equipamento é leve – incluindo as cordas.
Cordas leves são o segredo de seu som contundente. Essas cordas também o ajudam a controlar o ruído e auxiliam em algumas das técnicas que ele usa, como suas curvas específicas.

guitarras Angus Young AC/DC
Ernie Ball Super Slinky Strings calibre .009 – .042 – Angus Young

Lembre-se de que, embora ele tenha usado Ernie Ball recentemente, não há como saber se ele usou cordas Ernie Ball no passado ou não.

Técnica e estilo de tocar de Angus Young do AC/DC

Uma das principais características da técnica de guitarra de Angus Young é seu uso de riffs simples e diretos. Ele costuma usar acordes básicos e combiná-los com riffs de pentatônicas menores, o que cria um som poderoso. Ele também é conhecido por sua habilidade em fazer solos rápidos e precisos, com muitos bending e slides.

Outra característica importante da técnica de Angus Young aliás, é seu uso de palm-muting. Ele usa essa técnica então para dar um som mais grave e pesado às suas notas, o que é essencial para o som característico do AC/DC. Ele também usa muito a técnica de hammer-on e pull-off, que permite que ele toque notas rapidamente e com precisão.

Angus Young também é conhecido por sua habilidade em fazer improvisação. Ele costuma fazer variações de seus solos ao vivo e adicionar notas extras para dar mais energia à sua performance. Ele também é conhecido por seu uso de efeitos de distorção, o que lhe permite criar um som mais alto e mais distorcido.

Em resumo, Angus Young contribuiu com algo que não se via na guitarra naquela época: atitude. Ele sobe no palco e arrasa na sua cara. Não há fragmentação rápida ou sotaques sofisticados. Sua energia e autenticidade são realmente o que o destaca de outros guitarristas de rock famosos.

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.