As músicas dos Beatles em que Ringo Starr atuou como o principal vocalista
As músicas dos Beatles em que Ringo Starr atuou como o principal vocalista

Músicas dos Beatles que Ringo Starr foi o vocalista principal

Quais foram as músicas em que Ringo Starr, o baterista dos Beatles, brilhou ainda mais atuando como vocalista principal?

A formação dos Beatles como a conhecemos, composta portanto, por John, Paul, George e Ringo, são lendas mundiais na música. No entanto, a banda não começou formada pelo Fab Four que temos na memória.

No início, o baterista dos Beatles era Pete Best, que aliás, cantava e tinha sua própria dança no show. Porém, ele foi substituído por Ringo Starr, que era então, contratado do grupo Merseybeat Rory Storm and the Hurricanes.

Quando a banda conseguiu um contrato de gravação e começou a gravar com o produtor George Martin, Ringo então encontrou dificuldades em ser aceito no estúdio. No entanto, ele acabou vencendo a rodada de produtores e tocou bateria na maioria das músicas dos Beatles e teve seu próprio lugar nos vocais principais em cada álbum de estúdio.

Isso se deve ao fato de que, assim como Pete Best, Ringo era o Beatle favorito de muitos fãs e a banda queria dar aos fãs o que eles desejavam.

Confira as 11 canções dos Beatles que Ringo Starr foi o vocalista principal e como elas surgiram.

1 – BOYS

“Boys” é uma música do álbum de estreia dos Beatles, “Please Please Me”, lançado em 1963. É um cover de uma música do grupo feminino The Shirelles, escrita por Luther Dixon e Wes Ferrell.

A versão dos Beatles foi cantada portanto, pelo baterista Ringo Starr e gravada em apenas uma tomada, mostrando a pressão que a banda e o produtor George Martin estavam sob para gravar o álbum em um único dia. Ringo Starr aliás, já havia tocado essa música com seu grupo anterior, Rory Storm and the Hurricanes, antes de se juntar aos Beatles.

2 – I WANNA BE YOUR MAN [ Ringo Starr vocalista Beatles ]

“I Wanna Be Your Man” é uma música dos Beatles presente no álbum “With The Beatles”, lançado em 1963. Ela foi escrita por John Lennon e Paul McCartney como uma substituta para “Boys”, que era portanto uma música que a banda tocava em seus shows ao vivo há alguns anos e os membros já estavam cansados.

Ringo Starr – I Wanna Be Your Man

A nova música foi escrita especificamente para o baterista Ringo Starr cantar. No entanto, quando os Beatles conheceram os Rolling Stones, eles ofereceram a música para eles e tornou-se seu primeiro grande sucesso antes de Ringo gravar sua versão para o álbum dos Beatles.

3 – MATCHBOX

“Matchbox” é uma versão cover da música de 1957 do pioneiro do rock Carl Perkins, interpretada pelos Beatles, com Ringo Starr então, como vocal principal. Os Beatles aliás, foram influenciados por Perkins, tocando 12 de suas músicas em seus shows ao vivo antes do lançamento de seu primeiro álbum de estúdio.

MATCHBOX – Ringo Starr Vocalista

A música foi lançada como single nos Estados Unidos e foi escondida como a faixa final do EP “Long Tall Sally” do grupo no Reino Unido. John Lennon admitiu que não foi uma demonstração de respeito pelas habilidades vocais de Ringo Starr. Em 1985, Ringo Starr então, dividiu o palco com Perkins, George Harrison e Eric Clapton em “Carl Perkins and Friends: A Rockabilly Session”.

4 – HONEY DON’T [ Ringo Starr vocalista Beatles ]

“Honey Don’t” é outra música de Carl Perkins, que apareceu no álbum “Beatles For Sale” de 1964. Ringo Starr, que era conhecido por sua capacidade de cantar música rockabilly, já havia tocado essa música anteriormente com Rory Storm and the Hurricanes, tornando a gravação para o álbum uma tarefa fácil.

HONEY DON’T [ Ringo Starr vocalista Beatles ]

A música era originalmente território do baterista original Pete Best, mas foi entregue a Ringo Starr para ser incluída no álbum. John Lennon também havia assumido as funções vocais da música anteriormente. “Honey Don’t” apareceria mais tarde no trabalho solo de Lennon enquanto ele revisitava suas influências do rock ‘n’ roll.

5 – ACT NATURALLY

“Act Naturally” é uma música country de Buck Owens que Ringo Starr trouxe para os Beatles para incluir no álbum de sucesso de 1965 “Help!” Ele acreditou que era a música perfeita para seu lugar no novo álbum.

ACT NATURALLY – Ringo Starr como vocalista principal

Foi a primeira versão cover que os Beatles gravaram e lançaram em um álbum sem ter aperfeiçoado primeiro ao vivo em um show, e aliás, a última música cover que eles gravaram juntos, exceto por sua interpretação de um segmento da música tradicional “Maggie May” no medley “Abbey Road” em 1969.

6 – WHAT GOES ON [ Ringo Starr vocalista Beatles ]

“What Goes On” é uma música dos Beatles composta por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. Em meados dos anos 60, enquanto os Beatles pareciam para o mundo exterior como uma unidade inquebrável, as tensões já estavam surgindo dentro da banda.

WHAT GOES ON [ Ringo Starr vocalista Beatles ]

Ringo Starr, que os Beatles haviam roubado de seus rivais Rory Storm and the Hurricanes sentiu que estava sendo afastado do grupo devido a colaboração dos outros músicos e composição de música nas quais ele se sentia descartável. Como resultado, Ringo levou suas preocupações para a banda e foi acalmado com seu primeiro crédito de composição em um disco dos Beatles, a música “What Goes On”, uma velha canção de Lennon que a banda revisitou.

7 – YELLOW SUBMARINE

“Yellow Submarine” é uma das mais memoráveis ​​músicas dos anos 60 psicodélicos dos Beatles. Incluída no álbum “Revolver” de 1966, a música foi concebida como uma canção para atrair principalmente as crianças, ao mesmo tempo em que lembrava as raízes da banda em Liverpool.

YELLOW SUBMARINE – RIngo Starr

Foi um sucesso comercial tanto no Reino Unido quanto nos Estados Unidos, alcançando o primeiro lugar no Reino Unido e o segundo lugar nos Estados Unidos. A música é principalmente criação de Paul McCartney, mas também teve a ajuda não creditada do cantor folk Donovan, que supostamente contribuiu para as letras exageradas.

8 – WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS

“With A Little Help From My Friends” é considerada a canção de assinatura de Ringo Starr, refletindo seu papel como mediador e cola social nos Beatles. A música foi escrita então, especialmente para ele por John Lennon e Paul McCartney e foi incluída no álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” de 1967.

WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS – Ringo Starr

Embora a música seja interpretada como um personagem Billy Shears, não contribui para o conceito do álbum. A música é ainda um destaque nos shows de Ringo Starr com sua All Starr Band até hoje e foi elogiada pela performance vocal dele e pela versão cover de sucesso do Joe Cocker, que ajudou a transformá-la em um sucesso da contracultura.

9 – DON’T PASS ME BY [ Ringo Starr vocalista Beatles ]

“Don’t Pass Me By” é a primeira composição solo de Ringo Starr em um disco dos Beatles. Ele escreveu a canção simples de estilo country e western no início de sua carreira nos Beatles, mas só foi incluída no álbum “The Beatles” (também conhecido como “The White Album”) de 1968.

DON’T PASS ME BY [ Ringo Starr vocalista Beatles ]

Há especulações de que John Lennon e Paul McCartney se recusaram a gravar a música para proteger seus próprios egos. Mas de acordo com Alan Clayson, a verdadeira razão foi que Starr inconscientemente plagiou a música de uma canção de Jerry Lee Lewis. A música só foi incluída no álbum quando eles e o produtor George Martin estavam experimentando orquestração e efeitos de estúdio, tornando-a irreconhecível.

10 – GOOD NIGHT

“Good Night” é uma canção dos Beatles que é diferente de outras músicas gravadas pelo grupo. É a faixa final do álbum “The White Album” e é aliás, uma canção de ninar transformada em épico através de orquestração cinematográfica.

GOOD NIGHT – Ringo Starr

A canção foi escrita por John Lennon como uma canção de ninar para seu filho Julian. E é cantada por Ringo Starr, já que Lennon achou que ele seria uma presença mais fofa para a música. A música é tocada por músicos clássicos dirigidos por George Martin e é frequentemente confundida como uma música de Paul McCartney devido a sua semelhança com “Martha My Dear” e “Honey Pie”.

11 – OCTOPUS’S GARDEN [ Ringo Starr vocalista Beatles ]

“Octopus’s Garden” é a segunda e última composição de Ringo Starr para os Beatles. A música, que apareceu no álbum “Abbey Road” de 1969, foi composta durante um período de grande turbulência no grupo.

OCTOPUS’S GARDEN [ Ringo Starr vocalista Beatles ]

Starr foi o primeiro Beatle a sair da banda, devido a uma raiva crescente contra Paul McCartney, que o insultou abertamente. A letra da música, que fala sobre felicidade e liberdade no mar, foi inspirada em suas experiências enquanto se refrescava na ilha italiana da Sardenha. A música foi trabalhada por Starr e George Harrison para ser gravada.

Como foi o desempenho de Ringo Starr como vocalista principal nas canções dos Beatles que ouvimos acima?

Em geral Ringo Starr fez portanto, um trabalho brilhante interpretando as canções que citamos acima. O feedback dos fãs aliás, foi bem positivo, com muitos elogiando sua capacidade de trazer sua própria interpretação única para as músicas. Além disso, sua performance ao vivo só recebe elogios, pois Ringo tem uma voz enérgica e divertida. Os fãs do Beatles aliás, apreciam ver Ringo Starr cantando suas músicas favoritas e continuam a prestigia-lo em suas apresentações.

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.