Sid Vicious pode ter sido uma influência mais importante para Billy Idol do que uma banda de rock dos anos 1960, dada sua propensão para gargantilhas de couro, spray de cabelo e riffs punk pesados.
Sem dúvida, os Sex Pistols tiveram um impacto monumental em Billy Idol em meados da década de 1970, quando ele se juntou aos discípulos Bromley Contingent of Sex Pistols, mas suas ambições musicais foram realizadas no início dos anos 60, quando os Beatles entraram no centro das atenções.
Nascido em 1955, Idol (então conhecido como William Broad) foi exposto ao fim da era de ouro do rhythm and blues americano e, mais tarde, ao ataque inicial da invasão britânica. Em 1962, um ídolo de sete anos decidiu aprender percussão devido a uma inclinação precoce para o ritmo e dar uma boa surra nas coisas. Mas quando ele tinha dez anos, Idol foi lançado sob o feitiço familiar dos Beatles.
Billy Idol foi questionado se tinha ambições musicais antes de ingressar na cena punk
Em entrevista ao Classic Rock ele disse: “Comecei tentando tocar bateria quando tinha uns sete anos”, lembra. “Então percebi que John Lennon e Paul McCartney estavam na frente, escrevendo as músicas e tocando guitarra. Comecei a estudar guitarra sozinho aos dez anos, para ter algo para cantar.”
Idol aliás, ficou fascinado com a atenção que John Lennon e Paul McCartney receberam das faixas de senhoras em êxtase na platéia. Ele previu mais satisfação em um futuro como Lennon ou McCartney sobre o de Ringo Starr, que se sentou no fundo obedientemente mantendo a batida. Com isso então, Idol começou a aprender sozinho a tocar violão.
Após esse momento crucial, Idol colocou seus olhos no centro do palco para se tornar cantor e guitarrista. Entretanto, teria que esperar mais uma década para perceber o som que queria fazer e a maneira como queria se vestir.
Mais tarde em sua entrevista com Classic Rock , Idol explicou que a música florescente da década de 60 deu origem a vários estilos musicais emocionantes. Esses estilos diferentes inspiraram uma nova geração de músicos, mas o punk deu a eles as ferramentas e a confiança para explorar a paixão.
Em 2006, Billy Idol fez uma homenagem aos Beatles com um cover inspirado no punk de ‘Tomorrow Never Knows’. Escute aqui.