Embora cada membro de uma banda desempenhe um papel crucial, aquele que tende a se destacar é o guitarrista. Quase todas as bandas têm portanto, pelo menos um, e muitas vezes é até mesmo o instrumento preferido do frontman de uma banda.
Nesse post listaremos 30 dos maiores guitarristas que fizeram histária sendo em carreira solo ou ao lado de suas bandas. Confira:
1 – Les Paul [ maiores guitarristas da história ]
Músico autodidata, Paul é conhecido principalmente por seus sucessos de jazz, mas começou a tocar música country. Seu estilo de usar licks, trills e outras técnicas de fretting o diferenciava de outros músicos da época, com ele e sua esposa, Mary Ford, vendendo milhões de discos juntos.
2 – Scotty Moore
Creditado como o guitarrista que inventou o power chord, Scotty Moore é mais conhecido por tocar guitarra e fazer backing vocals para Elvis Presley. Ouvindo “Jailhouse Rock”, não há dúvida portanto, de como a incrível influência de Moore o colocou no Rock and Roll Hall of Fame.
3 – Robert Johnson
Por se saber pouco sobre sua vida, muitas lendas circularam sobre ela, sendo a mais popular que ele vendeu sua alma ao diabo em uma encruzilhada por seu talento musical. Ele é famoso por ser capaz de tocar um grupo diversificado de gêneros com perfeição, embora tenha participado apenas de duas sessões de gravação durante sua vida.
4 – Angus Young
Riffs simples e poderosos são a essência do estilo de tocar guitarra de Angus Young. Claro, ele pode fazer praticamente qualquer coisa na guitarra. Alguns de seus riffs mais memoráveis vêm portanto de músicas como “Back in Black” e “Highway to Hell”, que sempre surpreendem os ouvintes.
5 – David Gilmour
Embora Gilmour não tenha sido o guitarrista original do grupo de rock psicodélico Pink Floyd, não há como negar tudo o que ele fez pela banda e pela música como um todo. Conhecido por experimentar com seu instrumento, ele ajudou a normalizar o uso de eco e outros efeitos, ao mesmo tempo em que deu ao Pink Floyd seu som característico.
6 – Jeff Beck
Descrito pelos críticos como o “ guitarrista do guitarrista ”, Jeff Beck é conhecido por seu som inovador e sua capacidade de tocar de forma impressionante na maioria dos gêneros. Embora tenha tido uma carreira solo de sucesso, ele também é conhecido por tocar com algumas das maiores estrelas da música como Rod Stewart, Roger Waters, ZZ Top, Mick Jagger, Morrisey, entre inúmeros outros.
7 – Chuck Berry
Considerado o padrinho do rock and roll, Chuck Berry fazia música do jeito que achava que deveria ser tocada independentemente do que os outros pensassem. Mas, acontece que Berry estava certo e ajudou a estabelecer um dos gêneros mais populares da música.
8 – Ritchie Blackmore
Membro fundador do Deep Purple, Ritchie Blackmore é conhecido por alguns dos riffs mais conhecidos do rock and roll, como “Smoke On The Water” e “Highway Star”. Além de seu tempo com o Deep Purple, ele também teve portanto, uma carreira solo de sucesso sob o nome de Rainbow.
9 – Tony Iommi
Considerado um dos fundadores do heavy metal, Tony Iommi perdeu a ponta de um dedo trabalhando em uma metalúrgica em Birmingham, Inglaterra. Para compensar seu apêndice perdido, Iommi então usava uma ponta de dedo de couro, o que deu a sua guitarra um som único e pesado, colocando sua banda, Black Sabbath, na vanguarda da cena do rock and roll.
10 – George Harrison
Conhecido como o “Quiet Beatle”, George Harrison pode não ter sido o rosto da banda, mas suas habilidades na guitarra diziam tudo. Não apenas o guitarrista principal do grupo, mas também um compositor de destaque, alguns de seus créditos, incluindo “Within Without You” e “I Want to Tell You”, entre outros.
11 – Carlos Santana
Músico nascido no México, Carlos Santana ganhou popularidade tocando com sua banda Santana no final dos anos 1960 e 70. Natural no violão, o que destacou Carlos Santana especialmente foi portanto, a incorporação de ritmos latinos e africanos em sua música, como o uso de timbales e congas, instrumentos incomuns no rock and roll da época.
12 – Eddie Van Halen
Ao lado de seu irmão Alex Van Halen, os dois subiram na hierarquia para se tornar então uma das maiores bandas do mundo, chamando-se Van Halen. Além de ser um dos fundadores e um dos principais compositores do grupo, Eddie era mais conhecido por suas incríveis habilidades na guitarra.
13 – Jimmy Page
Membro fundador do Led Zeppelin, Jimmy Page é responsável por alguns dos riffs de guitarra mais icônicos e reconhecíveis da música. Ele não apenas produziu alguns dos licks mais pesados e memoráveis da história da música, mas também belas e suaves melodias no violão e bandolim, como em “Over the Hills and Far Away”.
14 – Keith Richards
Facilmente um dos nomes mais reconhecidos do rock and roll, Keith Richards tocou guitarra solo para os Rolling Stones desde o início da banda em 1962. Além de suas habilidades de guitarra de outro mundo, ele também atuou aliás, como um dos os principais compositores ao lado de Mick Jagger.
15 – Eric Clapton
Não só Eric Clapton teve uma carreira solo excepcional, mas também foi instrumental em grandes bandas como The Yardbirds, Cream e Derek and the Dominos. Ele se destacou por seu uso único do pedal wah-wah, dando ao seu toque um som psicodélico que outros guitarristas então, só esperavam imitar.
16 – Kurt Cobain
Conhecido como o frontman da banda grunge Nirvana, Kurt Cobain pode ter tido uma carreira curta, mas uma influência duradoura na música. Após o lançamento do segundo álbum da banda, Smells Like Teen Spirit, a banda explodiu em popularidade, elevando Cobain ao status de um dos músicos mais populares de seu tempo.
17 – Jimi Hendrix
Amplamente considerado como um dos maiores guitarristas que já subiram ao palco, Jimi Hendrix tocou por suas próprias regras. Seja usando os dentes, tocando nas costas ou incendiando sua guitarra, ele nunca deixou de decepcionar.
18 – Frank Zappa
Desde tenra idade, Frank Zappa era conhecido por estar um pouco por aí. Como compositor, performer e músico autodidata, Zappa foi direto para o lado experimental da música. Seu trabalho é caracterizado como improvisação de forma livre com mais do que alguns sons experimentais misturados.
19 – Mark Knopfler
Não só Mark Knopfler era o guitarrista da banda Dire Straits, mas também era o vocalista e compositor. Mesmo enquanto a música punk estava eliminando os solos de guitarra na música popular, Knopfler conseguiu se destacar.
20 – Slash
Considerando que o solo de guitarra em “Sweet Child of Mine” é portanto, um dos melhores riffs da história, não é surpresa que Slash esteja em uma lista entre alguns dos maiores guitarristas de todos os tempos. Nascido Saul Hudson, Slash se firmou no mundo da música como guitarrista da banda de rock Guns N’ Roses.
21 – Brian May
Ele não é apenas um guitarrista habilidoso, mas Brian May também é formado em astrofísica! Mesmo assim, a música o chamou um pouco mais do que a ciência, permitindo que ele se tornasse um dos maiores guitarristas de todos os tempos. Como guitarrista do Queen, May tinha a incrível capacidade de juntar vários sons para criar o estilo único da banda.
22 – BB King
Se alguma vez houve um verdadeiro solista, é BB King. Com a incorporação de sua técnica de flexão de cordas, o som de King ficou sofisticado e rapidamente se tornou uma lenda, homenageando o verdadeiro estilo do blues. Felizmente, as pessoas adoravam vê-lo tanto quanto ele adorava se apresentar.
23 – Prince
Ao contrário da crença popular, Prince não era apenas um cantor e performer incrível, mas o homem sabia como lidar com as cordas de um violão. Considerado um virtuoso da guitarra, alguém que tem um talento incrível para o instrumento, Prince era conhecido por sua capacidade de cruzar vários gêneros.
24 – Steve Vai
Steve Vai começou sua carreira na indústria da música aos 18 anos, como transcritor de ninguém menos que o grande Frank Zappa. Steve Vai aliás, até tocou na banda de Zappa por um tempo, antes de embarcar em carreira solo em 1983. Em 2020, Vai lançou oito álbuns de estúdio.
25 – Joe Satriani
Antes de se tornar conhecido como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Joe Satriani foi instrutor. Muitos de seus ex-alunos então chegaram à fama, incluindo Steve Vai, Rick Hunolt e Charlie Hunter. Como artista solo, porém, Satriani fez mais pela indústria da música do que produzir guitarristas.
26 – Kirk Hammett
Ele foi convidado para se juntar ao Metallica no mesmo dia em que fez o teste
Começando como o fundador da banda Exodus em 1979, Kirk Hammett rapidamente então, encontrou fama quando se tornou o guitarrista de uma pequena banda de heavy metal chamada Metallica. Ele foi chamado na mesma tarde em que o ex-guitarrista foi demitido.
27 – Albert King
Como um dos famosos “Kings of the Blues”, ao lado de BB King e Freddie King, Albert King era notório por ser o rei canhoto. De acordo com Mississippi Blues Trail , King era conhecido por seu “som profundo e dramático que foi amplamente imitado por guitarristas de blues e rock”.
28 – Muddy Waters
Aos 17 anos, Muddy Waters tocava guitarra e gaita, influenciado pelos sons dos artistas locais de blues Robert Johnson e Son House. Ele foi então uma figura importante da cena do blues do pós-guerra e é amplamente considerado o pai do blues moderno de Chicago.
29 – Neil Young
Desde que embarcou em sua jornada musical na década de 1960, Neil Young lançou um fluxo constante de álbuns solo e discos com sua banda de apoio Crazy Horse. Seu trabalho de guitarra e vocais de assinatura lhe renderam uma indução duas vezes no Rock and Roll Hall of Fame.
30 – Tom Petty
O vocalista e guitarrista da banda Tom Petty and the Heartbreakers, Tom Petty, gravou vários singles de sucesso. Músicas da banda, bem como seu ato solo, como “Don’t Come Around Here No More”, ‘Free Fallin’ e “You Don’t Know How It Feels”, levaram Petty a se tornar um dos artistas mais vendidos de todos os tempos.