Existem inúmeras maneiras de um músico ganhar dinheiro sem depender de vendas de ingressos para sua apresentação, principalmente em tempos de restrições sanitárias. Construir sua presença online não é apenas uma ótima maneira de investir em si mesmo, portanto é uma ótima maneira de diversificar a origem do seu dinheiro.
A renda passiva é uma boa renda, especialmente enquanto estamos todos esperando a volta dos shows ao vivo. Aqui estão sete maneiras pelas quais os músicos podem ganhar dinheiro online sem sair de casa.
1 – Ofereça gravações online
Já se foram os dias em que você tinha que pagar caro para alugar um estúdio de gravação e contratar um engenheiro de gravação para gravar sua música. Também se foram os dias em que você ainda tinha que estar na mesma sala que seus contratantes.
Cantores e músicos talentosos podem gravar em casa e oferecer o serviço de gravações online para outros músicos e produtores. Como grande parte do negócio da música, o networking é a chave para obter essas oportunidades de trabalho remunerado. Verifique fóruns online, grupos do Facebook, ou ainda publique anúncios pagos pelo google ads, você irá gastar pouco e o retorno será bem satisdfatório.
Quanto à gravação de fato, você vai querer investir em uma configuração de gravação doméstica sólida. Isso inclui uma interface de áudio decente como o Focusrite Scarlett , microfones apropriados para sua voz ou instrumento, uma estação de trabalho de áudio digital (DAW) como Studio One e um DropBox ou outro serviço de compartilhamento de arquivos para fornecer suas hastes aos seus colaboradores.
Você pode ainda oferecer aos seus clientes e amigos músicos a produção de vídeos cover, com seu celular e alguns equipamentos baratos de gravação você fará produções para divulgação em plataformas e redes sociais que irão impressionar.
Temos um post inteirinho falando sobre como adquirir os equipamentos e montar o seu home studio. LEIA: Produção musical em casa com equipamento barato
2 – Distribua sua música em serviços de streaming
É importante aqui entender a diferença entre um serviço de streaming e uma rede de distribuição:
- Um serviço de streaming é uma plataforma que as pessoas usam para ouvir música. Os mais populares são Spotify e Deezer.
- Uma rede de distribuição distribui e coleta royalties desses serviços de streaming.
Os músicos realmente não têm escolha quando se trata de serviços de streaming. Nem mesmo os maiores artistas do mundo estão protegidos contra reações adversas ao remover suas músicas de plataformas populares de streaming.
É importante que você transmita seu trabalho no Spotify e no Deezer, os dois maiores serviços disponíveis globalmente. Outros serviços populares de streaming incluem Google Play, Amazon Music e YouTube Music – além de serviços de streaming específicos de gênero, como BeatPort e JunoDownload, que atendem a produtores de música eletrônica e fãs.
3 – Crie um canal de dicas no YouTube e Twitch
Depois de obter 1.000 assinantes do YouTube e 4000 horas de exibição, você pode começar a monetizar seu canal. Dicas e receita de anúncios de seus vídeos do YouTube provavelmente não pagarão muito dinheiro, mas publicar anúncios nos vídeos que você envia pode somar e se transformar em um bom fluxo de receita.
É mais fácil ser monetizado no Twitch, mas existem algumas desvantagens. Na verdade, o Twitch só oferece suporte a transmissões ao vivo e, às vezes, há problemas com eles ao silenciar vídeos ou reproduzir músicas em vez de apresentações ao vivo , devido à preocupação em obter os direitos de uso dessa música. Ainda assim, os fãs podem gostar de assistir e jogar videogames com você.
Mas se você acha o processo de monetização difícil e não muito bem remunerado, você poderá fazer parcerias com empresas para divulgação em seus vídeos. Por exemplo, você pode divulgar uma marca ou loja de instrumentos musicais.
Dicas – chamadas de Super Chats no YouTube e bits no Twitch – só podem ser obtidas durante transmissões ao vivo e estreias de vídeo, mas não há um limite de quanto as pessoas podem doar. Isso significa que é uma ótima maneira para os fãs apoiarem financeiramente seus artistas favoritos. O YouTube aceita mais cortes com essas dicas do que o Twitch.
4 – Aulas de música online
Você não precisa estar pessoalmente para dar aulas individuais de música. Hoje em dia, professores e alunos podem se conectar por meio de serviços de bate-papo por vídeo, como Zoom ou Google Hangouts. Se você ou os membros da sua banda são conhecidos por suas habilidades com seus instrumentos ou sua voz, você provavelmente tem fãs amadores que pagariam uma taxa por hora por aulas únicas ou contínuas.
Se você não pode se comprometer com aulas individuais, você pode ensinar suas canções aos fãs, filmando vídeos tutoriais gerais para cada uma dessas canções. Em vez de fazer com que os fãs comprem essas lições de você, você pode oferecer esses vídeos / lições aos fãs para compra individual.
5 – Venda beats / batidas online (rap / trap /funk)
Essa dica é para os produtores de música eletrônica. Vender batidas nos mercados digitais é provavelmente a maneira mais rápida de um músico ganhar dinheiro online. por isso plataformas como BeatStars e Airbit existem para ajudar os produtores a administrar seus negócios de vendas tradicionais, facilitando pagamentos, documentos legais e entrega de arquivos.
Portanto isso significa que não há custos iniciais (como construir um site) para começar a vender batidas online. E é um negócio em rápido crescimento. De acordo com Masterclass urbano, “A indústria das vendas tradicionais gera pelo menos US $ 30 milhões por ano. Se você conseguir 0,1 por cento disso, poderá ganhar $ 30.000 por ano. ” Então, o que você está esperando?
6 – Gravação, mixagem e masterização freelance
Você é versátil em gravação, mixagem ou masterização? Esse é um conhecimento especial que muitos produtores não têm.
Se você tem tempo e experiência para trabalhar no projeto de outra pessoa, deve considerar a possibilidade de encontrar um trabalho freelance como engenheiro de áudio.
Como já falamos no item sobre gravações online, você pode oferecer esses serviços a partir de sua casa e com baixo investimento.
7 – Componha e licencie as suas músicas
Você pode ganhar dinheiro escrevendo e licenciando suas canções para outros artistas, claro que isso reque uma dose de talento e inspiração pra fazer a coisa acontecer. Mas muitos dos compositores de grandes sucessos sequer são conhecidos e arrecadam milhões no anonimato.
Mas o que eu preciso para garantir a arrecadação dos royalties e direitos sobre minhas canções? Bom, o órgão responsável por esta tarefa é o ECAD e para que eles repassem esse dinheiro você precisa estar associado a uma instituição que faz todo o trâmite para este repasse dos royalties. Por exemplo as duas maiores associações do Brasil fazem isso de forma online, basta você se associar gratuitamente. Assista o vídeo abaixo para entender melhor: