Em nosso canal do Youtube você encontra dicas sobre como gerir sua própria carreira musical. E quando o assunto é o registro de músicas muitas dúvidas acabam surgindo.

A mais comum é sobre a validade do registro, seja ele em cartório, Escola de Música, Biblioteca Nacional ou online os usuários ficam em dúvida sobre qual é a melhor opção.

Vamos fazer uma análise rápida em cada uma das opções e ver qual delas se enaixa melhor em suas necessidades. Inclusive uma das opções seria até mesmo NÃO registrar sua música.

O registro em cartório é o registro de títulos e documentos, ou seja você irá protocolar sua letra como se fosse um "documento" e como este protocolo gera uma data e hora de registro os usários costumam associar a um "registro"

Registro de músicas no Cartório

Registro de músicas no Cartório

Porém na nossa opinião o registro em cartório seria a pior das opções pois além de estar efetuando o registro apenas da letra, não é uma entidade relacionada a música.  

A Escola de música ou Biblioteca Nacional são registros válidos e eficientes, porém devemos lembrar que você necessita enviar também uma cópia da partitura de sua música, caso você não tenha conhecimento para isso, irá ter atém do custo de registro, o custo para que um profissional transcreva sua música para partitura.

Escola de Música - UFRJ ou Biblioteca Nacional

Escola de Música - UFRJ ou Biblioteca Nacional

O registro online através do site músicasregistradas.com em nossa opinião é a melhor das opções. Devido a 3 fatores principais.

Registro de Músicas Online

Registro de Músicas Online

1 - Validade junto aos órgãos jurídicos através de autenticação digital. 2 - Facilidade e  agilidade do registro, pois com um simples áudio em mp3 + a letra você já pode registrar. 3 - Custo x benefício muito bom.

Alguns compositores optam simplesmente por NÃO fazer o registro de sua música, pelo fator da anterioridade. Mas o que seria isso?

O princípio da anterioridade parte da idéia que, se você compôs uma música, gravou, publicou no youtube, mandou para alguém por email ou redes sociais, esse procedimento gerou uma data e hora.

Ou seja, você terá uma prova que terá validade jurídica caso alguém venha questionar sua  autoria, E se não houver outra prova com data anterior a sua, você já terá grande vantagem sobre a disputa.

Ficou com dúvidas ?Assista nosso vídeo explicando tudo sobre Registro de Músicas

CLIQUE NO LINK OU ARRASTE PARA ASSITIR

5 Casos de plágio de músicas famosas no Brasil e no mundo

LEIA TAMBÉM!

CLIQUE NO LINK PARA LER

Como montar um estúdio de ensaio sem gastar muito dinheiro

9 Dicas para aprender a tocar violão sozinho

SAIBA MAIS