O heavy metal como gênero é amado e odiado desde o momento em que surgiu. Poucos gêneros recebem o mesmo nível de crítica, e sempre foi uma fonte de desdém para o rock 'n' roll antiquado. Tomemos, por exemplo, o falecido John Entwistle do The Who .

Como baixista, o principal ponto de intriga de Entwistle sempre que ele ouvia música, o heavy metal não capturou seus interesses como outros gêneros. Ele sentiu como se o metal não permitisse que os baixistas mostrassem todo o espectro de sua tecnicidade e afirmou que se sentiria reprimido se tocasse as quatro cordas em uma roupagem de metal.

Para alguém que não era fã do gênero, Entwistle comparou estranhamente o The Who a uma banda de “heavy metal” em 1981. Falando com Rolling Stone , o baixista explicou: “É como estar em duas bandas diferentes. No palco, somos quase heavy metal. No registro, é tão atenuado.”

Ele acrescentou: “Isso é uma falha real. O único álbum do Who que eu escuto muito é 'Live at Leeds'. Esse é o álbum mais pesado que já fizemos. Talvez devêssemos fazer o próximo álbum ao vivo. Pelo menos vai soar como nós.”

Nove anos depois, Entwistle voltou a falar sobre metal, desta vez com o  Institut National de L'audiovisuel da França , e fez uma crítica franca ao gênero. “Eu acho heavy metal muito limitado porque a maioria dos baixistas simplesmente se afasta e faz barulhos fortes”, disse ele brutalmente.

Ele continuou: “Então, quer dizer, a maioria dos baixistas concentra sua atenção no funk, toda essa pegada de carona (Imite um caroneiro usando o polegar), o que eu achei muito restritivo. É um som muito percussivo que não viaja em uma audiência.”

Entwistle continuou explicando como ele acreditava que não havia um novo terreno a conquistar para os baixistas, e o metal era uma repercussão do esgotamento do instrumento.

Ele continuou: “Sinto que tudo já foi feito. Quer dizer, eu posso aprender a tocar mais rápido. Posso aprender a tocar de forma diferente. Mas há apenas uma certa quantidade de combinações de notas e acordes.”

Curiosamente, em 2019, Pete Townshend , do The Who, afirmou que eles eram responsáveis ​​por inventar o heavy metal. No entanto, aparentemente, Townshend significava a encarnação inicial do gênero, e não o que se transformou em 1990, quando Entwistle o desconsiderou.

Ele disse ao  Toronto Sun : “Nós meio que inventamos o heavy metal, ouça o primeiro álbum ao vivo do The Who  "Live at Leeds"  [1970]. Fomos copiados por tantas bandas, principalmente por Led Zeppelin, você sabe, bateria pesada, baixo pesado e guitarra pesada.

Algumas dessas bandas, como Jimi Hendrix, por exemplo, fizeram isso muito melhor do que nós. Cream, com Eric Clapton e Jack Bruce e Ginger Baker, eles surgiram em 67, mesmo ano de Jimi Hendrix, e eles meio que roubaram nosso manto de certa forma.”

LEIA TAMBÉM

A música do Guns N’ Roses que causou uma polemica global

A vida luxuosa dos membros do Metallica. Quem é o mais rico?

Os 10 instrumentos mais surpreendentes já usados ​​por bandas de metal

SAIBA MAIS