Quando o som psicodélico de Jimi Hendrix incendiou as rádios

Jimi Hendrix é considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos e um dos ícones mais importantes da música psicodélica.

No final dos anos 1960, sua reputação era bem estabelecida, especialmente após suas performances explosivas, como a famosa cena em que ele colocou fogo em sua guitarra no Monterey Pop Festival.

Foi nessa época que Hendrix lançou seu hit "Fire", uma canção que combinou um refrão pop com o hard rock característico de Hendrix.

"Fire" foi rejeitada por estações de rádio underground, mas foi levada para as principais estações que viram uma oportunidade de aproveitar sua imagem provocante com chamas saindo da cabeça.

Enquanto promovia "Fire", Hendrix também ajudou a promover a música do cantor britânico Arthur Brown, que fez sucesso com sua própria música "Fire" em 1968 com sua banda "The Crazy World of Arthur Brown".

Slash compartilha dicas para evitar comparações com ícones do rock como Jimmy Page

ARRASTA PRA CIMA!

LEIA TAMBÉM:

Segundo Brown, Hendrix estava no mesmo selo americano que ele e levou o disco pelas estações exigindo: "Toquem esse filho da mãe!".

Embora ambos os artistas tivessem músicas com o mesmo nome, Hendrix não sentiu nenhuma competição por Brown. Na verdade, Hendrix ajudou a quebrar a música de Brown, já que ele a promovia junto com a sua própria.

Segundo Brown em entrevista à NME em 2022, "Fire" foi o seu sucesso que o tirou do status de figura underground estranha, permitindo que ele tocasse com seus heróis, como John Lee Hooker e Frank Zappa.

Brown afirma que as estações de rádio negras de R&B foram as primeiras a abraçar "Fire". "Com a maquiagem que eu estava usando, ninguém poderia dizer de onde eu era ou minha raça, então todas as estações estavam tocando", disse ele.

"Fire" de Brown alcançou o número um nas paradas do Reino Unido e o número dois nas paradas pop americanas, dois feitos que Hendrix nunca alcançou com sua versão da música.

A história de "Fire" é interessante porque mostra como elementos não musicais, como uma imagem provocante ou uma figura de destaque, podem influenciar as estações de rádio e a indústria musical em geral.

"Fire" destaca a influência mútua de artistas de diferentes gêneros e backgrounds e como a música pode transcender barreiras sociais, sendo uma forma poderosa de expressão artística.

Embora Hendrix e Brown tenham vindo de origens diferentes, ambos foram capazes de criar músicas poderosas que deixaram uma marca indelével na

10 frases motivacionais de Jon Bon Jovi que mudarão sua vida

ARRASTA PRA CIMA!

LEIA TAMBÉM: