Kennedy William Gordy, filho de Berry Gordy, um alto executivo da realeza da indústria musical fala que evitou o nepotismo, invocou a Deus e convidou Michael Jackson para gravar os vocais em sua música “Somebody’s Watching Me” sucesso de 1984. Mas vamos contar essa história maluca pra que você possa entender melhor.
Berry Gordy estava em sua mansão em Los Angeles em 1982 quando seu filho, Kennedy William Gordy, de 18 anos, trouxe para o fundador da Motown Records uma demo pop-funk que ele havia criado em um minúsculo gravador de 4 pistas em seu apartamento de um quarto em Hollywood . Gordy, é claro, tinha centenas de canções número um em seu nome – seja como produtor, compositor ou chefe de gravadora – então ele reconhecia um hit quando ouvia um. Mas depois de ouvir a demonstração de seu filho, sua reação foi um tanto frustrante.
“Ele disse algo como, ‘Sim, sim, está tudo bem. Tudo bem ‘”, disse Kennedy Gordy em etrevista à Rolling Stone . “’Não desista do seu emprego meu jovem. Continue escrevendo e você vai compor algo elgal um dia. ‘ Eu estava devastado.”
Um ano depois, Kennedy Gordy assumiu o nome de Rockwell , convidou Michael Jackson e seu irmão Jermaine para os vocais de fundo e então transformou a música, agora intitulada “Somebody’s Watching Me”, em um sucesso internacional e duradouro que, mais de 30 anos depois , continua sendo o eterno hino do rock paranóico e a música favorita da época de Halloween.
Rockwell conta que tornar-se um compositor quando você é filho de um dos executivos de gravação mais influentes da indústria da música é um tanto audacioso e, aparentemente, a coisa mais fácil do mundo. Mas quando ele enviou sua demo para a Motown Records, o então desconhecido músico escolheu um caminho diferente, optando por não usar seu nome verdadeiro para evitar acusações de nepotismo.
Olhando para trás agora, Rockwell diz que nunca considerou usar o nome Gordy, apesar das portas que ele abria. “Nunca pensei nisso dessa forma”, diz ele. “Mas eu queria que fosse um caso de família porque a Motown sempre foi uma família. Meu pai tentou nos ensinar o amor que os artistas tinham entre si e sua interação com eles. Ele estava tão ocupado com eles que muitas vezes não estava disponível para nós quando crianças ”.
Rockwell já havia escrito faixas antes, mas elas eram, como ele disse, “medíocres na melhor das hipóteses”. Ele estava frustrado. Nervoso. Ele caiu de joelhos e decidiu, por um capricho, orar. “Pedi a Deus que me desse”, diz ele. “A oração era: ‘Deus me conceda a criatividade para escrever uma música que vá para o topo das paradas e faça cócegas nas papilas gustativas do conhecedor de música.’ Então Tudo veio a mim tão facilmente depois daquela oração. ” Nos dois dias seguintes, Rockwell sentou-se no chão do quarto e começou a escrever “Somebody’s Watching Me”, com a maior parte da versão de estúdio gravada na primeira tomada.
A inspiração de Somebody’s Watching Me
A inspiração veio do passado e do presente. Ele se lembrava de seus dias como uma criança olhando pela janela de seu quarto e “vendo seu vizinho enfiando a cabeça para fora da janela tentando olhar nosso apartamento”. Enquanto escrevia a música, ele morou com uma garota que foi alvo de muitas pegadinhas. “Quando ela ia tomar banho, eu ia até o vidro, esperava ela lavar o cabelo e depois encostava o rosto no vidro”, conta. “Ela abria os olhos, via meu rosto e dizia, ‘Ahhhh !!!!’” (A brincadeira inspirou a letra “Quando estou no banho / Tenho medo de lavar o cabelo / Porque posso abrir meus olhos / E encontrar alguém parado lá. ”)
Rockwell escreveu, co-produziu e organizou quase todos os aspectos de “Somebody’s Watching Me”. Redfoo do LMFAO, meio-irmão de Rockwell, disse em 2011: “Ele estava trabalhando em seu álbum na casa do meu pai. Certa vez meu irmão Terry e Rockwell estavam produzindo, e então eu costumava vê-los tocar na bateria eletrônica, e sempre quis uma bateria eletrônica depois de ver isso. ” Quando ele terminou a música, Rockwell orou novamente. “Eu disse ao pai de Deus: ‘Vou contar a todos sobre você’”, diz ele. “Vou contar a eles como você fez isso por mim e como realmente aconteceu.”
O lançamento de Somebody’s Watching Me
“Somebody’s Watching Me” foi lançado em janeiro de 1984 antes do álbum de estreia de Rockwell com o mesmo nome. Então a canção, com sua mistura de New Wave, R&B e synth-pop (ao lado do falso sotaque britânico de Rockwell), entrou no Billboard Hot 100 em 28 de janeiro de 1984 na posição 73, onde passaria 19 semanas na parada e alcançaria o pico Número dois atrás de “Footloose”, de Kenny Loggins. Portanto ele acabaria ganhando disco de ouro, vendendo mais de 500.000 cópias três meses após seu lançamento.
Um vídeo louco com o tema de uma casa mal-assombrada ajudou a tornar a música onipresente. Por isso o clipe dirigido por Francis Delia levanta mais perguntas do que respostas: O que há com o leitão em uma bandeja de servir? É legal manter um cemitério em seu quintal? Por que Rockwell toma banho de shorts?
O vocal quase secreto de Michael Jackson
Mas mesmo após o lançamento da música, com os vocais não creditados de Jackson sendo o segredo mais mal guardado da música, a Motown decidiu não promover o relacionamento de Rockwell com seu pai ou a aparência de Jackson. Para se distanciar mais de sua conexão familiar, o cantor freqüentemente afetava um sotaque britânico tanto em discos quanto em entrevistas.
“Eu não queria que ninguém soubesse ou pessoas tirassem o crédito de mim e dissessem: ‘Se não fosse por causa de Berry Gordy ou Michael Jackson, você não seria nada.’ Eu queria que as pessoas pensassem que eu era de outro país, mas logo deixei isso de lado porque não queria ser mentiroso. ”
O sucesso da música se tornou uma fonte improvável de orgulho para Gordy depois que ele rejeitou a demo de seu filho dois anos antes. “Eu estava com meu pai, minha namorada e algumas pessoas [depois que a música estourou], e de repente, ‘Somebody’s Watching Me’ veio e meu pai disse, ‘Ah, cara, você conseguiu! Você conseguiu, cara! ‘ Ele estava tão animado. Então, aquele foi um grande momento de união para nós. Depois disso, ele me levou para a casa de alguns amigos e disse, ‘Bem, tenho certeza que você conhece meu filho Rockwell.’ rs Ele estava me exibindo. ”
Gostou dessa histõria? Leia também: 10 Curiosidades sobre o Rei do Pop Michael Jackson
Fonte: rollingstone