Slash, o líder das lendas do hard rock Guns N’ Roses, é um ícone indiscutível. Dos óculos escuros às longas madeixas pretas que escorrem por baixo da cartola, há muitas razões que significam a lenda de Slash, sejam elas pertinentes ou triviais. Ainda assim, uma coisa é certa, seu jeito de tocar guitarra é do tipo mais raro. E não é surpresa que ainda estejamos discutindo seu brilhantismo hoje, mais de 35 anos desde que ela entrou em cena.
Devidamente, para alguém tão reverenciado, Slash é um sábio quando o assunto é música. Tudo o que ele tem a dizer sobre sua profissão faz com que legiões de discípulos tomem nota com ouvidos concentrados. Embora ele tenha dado sua opinião sobre uma série de assuntos dos anos, recentemente, em uma entrevista ao Music Radar. A lenda do Guns N’ Roses revelou seus pensamentos sobre a tecnologia de estúdio moderna e, surpresa, ele é meio tradicionalista.
O que Slash acha das novas tecnologias?
Durante a entrevista, Slash afirmou que a tecnologia avançada de estúdio está tirando o elemento humano do processo de gravação e diminuindo o verdadeiro espírito do rock. “A dinâmica humana das pessoas trabalhando no momento, e especialmente trabalhando como um conjunto, há muitas pequenas coisas que acontecem”, disse o guitarrista.
Acrescentando: “Há muita comunicação […] que realmente aparece na execução e na maneira como soa. E o que temos o hábito de fazer é apenas produzir tudo até o ponto em que não há nada orgânico nisso. ”
Ele não foi totalmente desdenhoso da nova tecnologia, porém, mantendo que a tecnologia funciona para outros gêneros de música fora do rock ‘n’ roll. Ele opinou: “Quero dizer, o advento do disco rígido fez as pessoas enlouquecerem, e as pessoas estavam fazendo discos de todos os cantos da Terra […] Nós todos os estávamos enviando; ‘Isso não é ótimo!?’ E essa foi a novidade disso, e acho que isso se esgotou e estamos começando a perceber que a integridade da música está totalmente perdida nesse fascínio pela capacidade de fazer isso.”
Slash continuou: “Eu acho que para o rock’n’roll, todos os melhores discos de rock, em sua maioria, são feitos em um ambiente ao vivo, ou em um ambiente muito despojado e cru, onde todo mundo está tocando mais ou menos juntos, e acho que isso é algo que aparece no que você está ouvindo. Você não pode colocar o dedo nisso. Está lá, e é algo que torna os discos emocionantes. Estar em uma banda de rock’n’roll é poder entrar e ser tão bom quanto qualquer uma daquelas pessoas que não tinham os luxos que temos hoje, onde eles só tinham três takes e estavam fora!”
As músicas são melhores em estúdios mais simples?
Slash faz um ponto válido. Muitos dos melhores discos de rock foram feitos em um ambiente cru e despojado, dando-lhes uma essência humana que é atemporal. No entanto, a música e os tempos estão mudando, e mesmo que pessoas como Slash possam estar cientes da diferença entre as técnicas de gravação contemporâneas e as mais antigas, a música tem tudo a ver com facilidade e acessibilidade neste momento.
Alguém poderia argumentar que provavelmente mudou para sempre e que o tipo de processo que Slash favorece provavelmente nunca mais será o padrão da indústria. Você nunca sabe embora; as coisas são cíclicas.
Leia também: Slash revela quem administra sua conta bizarra no Instagram