Existem alguns riffs de guitarra que você sabe que vão deixar o mundo em chamas. Às vezes, as bandas devem estar tocando em suas salas de ensaio, então, de repente, o guitarrista lança um riff para a jam que a eleva a algo especial. A banda olha um para o outro outro como se dissessem: “Espere, temos algo aqui”. Esse é o caso da música Enter Sandman do Metallica.
Um exemplo disso simplesmente tem que ser o hino do Metallica ‘Enter Sandman’ de seu álbum de 1991, Metallica . A faixa é de longe o maior e mais conhecido hit da banda, tendo 100 milhões de reproduções a mais no Spotify do que seu próximo sucesso, ‘Nothing Else Matters’, com impressionantes 895.245.710 reproduções.
Ela é uma daquelas faixas que é conhecida em todos os lugares, independentemente de sua idade, ou seu estilo musical. ‘Enter Sandman’ é um excelente exemplo de uma faixa que alcança o máximo possível, atraindo você como se fosse o próprio vilão do pesadelo titular.
Como foi sua produção:
A faixa começa com um dos riffs de guitarra mais icônicos de todos os tempos, muitas vezes cantado ou cantarolado acapella por fãs que nem percebem que estão fazendo isso, por ser tão cativante. Foi escrito por Kirk Hammett e originalmente tinha apenas dois compassos. No entanto, Lars Ulrich sugeriu que ele repetisse o primeiro compasso do riff três vezes e que o segundo compasso fosse tocado a cada quatro.
James Hetfield sentiu que a música era um pouco cativante e comercial, o que explicaria a natureza viciante da faixa acima mencionada. Para contrabalançar o humor sônico leve da música, Hetfield escreveu letras sombrias sobre uma morte no berço que uma família manteve em segredo. Isso, por sua vez, destruiu a dinâmica da família por dentro.
No entanto, pela primeira vez na história do Metallica, Ulrich e o produtor da banda, Bob Rock, acreditavam que Hetfield poderia escrever letras melhores do que as que ele havia fornecido inicialmente. As letras da música que conhecemos hoje não são, portanto, as originais que Hetfield escreveu.
Hetfield escreveria então novas letras que cercam o ‘sandman’, o personagem do folclore que faz as crianças dormirem. A música é sobre ter medo de pesadelos e apresenta muito do conceito de sono com medo. Incluindo Hetfield ensinando uma canção de ninar, ‘Now I Lay Me Down to Sleep’, para uma criança que em breve, esperançosamente, estará nos braços de um sono reparador. .
Após o riff de introdução de guitarra limpo, Ulrich entra com força nos tons e bumbo em seu estilo de assinatura para aumentar a tensão antes que uma guitarra distorcida comece a tocar uma versão distorcida do riff clássico. Então todo o inferno começa quando a banda vai em frente, com força total.
O lançamento da música:
A música foi uma espécie de afastamento dos números thrash anteriores do Metallica e seguiu uma estrutura mais tradicional de verso-refrão-verso-refrão-solo-refrão-refrão. Havia também mais elementos de rock clássico na faixa, particularmente no solo de guitarra de Hammett. Ele com certeza havia se inspirado no estilo de tocar do Slash do Guns ‘n’ Roses’ .
Houve um debate sobre qual faixa deveria ser lançada como o primeiro single. Bob Rock sentiu que havia cinco ou seis músicas no álbum que tinham potencial para serem ‘clássicos’ e que ‘Holier Than Thou’ provavelmente deveria ser a primeira a ser lançada. No entanto, Ulrich sentiu que deveria ser ‘Enter Sandman’ – mesmo antes de a banda ter gravado a música. Eventualmente, Ulrich ganhou a discussão e ‘Enter Sandman’ foi o primeiro single a ser lançado.
Metallica alcançou o primeiro lugar na Billboard 200 e é amplamente considerado por fãs e membros da banda como seu melhor álbum. No ano passado, foi lançado The Metallica Blacklist , um álbum tributo com 53 covers da tracklist do Metallica , incluindo trabalhos de Kamasi Washington, My Morning Jacket, Moses Sumney, Weezer, Royal Blood, entre outros.
Em última análise, com ‘Enter Sandman’, o Metallica criou uma das faixas mais instantaneamente reconhecíveis da história do rock. Ajudou a consolidar o lugar do Metallica como sem dúvida o grupo de metal mais significativo de todos os tempos. Quer você goste ou não da música, é quase certo que você a conhecerá; tal é sua natureza cativante e status icônico.
Leia também: Metallica: uma linha do tempo com fotos de sua incrível
Fonte: FarOut