Três coisas possíveis vêm à mente quando alguém ouve a palavra “beetle” (besouro em inglês). Alguns podem pensar no inseto. Outros podem pensar no Volkswagen Beetle. No entanto, muitos provavelmente pensariam nos Beatles, apesar da mudança de ortografia. Indiscutivelmente a banda mais famosa do mundo tem um nome bastante simples, foneticamente falando. Antes de estabelecer o recorde de maior número de hits no Billboard Hot 100 com 20 músicas (17 nas paradas britânicas ) ao longo de seus curtos 10 anos juntos, a banda teve alguns outros nomes.
Com 60 anos de história e inúmeras histórias sobre a banda, algumas verdades se confundem com o folclore. Para chegar às origens, temos que voltar a Liverpool em 1956. O adolescente John Lennon e alguns amigos tinham uma banda de skiffle chamada “The Blackjacks”. Eles não se apresentaram publicamente até mudarem seu nome para The Quarrymen, em homenagem à escola secundária de Quarry Bank que Lennon frequentou.
John Lennon deu várias histórias sobre o nome da banda
Far Out afirma que depois que Paul McCartney e George Harrison se juntaram ao The Quarrymen, o nome mudou uma vez para The Rainbows e depois para Johnny and the Moondogs – ainda nada perto do nome final. Entre 1959 e o primeiro uso da banda do nome The Beatles em 1961, o amigo de John Lennon, Stu Sutcliffe, se juntou à banda e sugeriu que eles pensassem em um inseto, pois todos eram fãs de Buddy Holly e The Crickets. Sutcliffe sugeriu “Os Beetles”. Mesmo assim, surgiram nomes diferentes, como “The Silver Beetles” e “Long John and the Silver Beetles”.
A mudança da ortografia de beetle para The Beatles adiciona outra camada ao folclore. Como eles fizeram um nome para si mesmos no Reino Unido, Hamburgo e, finalmente, nos Estados Unidos, os meios de comunicação frequentemente questionavam a banda sobre seu nome. Sempre o brincalhão, Lennon afirmou que anos antes, ele teve uma visão. “Eu vi um homem em uma torta em chamas e ele disse: ‘Vocês são os Beatles com um A.’ E assim somos”, explicou ele em mais de uma ocasião (por CBS News ).
Poeta da geração beat pode ter inspirado o nome da banda [ The Beatles ]
John Lennon uma vez ofereceu uma explicação mais realista, afirmando que eles derivaram o nome de “música beat”. No entanto, George Harrison se lembra das coisas de maneira diferente. Ele afirmou que o nome foi inspirado no filme “The Wild One”, em que Marlon Brando interpreta um membro de uma gangue chamada “The Beetles”.
Talvez a cultura da Geração Beat também tenha desempenhado um papel na mudança ortográfica. O famoso poeta beat Royston Ellis afirma ter pensado na ortografia. Ele conheceu Lennon em Liverpool e claramente deixou uma impressão, já que a música “Paperback Writer” dos Beatles é sobre ele. “Paperback Writer” e a possível influência da Geração Beat do início dos anos 1960 dão credibilidade a Ellis como o cérebro por trás do “a” nos Beatles. Lennon era fã do proeminente escritor da Geração Beat, Jack Kerouac, de acordo com Kerouac.net .
Os sentidos de liberdade e o fluxo de pensamento não polido dos escritores da Geração Beat parecem se alinhar com o estilo de vida das canções de John Lennon e dos Beatles, algumas das quais há muito foram dissecadas em busca de significado. Talvez Ellis esteja correto. Ou talvez a decisão da banda de se chamar The Beatles não seja tão profunda assim. Se até os próprios membros da banda não têm certeza da origem do nome, como mais alguém pode?
Leia também: A música de Paul McCartney que todos os membros dos Beatles desprezavam