musicos acusados de plagio
musicos acusados de plagio

Casos famosos de músicos que foram acusados de plágio

Já falamos aqui no blog sobre o caso recente de uma disputa entre o autor da música Mulheres de Martinho da vila e Adele. Hoje, lembraremos de algumas canções e músicos famosos que foram acusados ​​de plágio. Alguns são claramente roubados, enquanto outros não são tão claros. Alguns desses casos chegaram a ser julgados e venceram – mesmo que um júri sem treinamento musical não seja uma maneira sensata de determinar essas coisas. Mas hoje, vamos deixar você decidir! Aqui estão alguns casos de músicos que foram acusados ​​de plágio. 

Vanilla Ice, “Ice Ice Baby” x “Under Pressure”

Alguns casos de plágio são complicados, mas aqui está um que é direto – Vanilla Ice, sem dúvida, usou o riff de baixo de “Under Pressure” em seu hit “Ice Ice Baby”. 

Quando David Bowie e Queen inevitavelmente descobriram sobre isso, eles ameaçaram com uma ação legal. O caso foi resolvido fora do tribunal, e Bowie e os membros do Queen receberam créditos de redação em “Ice Ice Baby” – portanto tenho certeza que foi um “ponto alto” de suas carreiras. 

Robin Thicke & Pharrell Williams, “Blurred Lines” x “Got to Give It Up”

Pode-se dizer que a linha entre violação de direitos autorais e uso justo foi “borrada” na ação judicial entre o espólio de Marvin Gaye e os criadores do sucesso ” Blurred Lines “. 

Não há como negar que há elementos da canção que apresentam semelhanças marcantes com a canção de Gaye “Got to Give It Up”. Dito isso, Gaye está morto há décadas então todo o dinheiro desse processo vai para sua família, que definitivamente não escreveu “Got to Give It Up”. Eu ficaria bem com esse acordo se todo o dinheiro fosse diretamente para o fantasma de Marvin Gaye. 

Nirvana, “Smells Like Teen Spirit” x “More Than a Feeling”

Esta é realmente a entrada mais desconcertante da lista. Nos anos 90, algumas pessoas começaram a notar que havia semelhanças entre os riffs de “Smells Like Teen Spirit” do Nirvana e “More Than a Feeling” de Boston. 

Embora o riff de abertura da música do Nirvana e o refrão de “More Than a Feeling” possam soar um pouco parecidos, este é realmente um exagero. Acho que é o caso de pessoas que procuram muito o plágio onde não há. 

Coldplay, “Viva La Vida” x “If I Could Fly”

Mesmo que você odeie o Coldplay, é difícil argumentar que seu sucesso “Viva La Vida” plagia “If I Could Fly” de Joe Satriani. Mas foi exatamente isso que Satriani fez, e ele até conseguiu chegar a um acordo fora do tribunal. 

O riff de abertura de “Viva La Vida” tem uma ligeira semelhança com a introdução de “If I Could Fly”, mas só um advogado teria a ousadia de classificá-la como intencional ou maliciosa. 

Miley Cyrus, “We Can’t Stop” x “We Run Things”

Miley Cyrus conhece problemas públicos, mas em 2013, ela se viu em um território incomum – um processo de violação de direitos autorais. 

O músico jamaicano Flourgon afirmou que o hit de Cyrus “We Can’t Stop” tirou “cerca de 50%” de sua canção de 1998 “We Run Things”. De certa forma, Flourgon pode ter alguma semelhança, mas definitivamente não vale os $ 300 milhões que Flourgon está procurando. 

Led Zeppelin, “Stairway to Heaven” x “Taurus”

Quando não estava sendo acusado de backmasking satânico, o hit do Led Zeppelin “Stairway to Heaven” estava sendo acusado de plágio! A banda de rock Spirit acusou a banda de roubar sua música “Taurus” – e não foi o único problema de direitos autorais em que o Led Zeppelin se encontrou. 

Felizmente, em 2016, um júri concluiu que as semelhanças entre as músicas não constituíam violação. As duas músicas definitivamente compartilham algum material, mas chamá-lo de plágio seria exagerar. 

The Beach Boys, “Surfin’ USA” x “Sweet Sixteen”

Este é um raro caso em que uma banda absolutamente plagiou uma música – e admitiu isso. Depois que seu sucesso “Surfin ‘USA” ganhou destaque, os Beach Boys admitiram que quase tudo foi roubado de “Sweet Sixteen” de Chuck Berry. 

Quando você compara as músicas, é incrível que os Beach Boys não achavam que ninguém notaria – a semelhança é incrível. Mas eles acabaram fazendo a coisa certa e dando a Berry um crédito de compositora em cada lançamento da música a partir de então. 

Ray Parker Jr., música-tema de The Ghostbusters x “I Want a New Drug”

O pobre Ray Lewis Jr. só teve fama por escrever a música tema dos  Ghostbusters  , apesar de ter uma carreira musical de décadas. Então, Huey Lewis tentou tirar isso dele, alegando que Parker plagiou sua música, “I Want a New Drug”. 

A abertura de ambas as músicas soa  vagamente  semelhante, mas apenas dificilmente. Mas Parker ainda decidiu fazer um acordo com Lewis fora do tribunal, o que significa que talvez nunca saibamos o que diabos Huey Lewis estava pensando quando entrou com o processo. 

Radiohead, “Creep”

O frontman do Radiohead, Thom Yorke, sempre disse que odeia seu hit superfamoso, “Creep”, e agora podemos saber por quê. Não tem sido nada além de uma dor de cabeça legal para a banda. 

radiohead creep

Nos anos 90, a banda de rock The Hollies disse que “Creep” plagiou uma progressão de acordes que eles usaram em uma música dos anos 70. E o Radiohead absolutamente fez isso. O problema era que essa progressão de acordes não era particularmente engenhosa ou inédita, o que significava que os Hollies não tinham realmente um pé em que se apoiar. Mas isso não impediu o Radiohead de se encolher diante de seus advogados, oferecendo créditos de composição e uma parte dos royalties. 

Katy Perry, “Dark Horse” x “Joyful Noise”

Katy Perry não consegue escapar de seu passado cristão, seja por seus zelosos pais evangelistas ou por algum rapper cristão qualquer acusando-a de plágio. 

Em 2018, um júri (e é sempre um júri com essas coisas) descobriu que o sucesso de Perry em 2013, “Dark Horse”, plagiou a música “Joyful Noise” do rapper cristão Flame. O rapper pode ter se posicionado como um bom oprimido cristão, mas está claro a partir das transcrições do tribunal que sua equipe jurídica manteve os olhos no prêmio real – o dinheiro. 

The Doors, “Hello, I Love You” x “All Day and All of the Night”

The Doors e The Kinks eram bandas principais em seu próprio mérito, e as coisas ficaram complicadas entre eles quando as pessoas começaram a notar semelhanças entre os riffs de “Hello, I Love You” dos The Doors e “All Day and All of the Night” dos Kinks. ” 

Enquanto a gravadora dos Kinks queria processar os Doors, o vocalista Ray Davies convenceu as partes a chegarem a um acordo fora do tribunal. 

The Verve, “Bitter Sweet Symphony” x “The Last Time”

Aqui está um caso em que uma banda estava “plagiando” outra e era totalmente honesto – até que não era. Em 1997, The Verve lançou seu single “Bitter Sweet Symphony”, que apresentava um riff de cinco notas de “The Last Time”, dos Rolling Stones. 

No entanto, The Verve foi acusado de usar mais do que apenas essas cinco notas, o que anulou o acordo. Quando eles resolveram fora do tribunal, a banda perdeu todos os royalties e Mick Jagger e Keith Richards receberam os créditos de compositores. 

Sam Smith, “Stay With Me” x “I W Don´t Back Down”

Eu escolheria Tom Petty em vez de Sam Smith qualquer dia, mas as afirmações de Petty de que a música “Stay With Me” de Smith emprestou elementos de “I W Don´t Back Down” de Petty são simplesmente ridículas. 

Existem algumas semelhanças de acordes no refrão – mas existem literalmente semelhanças de acordes em toda a música. Existem tantas combinações que você pode fazer. Quando tudo foi dito e feito, Petty acabou com crédito de compositor (e provavelmente um monte de dinheiro também). 

Bill Haley, “Rock Around the Clock” x “Move It On Over”

Provavelmente não teríamos o rock and roll como o conhecemos sem o sucesso dos anos 50 de Bill Haley, “Rock Around the Clock”. Então provavelmente não teríamos isso sem o “Move It On Over” de Hank Williams Sênior. 

Embora não pareça que Williams alguma vez tenha ameaçado com um processo, existem algumas semelhanças interessantes entre as duas canções. No entanto, as pessoas também apontaram que “Move It On Over” de Williams também tem uma semelhança impressionante com a canção de 1929, “Going to Move to Alabama”. 

Ed Sheeran, “Thinking Out Loud” x “Let’s Get It On”

Além de ir atrás dos escritores de “Blurred Lines”, o espólio de Marvin Gaye também está procurando US $ 100 milhões de Ed Sheeran por sua canção, “Thinking Out Loud”. 

A empresa que detém os direitos autorais da canção “Let’s Get It On” de Gaye afirma que a canção de Sheeran contém “semelhanças substanciais”, e o caso está atualmente aguardando um julgamento pelo júri. 

One Direction, “Midnight Memories” x “Pour Some Sugar On Me”

Def Leppard poderia levar o One Direction ao tribunal e ganhar seu single “Midnight Memories” de 2014. Tem um pouco mais do que uma semelhança passageira com o hit de Leppard “Pour Some Sugar On Me”. 

Mas os caras do Def Leppard seguiram o caminho certo e não entraram com nenhuma ação legal. Pode ser porque eles têm grandes corações, mas também pode ser porque eles definitivamente não estão perdendo nenhum fã para o One Direction. 

Avril Lavigne, “Girlfriend” x “I Wanna Be Your Boyfriend ”

Isso provavelmente não é culpa de Avril Lavigne – principalmente porque eu não acredito por um minuto que ela seja capaz de escrever suas próprias canções – mas seu hit de 2007 “Girlfriend” tem algumas letras que são quase textuais da canção dos anos 70 “I Wanna Be Your Boyfriend “dos Rubinoos. 

O caso foi resolvido fora do tribunal, mas considerando o fato de que as semelhanças líricas são inegáveis, os Rubinoos provavelmente ganharam muito dinheiro com todos os seus problemas. 

Lana Del Rey, “Get Free” x “Creep”

Em uma verdadeira reviravolta do destino, Radiohead (que já havia sido processado por plágio por causa de sua música “Creep”) ameaçou uma ação legal contra Lana Del Rey porque sua música “Get Free” também tinha uma semelhança suspeita com “Creep”.

O caso acabou sendo resolvido fora do tribunal, e o Radiohead disse que não queria processar – provavelmente porque todas aquelas taxas legais iriam reduzir o dinheiro que eles conseguiram extorquir de Del Rey. 

Oasis, “Shakermaker” x “I’d Like to Teach the World to Sing.”

O pobre Oasis não consegue fazer uma pausa. Eles tiveram várias acusações de plágio, incluindo o single de 1994, “Shakermaker”.

É muito evidente que a dupla usou a melodia da canção dos anos 1970, “I’d Like to Teach the World to Sing.”. Era tão aparente, na verdade, que Oasis foi forçado a mudar totalmente a melodia. 

Nirvana, “Come As You Are” x “Eighties”

O Nirvana teve alguns escândalos de plágio durante sua época nos anos 90 – o que incluiu um de seus maiores sucessos, “Come As You Are”. 

A canção tinha semelhanças impressionantes com o hit dos anos 1980, “Eighties”, de Killing Joke. Era tão parecido, na verdade, que Cobain e sua gravadora debateram o lançamento de “Come As You Are”. Embora Killing Joke reclamasse disso, não parece que eles realmente levaram o Nirvana ao tribunal por causa disso. 

The Beatles, “Come Together” x “You Can’t Catch Me”

A maioria das canções desta lista foi acusada de plágio por causa de semelhanças musicais. No entanto, os Beatles tiveram problemas com “Come Together” devido aos líricos. 

Várias linhas escritas por John Lennon eram surpreendentemente semelhantes às letras de “You Can’t Catch Me”, de Chuck Berry. Então isso deu início a um processo pela gravadora de Berry, o que levou a um contra-processo de Lennon, e a coisa toda permaneceu uma bagunça mesmo após seu assassinato. 

Green Day, “Warning” x “Picture Book”

Em 2000, o Green Day lançou seu álbum  Warning , que incluía um single de mesmo nome. E não demorou muito para que os ouvintes começassem a pensar que o riff destacado na música soava um pouco familiar. 

E isso porque o riff é muito semelhante ao encontrado na canção de 1968 dos The Kinks, “Picture Book”. Embora os dois riffs sejam realmente muito semelhantes, The Kinks nunca entrou com uma ação legal contra o Green Day. 

Metallica, “Enter Sandman” x “Tapping Into the Emotional Void”

Existem muitos motivos para os fãs ficarem desapontados com o Metallica – alguém se lembra de como o Napster ficou desapontado? Bom, eles podem ter sido acusados ​​de plagiar seu hit, “Enter Sandman”, mas, honestamente, é um exagero. 

O icônico riff de guitarra da música soa ligeiramente semelhante a um riff encontrado em “Tapping Into the Emotional Void” do EXCEL, mas não chega nem perto de se aproximar dos níveis de plágio. Além disso, o EXCEL nunca entrou com uma ação legal contra o Metallica. Ainda assim, alguns fãs dizem que é um roubo. 

Fonte living alot

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.