Este ano foi de partir o coração para inúmeros metaleiros, punks e fãs de rock que perderam suas bandas favoritas. Estas são as bandas que se separaram em 2022.
A separação de Every Time I Die foi um soco no estômago logo nos primeiros dias de 2022. A banda cult havia acabado de lançar o que muitos consideravam seu melhor álbum de todos os tempos com Radical , mas as tensões entre a seção instrumental do ETID e o vocalista Keith Buckley revelou-se intransponível.
Vários membros do Every Time I Die acabaram se unindo no estúdio com o produtor Will Putney , mas nenhuma música foi lançada ainda. Keith Buckley, desde então, realizou uma série de shows solo, mas nenhuma nova música foi anunciada pelo cantor.
2022 também foi o ano em que o NOFX anunciou o auge de sua carreira. O anúncio veio no verdadeiro estilo punk rock, com Fat Mike dando a notícia a um fã em uma seção de comentários do Instagram . Com 40 anos de história, o NOFX se despede com 40 shows de 40 músicas cada, sem repetir o mesmo setlist duas vezes. 2024 provavelmente será o último ano do NOFX, mas o certo é que as lendas do punk farão falta.
Confira nossa lista completa das bandas que se separaram em 2022 abaixo.
Circa Survive
Depois de negar os rumores de uma separação, o Circa Survive anunciou um hiato indefinido no final de 2022. “Muitos de vocês perguntaram como estão as coisas conosco e, para ser totalmente transparente, nosso futuro é incerto”, escreveu a banda. “Por enquanto, estamos considerando o Circa em um hiato indefinido. Queremos agradecer a todos por seu amor e apoio, especialmente nos últimos anos, que foram os mais difíceis que já tivemos de suportar.”
Every Time I Die
Milhões de corações foram partidos quando Every Time I Die encerrou em 2022. Uma divisão crescente entre o vocalista Keith Buckley e o resto da banda acabou fraturando o ETID, encerrando a banda apenas alguns meses após o lançamento de talvez seu melhor álbum, Radical .
Foreigner
O Foreigner foi mantido vivo pelo fundador Mick Jones por quase 50 anos, mas em 2022 foi anunciado que a banda embarcaria em uma turnê de despedida. Os shows finais da carreira de Foreigner estão programados para começar no verão de 2023.
Genesis
Depois de mais de uma década em um hiato, as lendas do rock progressivo Genesis voltaram então para uma turnê final em 2021. A série de datas se estendeu até 2022, onde o Genesis realizou talvez seu último show em 26 de março em Londres.
Gulch
A partir do verão de 2022, Gulch não existe mais. A banda de hardcore teve uma carreira rápida e impactante, desde a formação em 2016 até a atração principal do festival Sound and Fury de 2022. Infelizmente, durante a música final do show final de Gulch, a energia foi cortada abruptamente, encerrando o show um minuto antes do previsto. Que cruel.
Mewithoutyou
A banda durou mais de 20 anos antes de encerrar o dia. 2020 foi originalmente planejado para o último ano da banda juntos, mas a pandemia do COVID-19 adiou as datas finais da turnê para 2022.
NOFX
Em 2022, Fat Mike anunciou a separação do NOFX ao responder à pergunta de um fã no Instagram. O NOFX fará seus shows finais em 2023 e 2024. “Vamos tocar todos os álbuns que já gravamos”, explicou Fat Mike. “Cada cidade vai ser muito especial. Seremos uma banda por 40 anos com todos os membros originais, e vamos tocar então em 40 cidades. A cada show, vamos tocar 40 músicas diferentes. É apenas um monte de coisas legais com esses últimos shows.”
Okilly Dokilly
A banda favorita do metal de imitadores de Ned Flanders fez seus shows finais em 2022, mas não antes de receber o maior elogio – ter sua música “White Wine Spritzer” tocada durante um episódio de Os Simpsons .
Supergrass
Depois de uma breve reforma em 2019, o Supergrass se despediu em 2022. Eles saíram então durante o show de homenagem deste ano ao baterista do Foo Fighters, Taylor Hawkins, tocando algumas das canções favoritas do Supergrass do falecido músico.
Mighty Mighty Bosstones
Foram ótimos 40 anos, mas os Mighty Mighty Bosstones finalmente se despediram em 2022. Alguns fãs acreditam que uma disputa antivacina envolvendo Dicky Barrett pode ter contribuído para a separação da banda. “Após décadas de fraternidade, fazendo turnês pelo mundo e fazendo grandes discos juntos, decidimos então não continuar como uma banda”, disse a banda. “Acima de tudo, queremos expressar nossa sincera gratidão a cada um de vocês que nos apoiou. Não poderíamos ter feito nada disso sem vocês. Com amor, sempre, The Mighty Mighty BossToneS.”
Nuclear Assault
O Nuclear Assault aparentemente se separou novamente em 2022. A banda postou uma foto no Facebook de uma lápide onde se lia “RIP Nuclear Assault 1985-2022” antes de excluir totalmente sua página do Facebook. O guitarrista de longa data Erik Burke também respondeu a um fã em seu Facebook pessoal, escrevendo: “Infelizmente, o Nuke não existe mais”.
The Sword
The Sword anunciou sua separação em 2022, encerrando uma carreira de quase 20 anos. “Quando comecei a banda em 2004, eu só poderia esperar pelo sucesso que tivemos, e me considero extremamente sortudo por ter conseguido viver disso por quase duas décadas”, escreveu o vocalista John D. . “Naquela época, tudo o que eu sempre quis dizer e fazer com a Espada criativamente foi dito e feito, então chegou a hora de eu partir para outros empreendimentos.”
Torche
Depois que o vocalista fundador do Torche, Steve Brooks, anunciou que estava deixando a banda em maio de 2022, os membros restantes revelaram que não continuariam sem ele. Eles saíram em grande estilo, porém, abrindo uma turnê inteira para Meshuggah no outono de 2022.
Tristania
Após vários anos de inatividade e um número escasso de shows ao vivo desde 2016, os favoritos do gothic metal Tristania anunciaram sua separação em 2022. De acordo com a banda, uma “situação médica não especificada em parentes próximos da banda” contribuiu para o cancelamento de seu último 2022 concertos.
Twelve Foot Ninja
Após uma busca malsucedida por um novo vocalista, Twelve Foot Ninja anunciou um hiato indefinido em 2022. “Em algum ponto da linha do tempo, talvez voltemos com paixão e energia renovadas”, afirmou a banda. “Talvez montando poderosos lagartos do trovão explodindo do sol. Enquanto isso… Seria útil para nós que não houvesse expectativas sobre quando isso vai acontecer.”
Leia também: 10 bandas de rock que você odeia ou ama