Um tema de música que foi distorcido com um toque único em quase todos os gêneros musicais, as canções de Natal são bastante populares na mesma época todos os anos. A maioria das pessoas tem um punhado de favoritos tradicionais, mas você pode encontrar muitos deles manipulados por gêneros musicais modernos como o metal.
Então, sem mais delongas, aqui está minha lista das melhores músicas natalinas de metal de todos os tempos!
10. No Presents For Christmas – King Diamond
Começando com uma progressão de notas familiar, este registro não demora muito para mudar completamente. Em segundos, a música dá então uma guinada para o gênero metal, apresentando padrões de bateria agressivos e melodias erráticas de guitarra elétrica.
A energia aumenta rapidamente, e os chutes rolantes e a percussão fazem um ótimo trabalho em carregar a percussão. Eu diria que a cereja no topo é a dinâmica e a energia que vêm dos vocais.
9. Another Rock And Roll Christmas – Iron Maiden
O Iron Maiden é bastante popular por conta própria, e seu disco “Another Rock and Roll Christmas” encapsula perfeitamente muitos tropos sobre a temporada de festas. A produção representa o som pelo qual eles são conhecidos, mas as letras carregam um tom festivo o tempo todo.
A faixa apresenta então uma qualidade de gravação de som clássico e a instrumentação não muda muito. A maior parte do foco neste disco está nos vocais, que é o principal elemento que vai prender a atenção do seu ouvido.
8. Carol Of The Bells – August Burns Red
Eu acho que este álbum é uma das melhores canções meta natalinas, pois acrescenta um peso substancial ao original “Carol of the Bells”. A faixa exala todos os elementos que você esperaria ouvir da música metal, e é difícil ignorar o poder bruto das melodias e da percussão implacável.
As mudanças frenéticas e o ritmo acelerado certamente atrairão seu interesse. Com todo o foco na instrumentação, muitos concordam que este álbum não precisa de nenhum vocal para soar completo.
7. Jingle Bells – Austrian Death Machine
Este álbum não se preocupa com uma introdução ou desenvolvimento; vai direto ao ponto, jogando cada camada na sua cara. Não se pode argumentar que os vocais carregam uma energia contagiante, e a instrumentação atinge toda a dinâmica que os metaleiros procuram.
Na maior parte, o disco é bastante implacável, pois parece que não há muito tempo de inatividade entre a bateria persistente e as pesadas melodias da guitarra elétrica. É uma nova reviravolta em um disco clássico, e acho que isso lhe vale o rótulo de uma das melhores canções de natal do metal.
6. Christmas With The Devil – Spinal Tap
Entregando uma introdução cinematográfica e festiva, este disco tem uma excelente construção com muito suspense. Ele também carrega um ritmo modesto, mas fornece uma história divertida com o tema da época do Natal.
Spinal Tap é muito apreciado por sua música, e a forma como este álbum é produzido mostra muitas das qualidades estilísticas pelas quais eles são conhecidos. No geral, adiciona um tom muito dramático à temporada de férias e você nunca se cansará das melodias de guitarra de alta intensidade.
5. God Rest Ye Merry Gentlemen – Dio
Com um forte foco na instrumentação, quase parece que os vocais são um acréscimo à dinâmica das camadas instrumentais. A faixa tem um bom swing e faz um ótimo trabalho ao contar uma história, mesmo que seja sobre o tema do Natal.
De vez em quando, a música mergulha em uma transição que traz melodias de guitarra intensificadas e variações na percussão que recapturam então sua atenção. É um álbum completo que tem tudo que um fã de metal tende a amar.
4. Sexy Santa – Steel Panther
Apesar de não ser a música mais popular do Steel Panther, “Sexy Santa” está facilmente entre as melhores músicas natalinas do metal, na minha opinião. Os vocais não vão te decepcionar, e o refrão leva a energia da música a novos patamares.
Quando os vocais quebram, você obtém solos de guitarra ondulantes que prendem então sua atenção do início ao fim. Se você está procurando uma música de Natal enérgica, esta música fará o trabalho.
3. We Three Kings – Halford
Minha parte favorita desse disco é a percussão, e as melodias da guitarra também não decepcionam. Os vocais não têm nenhum problema em conduzir a dinâmica e fornecem então uma ótima mistura de metal e alegria natalina.
Toda vez que os vocais quebram, você é saudado com variações de melodia e percussão que parecem aumentar a energia geral da música. A música pode não agradar a todos, mas a letra rapidamente ficará presa na sua cabeça.
2. O Holy Night – Becoming The Archetype
Começando com uma longa e melancólica introdução de piano, a música aumenta a intensidade de uma maneira inocente que desperta um grande interesse. Camadas vocais e melódicas gotejantes se acumulam então lentamente até que a força da música metal se apresente, o que rapidamente leva o álbum a uma direção totalmente diferente.
Eu diria que esta é uma das melhores canções de Natal do metal, já que a produção é praticamente imbatível em muitos aspectos. A música faz um trabalho estelar de guiar você e deixa você curioso sobre o que está por vir.
1. Cashing In On Christmas – Bad News
Esta música carrega um som bastante nostálgico quando se trata do gênero metal, e é bastante atenuada em comparação com todas as outras músicas desta lista. Considerando que o disco é um pouco mais antigo, a qualidade da mixagem da produção não é tão nítida, mas os vocais não impedem a alegria do Natal.
A parte mais atraente do álbum é a progressão dos vocais e como eles são colocados em camadas. Na maioria das vezes, a instrumentação soa então como uma faixa de apoio que não deveria chamar muito a sua atenção.
Leia também: Ouça as 10 bandas de Heavy Metal com o som mais pesado de todos os tempos