As sessões criativas para ‘Use Your Illusion I’ do Guns N’ Roses foram preenchidas com ‘delírios e loucuras ilícitas’ como Slash disse uma vez, e isso tornou as coisas fáceis e desafiadoras para a banda. Embora as substâncias despertassem sua curiosidade e criatividade às vezes, ela também levava a problemas mentais e físicos e esgotava os jovens astros do rock.
Portanto, seu estado de espírito frágil também causava insegurança que fazia com que os sempre confiantes duvidassem de si mesmos e de seu talento para compor, escrever e arranjar; e se você sabe uma ou duas coisas sobre Axl Rose, você saberá como ter baixa autoestima pode não soar como o cantor.
Aliás, ele se sentiu especialmente inseguro ao escrever uma faixa do GN’R, já que as palavras pareciam não alcançá-lo. Slash relembraria os problemas de Axl em seu livro de memórias homônimo de 2007, afirmando que, embora o vocalista adorasse a música, ele estava bastante frustrado porque a letra não parecia se formar.
Entretanto, as palavras do guitarrista sobre como uma faixa particular do GN’R deixou Rose insegura são esclarecedoras: “Axl adorou, mas no começo era a única música para a qual ele não conseguia escrever a letra. Ele estava muito orgulhoso de seu dom para letras, então ficou bastante frustrado com isso até uma noite, meses depois, quando as palavras simplesmente vieram a ele.”
Axl Rose e a música do Guns N’ Roses que o levou ao limite da insegurança
Depois disso, se você está se perguntando qual música seria essa, era ‘Coma’, uma faixa de 10 minutos sem nenhum refrão. A faixa não se repetia de forma alguma, e a inspiração veio para Rose depois que ele também decidiu não repetir alguns erros relacionados ao abuso de substâncias. O roqueiro relembrou em 1990 como ele decidiu escrever a faixa após uma overdose e se encontrando em um ‘coma’ literal.
Acima de tudo, as palavras de Axl sobre como a inspiração veio e como ele quase teve uma overdose são marcantes: “Tem uma música chamada ‘Coma’ que tem 11 minutos e 45 segundos sem refrão. E acho que houve apenas um verso que em algum lugar se repete. É o bebê de Slash. É o monstro dele. A música costumava se chamar ‘Girth’.
Mas comecei a escrever sobre quando tive uma overdose há quatro anos. A razão pela qual eu tive uma overdose foi por causa do estresse. Eu não aguentei. E eu apenas peguei o frasco de comprimidos em uma discussão e apenas os engoli, e acabei no hospital. Mas gostei de não estar mais na luta e estava totalmente consciente de que estava saindo. Eu gostei daquilo.
No entanto, depois disso, eu vou, de repente, meus primeiros pensamentos reais foram: ‘Ok, você não fez turnê o suficiente. O disco não vai durar; vai ser esquecido. Isso e aquilo, você tem trabalho a fazer. Saia dessa