Neste post falaremos sobre como registrar sua música e porque registrar a no: https://musicasregistradas.com/
Registro em cartório: Mito ou verdade
É fato que o registro de títulos e documentos em cartório é algo que já existe a muitos anos, mas existe uma falsa informação de que podemos registrar músicas nessa modalidade de registro.
O registro de uma obra musical deve conter letra e melodia, entretanto os cartórios não fornecem opção para registro de melodias musicais. Portanto, é necessário registrar letra e música para que o registro seja efetivo.
Como registrar uma melodia
Para o registro de uma melodia é necessário uma partitura ou então um arquivo de áudio em MP3. Levando isso em consideração temos 3 formas de registro eficazes: Registro na biblioteca nacional, na escola de música do Rio de Janeiro (UFRJ) ou no musicasregistradas.com. Assista ao vídeo e entenda:
Qual a melhor opção?
O registro na escola de música ou na biblioteca nacional ou na escola de música requer uma partitura musical anexada a letra.
O registro no musicasregistradas.com requer apenas um arquivo de áudio em mp3 gravado de forma caseira em um celular por exemplo, e todo processo de envio do arquivo, letra e dados do compositor é feito online no site da instituição. Portanto, na minha opinião, esta seria a forma mais prática e rápida para o registro de uma música.
No vídeo acima eu falo mais detalhadamente sobre o assunto no canal do youtube.com/coisademusico
Lembrando que não devemos confundir registro de músicas com registro de ISRC ou fonogramas. Leia sobre o assunto aqui nesse post ou ainda assista o vídeo abaixo para entender:
Site das outras instituições que falo no video:
Inicio
https://www.bn.gov.br/servicos/direitos-autorais