musicas romanticas
musicas romanticas

As 40 melhores músicas românticas dos anos 50 até hoje

As melhores músicas românticas expressam sentimentos que, na vida real, lutaríamos para colocar em palavras. Elas são tocantes, reconfortantes e inspiradoras, tudo ao mesmo tempo. 

musicas romanticas

É impossível listar em um único post todas as canções de amor que fizeram sucesso, principalmente quando passamos pelas décadas de 80 e 90 que marcaram com hits que fizeram a trilha sonora de muitas histórias de amor. Então convidamos você a fazer essa viagem no tempo e relembrar estas canções, começando lá nos anos 50 até os dias de hoje.

1. “Only You (And You Alone)” by The Platters

The Platters – um dos grupos de maior sucesso no início da era do rock n’ roll – lançou essa música doo-wop em 1955, e se tornou seu primeiro sucesso nas paradas pop. Em uma América ainda lutando com a questão da segregação, eles foram um dos primeiros grupos musicais afro-americanos a alcançar o sucesso nas paradas de R&B.

Nesta canção, um jovem canta os louvores de sua amada, seu sonho realizado. Conhecê-la trouxe mudanças tão positivas nele. O amor dela trouxe-lhe pura felicidade, tornando tudo em seu mundo bem, e ele declara que a jovem é seu destino. Em 1950, ela é claramente material de casamento!

Os Platters foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 1990.

2 – “Unforgettable” de Nat King Cole [ músicas românticas ]

A versão mais popular da música foi gravada por Nat King Cole em 1951 de seu álbum Unforgettable (1952), com um arranjo escrito por Nelson Riddle . Uma versão não orquestrada da canção gravada em 1952 é apresentada como uma das sete faixas bônus no CD de 1998 reedição do álbum de 1955 completamente instrumental, Penthouse Serenade . Em 30 de março de 1961, Nat King Cole gravou a música novamente em uma versão estéreo (com Ralph Carmichael e sua orquestra) do arranjo Riddle, para o álbum The Nat King Cole Story (1961).

Em 1991, depois que o diretor musical de Elvis Presley , Joe Guercio, teve a ideia, a gravação original de 1951 de Cole da música foi editada e retrabalhada para criar um dueto com sua filha, Natalie . A versão remixada alcançou o número 14 no Hot 100 , igualando a posição de pico da versão original na parada de singles pop mais vendidos da Billboard, e também o número três na parada da Billboard Adult Contemporary .  A canção também ganhou três prêmios no 34º Grammy Awards (1992): Canção do Ano , Gravação do Ano e Melhor Performance Vocal Pop Tradicional . 

3 – “Put Your Head on My Shoulder” by Paul Anka

Um pouco de contato físico é o que o cara deste sucesso internacional de 1959 procura. O narrador confidencia em seu encontro que ele se apaixonou por ela e gostaria que ela o segurasse em seus braços, lhe desse um beijo de boa noite e colocasse a cabeça em seu ombro. Ele sugere que talvez ela possa até sussurrar em seu ouvido aquelas três palavras mágicas que ele deseja ouvir. Não o encoraje muito!

4 – “Can’t Help Falling in Love Elvis Presley

Gravada para seu filme Blue Hawaii , a melodia é baseada em ‘Plaisir d’amour’, uma popular canção de amor francesa composta em 1784 por Jean-Paul-Égide Martini. Mais tarde, foi um hit número um para UB40.

5 – ” My Girl” – The Temptations

Escrita por Smokey Robinson e gravado para o  selo Motown  (então chamado Gordy em homenagem ao fundador do selo Berry Gordy), ‘My Girl alcançou o número um e se tornou a música de assinatura do The Temptations. 

A inspiração de Robinson para escrever a música foi sua esposa, Claudette Rogers Robinson, membro do Miracles. Isso que é um presente de dia dos namorados!

6 – ” When a Man Loves a Woman” – Percy Sledge

Inspirada por uma separação, ‘When A Man Loves A Woman’ é a música mais reconhecida de Percy Sledge.

Alcançou o número um na América e se tornou um sucesso internacional, provando ser um sucesso duas vezes no Reino Unido, depois de alcançar o número quatro em 1966 e, na reedição, atingiu o número dois em 1987.

7 – ” If You Leave me Now” – Chicago

Esta foi a música que trouxe Chicago para um público verdadeiramente mainstream, alcançando o primeiro lugar no Reino Unido e nos EUA em 1976.

Continua sendo uma das melhores baladas de todos os tempos e, surpreendentemente, não contém um refrão tradicional.

8 – “Just the Way You Are” – Billy Joel

Billy Joel escreveu essa música para sua primeira esposa, Elizabeth Weber, mas não foi apreciada por Joel ou sua banda. Só foi lançado a pedido de Linda Ronstadt e Phoebe Snow.

Barry White mais tarde gravou uma versão disco-fied, e ambas são canções de amor clássicas da época.

9 – ” How Deep is Your Love” – Bee Gees

Esta grande balada foi escrita pelos irmãos Gibb para a trilha sonora de Os Embalos de Sábado à Noite , oferecendo uma fatia de amor em um filme pesado de discoteca.

Já um grande sucesso em 1977, Take That mais tarde o levou ao número um em 1996, como sua última música por 10 anos.

10 – “Your Song” Elton John

Tirada do segundo álbum auto-intitulado de Elton , esta balada foi gravada primeiro por Three Dog Night, depois que ele permitiu que eles a gravassem.

Bernie Taupin escreveu a letra da música depois do café da manhã no telhado da 20 Denmark Street, Londres, onde Elton trabalhava para uma editora de música como office boy, inspirando a frase: “Eu sentei no telhado e chutei o musgo”. 

11 – “Careless Whisper” – George Michael

Essa foi a música que fez as pessoas se levantarem e notarem George como um artista credível fora da diversão pop do Wham!

Lançada quando ainda estava na boyband com Andrew Ridgeley , a música liderou as paradas ao redor do mundo. Co-escrita com Andrew quando eles tinham 17 anos, a música se inspirou nas histórias das primeiras experiências românticas de Michael com duas garotas diferentes.

12 – “I Want to Know What Love Is” – Foreigner

O maior sucesso da banda, alcançou o número um no Reino Unido e nos EUA. O escritor Mick Jones disse sobre a música: “Eu não sei de onde veio. Eu considero um presente que foi enviado através de mim. Acho que havia algo maior do que eu por trás disso. Eu diria que provavelmente foi escrito inteiramente por uma força superior.”

13 – “Against All Odds” – Phil Collins

A balada suprema mostra Phil  implorando a um ex-amante para “dar uma olhada em mim agora”, sabendo que a reconciliação é “contra todas as probabilidades”, considerando que vale a pena tentar.

Foi gravado para o filme de mesmo nome e alcançou o número um nos Estados Unidos. Mais tarde, foi o número um no Reino Unido para Mariah Carey com Westlife em 2000 e vencedor do X Factor Steve Brookstein em 2005. 

14 – “With or Without You” – U2

Do álbum do U2  The Joshua Tree , esta canção de amor foi inspirada pelos sentimentos conflitantes de Bono sobre a vida que ele levava como músico e homem doméstico na época.

Tornou-se uma das maiores músicas do U2 de todos os tempos, alcançando o número um nos EUA em 1987.

15 – “Time After Time” – Cyndi Lauper

Este foi um dos primeiros singles de Cyndi, e foi escrito com Rob Hyman da banda The Hooters. Tornou-se conhecida como uma das melhores canções de amor da década de 1980.

A inspiração para a música veio depois que os dois compositores estavam passando por situações semelhantes em seus próprios relacionamentos: ele estava saindo de um relacionamento, enquanto ela estava tendo problemas com o namorado na época, David Wolff.

16 – “I Just Called to Say I Love You” – Stevie Wonder

Este se tornou o maior sucesso de Stevie em 1984 e liderou as paradas em 19 países diferentes.

A música foi escrita para o filme  A Dama de Vermelho , e acabou ganhando um Grammy e um Oscar de Melhor Canção.

17 – “Crazy for You” – Madonna

Você seria perdoado por não se lembrar do filme de onde veio essa música (era Vision Quest ).

Madonna ainda era relativamente desconhecida quando lhe ofereceram a música pela primeira vez, e se tornou uma de suas maiores baladas de todos os tempos.

18 – “Hello” – Lionel Richie

Um dos maiores sucessos de todos os tempos de Lionel , essa música foi número um no Reino Unido e nos EUA em 1984.

Richie inicialmente sentiu que a música era “brega”, mas “no momento em que terminei o verso, me apaixonei pela música novamente”. E você tem que amar esse videoclipe!

19 – “Heaven” – Bryan Adams

Aparecendo pela primeira vez na trilha sonora do filme romântico  A Night in Heaven , Bryan Adams a incluiu em seu LP Reckless um ano depois. Alcançou o número um nos Estados Unidos um ano e meio após seu primeiro lançamento.

A música foi inspirada em ‘Faithfully’ do Journey, depois que Adams fez uma turnê com a banda. DJ Sammy alcançou o número um no Reino Unido em 2002 com uma versão dance uptempo, enquanto um remix despojado de ‘Candlelight’ com os vocais do cantor holandês Do também se tornou popular.

20 – “Kiss From a Rose” – Seal

Seal escreveu esta balada incrível em 1987, mas você acredita, ele se sentiu “envergonhado por isso” e “jogou a fita no canto”.

Não foi até que o produtor Trevor Horn trouxe de volta para seu álbum de 1994  Seal II . Um ano depois, foi incluído na  trilha sonora de Batman Forever  e se tornou o maior sucesso de sua carreira.

21 – “Everything I do” – Bryan Adams

Você não pode discutir com 16 semanas no número um, que ainda é o recorde de semanas consecutivas no topo até hoje.

As pessoas podem ter enjoado dessa balada poderosa na época, mas resumiu perfeitamente o tipo de canções de amor que amávamos no início dos anos 90.

22 – “I Will Always Love You” – Whitney Houston

A principal canção de amor de The Bodyguard , de 1992 , Whitney fez esta balada de Dolly Parton para si mesma, depois que seu co-estrela Kevin Costner sugeriu.

Passou 14 semanas em primeiro lugar nos EUA, 10 semanas no Reino Unido e vendeu milhões em todo o mundo. A balada de poder final.

23 – “I Don’t Want to Miss a Thing” – Aerosmith

Ninguém viu isso chegando, um repentino hit Top 5 dos roqueiros veteranos do estádio Aerosmith.

A balada poderosa apareceu no último filme da filha do vocalista Steven Tyler, Liv Tyler, Armageddon , e continua sendo o maior sucesso de todos os tempos no Reino Unido.

24 – “Always” – Bon Jovi

Essa música se tornou um dos singles de maior sucesso do Bon Jovi , vendendo 3 milhões de cópias em todo o mundo em 1994.

Foi originalmente escrita para a trilha sonora do filme de 1993 Romeo Is Bleeding . Depois de não gostar do filme – que não foi um sucesso – a banda decidiu não emprestá-lo. Jon Bon Jovi esqueceu a música até que um amigo a encontrou e o convenceu a regravá-la e lançá-la. Boa jogada!

25 – “Iris” – The Goo Goo Dolls

Esta música foi escrita para o drama romântico de 1998 Cidade dos Anjos , estrelado por Nicolas Cage e Meg Ryan. É cantada a partir da perspectiva do personagem de Nicolas Cage.

“Eu estava pensando sobre a situação do personagem Nicholas Cage no filme”, ​​disse Rzeznik.

“Esse cara está completamente disposto a desistir de sua própria imortalidade, apenas para poder sentir algo muito humano. com eles.’ Esse é um pensamento muito pesado.”

26 – “I Swear” – All-4-One

John Michael Montgomery gravou esta balada pela primeira vez em 1993, liderando as paradas country nos Estados Unidos.

Um ano depois, o grupo vocal de R&B All-4-One gravou uma versão cover, marcando um enorme sucesso. Ele liderou as paradas dos EUA por 11 semanas e ficou em segundo lugar por 7 semanas no Reino Unido ( mantido por ‘Love is All Around’ do Wet Wet Wet ).

Montgomery e All-4-One se uniram para uma versão em dueto para o álbum Twenty+ deste último .

27 – “It Must Have Been Love” – Roxette

É fácil esquecer que essa música era originalmente com tema de Natal, com o título completo sendo ‘It Must Have Been Love (Christmas for the Broken Hearted)’.

Originalmente lançado em 1987, tornou-se um grande sucesso três anos depois, quando uma versão atualizada sem as referências festivas foi gravada para a trilha sonora de Pretty Woman em 1990.

Graças ao sucesso do filme, tornou-se o maior sucesso do Roxette e foi número um em todo o mundo.

28 -“Un-Break My Heart” – Toni Braxton

A cantora Toni Braxton inicialmente não gostou nada dessa música, mas o produtor LA Reid a convenceu a gravá-la. Foi um golpe de gênio, pois se tornou um enorme sucesso em todo o mundo.

Quando as paradas americanas da  Billboard  comemoraram 40 anos em 1998, a música foi declarada como a mais bem sucedida de um artista solo de todos os tempos.

29 – “More Than Words” – Extreme

Geralmente conhecido por seu estilo funk metal, o Extreme mudou totalmente de rumo com este single de 1990.

A balada acústica foi posteriormente descrita pela banda como “uma bênção e uma maldição” devido ao seu inesperado enorme sucesso, mas eles ainda a tocam até hoje em shows ao vivo.

30 – “Because You Love Me” – Celine Dion

Esta música foi escrita por Diane Warren como tema do filme Up Close & Personal . Foi indicado a três Grammys, incluindo Canção do Ano, mas infelizmente não ganhou nenhum deles.

A letra da música gira em torno de Celine agradecendo a um ente querido leal por protegê-la ao longo de sua vida e torná-la quem ela é hoje. Warren disse que a música era uma homenagem a seu pai.

31 – “Stars” – Simply Red

Este hino otimista do Simply Red ajudou seu álbum de mesmo nome a se tornar o mais vendido de 1991 e 1992, o que é um feito incrível.

Surpreendentemente, não alcançou o top 40 na América na época.

32 – “Come Away With Me” – Norah Jones

“Don’t Know Why” foi o hit do álbum de estreia de Norah Jones, que vendeu um zilhão de cópias e lhe rendeu cinco Grammys.

 Mas este convite sensual, com promessas de beijos no alto da montanha e caminhadas juntos em campos gramados, é muito mais romântico. “Venha comigo à noite…” Jones canta, “… e eu vou escrever uma música para você.” Essa é uma oferta difícil de resistir.

33 – “We Belong Together” – Mariah Carey

A rainha do pop dos anos 90 faz nossa lista para este sucesso de retorno, um lamento direto sobre perceber (tarde demais?) que um amante falecido era o único. Carey evoca emoção genuína em seu vocal lamentoso. 

Pontos de bônus para o vídeo, que a mostra deixando Eric Roberts no altar para fugir com Wentworth Miller.

34 – “Just The Way You Are” – Bruno Mars

Sim, Billy Joel disse primeiro. Mas Bruno Mars traz uma nova energia a um sentimento desgastado pelo tempo. É difícil resistir a um amante que lhe diz: “Quando vejo seu rosto, não há nada que eu mudaria, porque você é incrível do jeito que é”.

35 – “All of Me” – John Legend

O cantor de neo-soul se entrega a esta balada de piano despojada, um hino sincero a um amante e “todas as suas imperfeições perfeitas”. 

A música, o primeiro sucesso de Legend no topo das paradas, foi inspirada em sua então noiva, a modelo Chrissy Teigen.

36 – “Stay With Me” – Sam Smith

O tenor dolorido de Smith eleva esta balada crua, na qual o cantor implora que sua noite de namoro não vá embora. O jovem cantor britânico colocou sua própria voz no estúdio de gravação para soar como um coral gospel, acrescentando peso ao refrão. 

A honestidade contundente da música – “isso não é amor, é claro de se ver” – apenas aumenta seu poder emocional. Às vezes, só precisamos nos sentir amados por um momento, mesmo quando sabemos que não é real.

37 – “Thinking out Loud” – Ed Sheeran

À primeira vista, essa música descaradamente sentimental não soa tão especial. Mas os encantos que queimam lentamente, impulsionados pela promessa comovente de Sheeran de que “eu vou te amar até os 70 anos”, cativaram ouvintes ao redor do mundo. 

“Thinking Out Loud” se tornou o primeiro single a passar um ano inteiro no top 40 do Reino Unido e seu vídeo antiquado de dança de salão acumulou quase um bilhão de visualizações. Está concorrendo a música e gravação do ano no Grammy de 2016.

38 – “Perfect” – Ed Sheeran

Perfect” é uma canção do cantor inglês Ed Sheeran, gravada para o seu terceiro álbum de estúdio. Foi composta e produzida pelo intérprete, com o auxílio de Will Hicks e Benny Blanco na produção. A faixa foi enviada para rádios de formato mainstream estadunidenses em 26 de setembro de 2017, através das gravadoras Asylum Records e Atlantic Records, servindo como o quarto single do disco.

A canção chegou ao número um da UK Singles Chart e da Billboard Hot 100 em dezembro de 2017. A canção também alcançou o número um em dezesseis outros países, incluindo a Austrália, a Irlanda e a Nova Zelândia. Uma versão de “Perfect”, intitulada “Perfect Duet”, com a cantora americana Beyoncé, foi lançada em 1 de dezembro de 2017. Outro dueto com o tenor italiano Andrea Bocelli, intitulado “Perfect Symphony”, foi lançado em 15 de dezembro de 2017. “Perfect” também se tornou o single número um do Natal no Reino Unido em 2017.

39 – “Shallow” – Lady Gaga e Bradley Cooper

Para Lady Gaga, “Shallow” foi um momento crucial em Nasce uma Estrela, já que descrevia os diálogos entre Ally e Jackson. A canção foi escrita através do ponto de vista de Ally, com letras autoconscientes perguntando umas às outras se estavam contentes em serem quem eram. Mas como uma balada country poderosa, “Shallow” dispõe Lady Gaga e Cooper trocando versos gradualmente e se movimento em direção ao refrão final com um belting executado por Gaga.

A gravação é intercalada com o som da plateia e os aplausos do público. “Shallow” foi estreada no Beats 1, programa do radialista Zane Lowe, durante uma entrevista sobre o filme.

40 – “Easy on Me” – Adele

Expressando temas de nostalgia, arrependimento e perdão, a letra da canção representa o apelo de Adele a seu filho, pedindo-lhe para ajudá-la a reorganizar sua vida após o divórcio. 

Os críticos de música analisaram “Easy on Me” com aclamação geral, elogiando suas letras comoventes, vocais emocionais e produção mínima, embora alguns opinaram que não correspondia às alturas de seus singles anteriores. Um vídeo musical de acompanhamento foi lançado em 15 de outubro de 2021, continuando a história estabelecida no vídeo musical para a canção “Hello” de 2015 de Adele. No vídeo, Adele deixa a casa de “Hello” e sai dirigindo em um caminhão enquanto uma pilha de partituras voa de suas janelas, espalhando pela estrada.

Bem como falamos lá no início é impossível listar tantas músicas lindas que marcaram nossas vidas ao longo de todas essas decadas, por isso preparamos uma playlist com 65 músicas pra você curtir, os maiores sucessos desde 1950 até hoje! Segue nossa playlist:

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.