Pete Best
Pete Best

John Lennon disse que demissão de Pete Best foi covarde

Os fãs de rock estão familiarizados com as mudanças na formação, já que as tensões entre os membros da banda ou diferenças criativas muitas vezes instigam disputas que resultam na saída de um lado. Inúmeras bandas mudaram sua formação ao longo dos anos – algumas até mudaram de vocalista. Por exemplo, David Coverdale substituiu Ian Gillan em Deep Purple, e o Iron Maiden ganhou fama quando recrutou Bruce Dickinson após os mandatos de Paul Day e Paul Di’Anno.

Todos nós conhecemos os Beatles como o quarteto formado por John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr. No entanto, antes de chegarem à fama mundial com Ringo Starr, eles trabalharam com Pete Best como baterista. Conhecido como o quinto Beatle, Best se juntou aos Beatles em 1960 após o convite da banda. No entanto, Starr o substituiu apenas dois anos depois, quando ele foi demitido por Brian Epstein, e não pela banda. Acontece que John Lennon descreveu isso como um movimento covarde nos últimos anos.

O baterista original dos Beatles

Pete Best

Os Beatles fizeram alguns de seus primeiros shows no clube da mãe de Pete Best, Mona Best. Antes de seus primeiros shows em Hamburgo, a banda começou a procurar um baterista e escolheu Pete. Embora Best tivesse a chance de frequentar a faculdade de formação de professores, ele decidiu que seria melhor entrar para os Beatles. Juntos, eles se apresentaram em vários locais – mas os Beatles não eram uma banda de destaque na época.

Além de tocar bateria, Best também cantou em ‘Pinwheel Twist’ de Paul McCartney, enquanto Paul cuidava de suas tarefas. Em 1961, Tony Sheridan e os Beatles arranjaram uma versão rock de ‘My Bonnie’ e entraram no estúdio para gravá-la. A gravadora alemã Polydor lançou este esforço. Um ano depois, Brian Epstein se tornou o empresário da banda e arranjou uma gravação em estúdio na Decca Records. A banda iniciou as sessões e gravou 15 músicas, compostas principalmente por covers. Pete Best gravou ‘Going Back Manchester’ com John Lennon durante esse período.

Depois de um tempo, a Decca informou a Brian Epstein que os Beatles foram rejeitados. Mais tarde, George Martin da EMI se encontrou com Epstein no Abbey Road Studios. Depois de ouvir a fita da Decca, ele concordou em assinar com os Beatles. No entanto, Martin acreditava que a bateria de Best não suportava o som da banda. Então, a decisão foi tomada – Pete Best teve que ser substituído por um baterista de estúdio experiente para as gravações.

O arrependimento dos Beatles sobre Pete Best

Pete Best

Brian Epstein hesitou em dispensar Best, pois os fãs o amavam. No final, a banda decidiu que seu sucesso comercial era muito mais importante do que ter uma boa presença de palco. Quando a EMI assinou com os Beatles, Epstein não informou Best. Ele então convidou o baterista para seu escritório e o dispensou em particular. Acontece que os membros dos Beatles tinham muito a confessar sobre a demissão de Best.

“ Fomos covardes quando o demitimos ”, admitiu John Lennon em um comunicado. “Fizemos Brian fazer isso”, continuou ele, reconhecendo que foi covarde da parte deles deixar isso para Brian Epstein. Por outro lado, McCartney sentiu pena do baterista, pois ele poderia ter sido uma estrela se não o tivessem dispensado. Macca disse: “ Sinto muito por ele por causa do que ele poderia ter feito”.

“Não fomos muito bons em dizer a Pete que ele tinha que ir”, confessou George Harrison, dizendo que lamenta como eles mostraram a Best a porta. “Historicamente, pode parecer que fizemos algo desagradável para Pete, e pode ter sido que poderíamos ter lidado melhor com isso. ” Como Starr não estava com a banda durante o incidente, ele estava com o coração leve: “Nunca senti pena … não estava envolvido”, disse ele uma vez.

Aparentemente, John Lennon culpou a si mesmo e ao resto da banda por não ter coragem de dizer a Pete Best que ele tinha que ir porque sua bateria não combinava com o som deles. McCartney também acreditava que poderia ter sido diferente para Best se ele continuasse sendo um Beatle. Parece que ele estava certo, já que Pete só fez esforços musicais sem sucesso após sua demissão e deixou a cena musical por um período antes de formar sua Pete Best Band.

Leia também: Quem era a verdadeira Eleanor Rigby? Paul McCartney revela a verdadeira história por trás da música clássica dos Beatles

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.