bandas de rock
bandas de rock

10 bandas de rock que você odeia ou ama

Na política não é muito difícil fazer amigos e inimigos ao mesmo tempo. Na arte, é um pouco mais difícil. Há vários artistas que frequentemente fazem as listas dos “melhores”, mas a maioria das pessoas racionais não discute seu mérito. Os Beatles e o Led Zeppelin estão tipicamente no topo do rock clássico, e mesmo seus críticos não os colocam geralmente além do top 20 em bandas de rock.

Desça um pouco mais e você encontrará Jimi Hendrix e The Who, onde a maioria concordará se eles não são os melhores de todos os tempos, pelo menos não são horríveis. Bruce Springsteen pode não ser o favorito de todos, mas a maioria dos fãs de rock aprecia o que ele faz. Esta lista é composta especificamente por grupos que têm um grande contingente de apoiadores raivosos, mas também têm um grande número de detratores dedicados. As pessoas são apaixonadas por eles, ou apaixonadas contra eles.

10. Captain Beefheart

Captain Beefheart ganha o cobiçado 10º lugar apesar de ser o artista mais obscuro da minha lista devido em parte ao fato de que mesmo quando as pessoas o elogiam, parece que o estão colocando para baixo. Seu álbum mais famoso, Trout Mask Replica, consistentemente ganha um lugar no “Top 50 Albums” da revista de música obrigatória, enquanto o crítico usa palavras como incompreensível, inacessível, indescritível e inaudível. Seu produtor ocasional e maior apoiador de nome não era menos uma figura cult do que Frank Zappa. Beefheart ainda ganhou um lugar especial por ter possivelmente a melhor voz pura nesta lista, e pela maneira como ele a usou.

9. Metallica [ bandas de rock ]

bandas de rock

O Metallica sofre com o mesmo destino do U2. Eles começaram a perder fãs obstinados assim que sua popularidade comercial atingiu o pico. À medida que seu estilo evoluiu de speed thrash para heavy metal épico, muitos ouvintes de longa data encontraram outros lugares para bater a cabeça. A migração aumentou quando eles tomaram partido das gravadoras na luta pelo comércio de música e culminou com o documentário autorizado de suas provações e tribulações enquanto eram orientados por um conselheiro de relacionamento. O cantor James Hetfield faz suas maiores manchetes nos dias de hoje quando é fotografado usando sandálias, shorts de praia e uma bolsa Armani. Claro, ele tem permissão para ter uma vida pessoal. Ele só não tem permissão para ser legal.

8. U2

bandas de rock

Este grupo é famoso o suficiente e popular o suficiente para que não haja necessidade de divulgar que são positivos. Basta dizer que eles são o primeiro grupo da lista a ganhar uma grande impopularidade por serem muito populares. Eles foram um dos 200 álbuns mais quentes do ano da Billboard em 16 anos entre 1983 e 2009 com as 100 melhores músicas em 5 desses anos. As classificações típicas de “sugar” vêm de tipos indie que “gostaram deles durante a Guerra”, mas não os suportavam depois de Joshua Tree. A explicação varia de “Só porque eles são populares não significa que eles não são ruins” para “Porque eles são populares, eles são péssimos”. Isso não significa que não.

7. Aerosmith

bandas de rock

Aqui está uma banda que muitos, inclusive eu, irão sustentar que nunca foi boa para começar. Eles se mostraram promissores com seu sucesso de 1973, “Sweet Emotion” (# 59), mas nunca contribuíram com grandes músicas e seu talento é pálido a mediano. A história deles poderia ser transformada em um documentário decente, exceto que Spinal Tap já fez isso.

6. Sonic Youth

bandas de rock

Aqui está a banda favorita de Curt Cobain. Eles fizeram uma carreira tocando música horrível, sem aspas. Seu triunfante álbum duplo, Daydream Nation, que os transformou de tocar em clubes de mergulho para tocar em clubes de mergulho um pouco maiores (mas pelo menos eles poderiam parar de furtar no supermercado), tem cerca de 2,7% de cantar e/ou tocar em afinação. John Cage ficaria orgulhoso.

5. Elvis Presley

famosas estrelas do rock

Como um ícone americano, não deve haver dúvidas… Elvis era o Rei. Como músico, o homem ajudou a popularizar o rock & roll, o que não é pouca coisa, embora ele não estivesse sozinho. Seu início de carreira (de 1958 a 1960 antes de ser convocado para o Exército dos EUA), com covers de sucesso como “Hound Dog”, “Heartbreak Hotel” e “All Shook Up” garantiram que ele deixaria sua marca. Infelizmente, ele simplesmente não parou por aí. Para a população em geral que não está em asilos, o legado de Elvis hoje é principalmente preenchido com pinturas de veludo, carros feios e filmes horríveis. Como Neil Young escreveu, às vezes “é melhor queimar do que desaparecer”.

4. Beach Boys

bandas de rock

Aqui está um grupo que sofre muito em comparação. Seus fãs continuam então a compará-los com os Beatles e isso não é justo. O que eles não roubaram de Chuck Berry, eles roubaram do Four Seasons. Eles começaram a se aproximar da credibilidade quando seu líder, Brian Wilson, desenvolveu esquizofrenia paranóica induzida por drogas e começou a ter pensamentos originais. Mas a banda o expulsou e passou os próximos 30 anos capitalizando/destruindo o que restava do nome “Beach Boys”. Eu tenho mais classe do que bater em Brian por sua doença mental. Mas não me importo de bater no Mike Love por ser um narcisista.

3. Velvet Underground

Falando pessoalmente, não tenho certeza do que esse grupo fez para torná-los tão levemente famosos quanto eram. Suspeito que tenha sido sua associação com Andy Warhol. Como muitos fãs de rock, uma vez eu sentei e ouvi um álbum deles a pedido de um amigo, mas a experiência foi totalmente esquecível e literalmente esquecida. Aparentemente, sua influência sobre futuros artistas supera sua popularidade real. De acordo com o Rock Hall of Fame, “Eles são uma das bandas de rock and roll mais importantes de todos os tempos, lançando as bases nos anos sessenta para muitas tangentes que a música rock levaria nas décadas seguintes”. Mas não tenho certeza se eles realmente existiram.

2. The Eagles

Aquele que todos vocês estavam esperando. The Dude fez parte da lenda de Hollywood, mas os esnobes do rock diziam isso há décadas: “Eu odeio a #@$& !@ # dos Eagles”. Eles exemplificam o problema da popularidade, porque ao contrário do U2 e do Metallica, os Eagles nunca tiveram um período de desenvolvimento. Seu primeiro álbum teve três hits no Top 40 (“Take It Easy”, “Peaceful Easy Feeling” e “Witchy Woman”). A crítica é que as músicas são muito cativantes, a produção é perfeita demais e as vozes são muito bonitas. Algumas pessoas simplesmente odeiam essas coisas.

1. The Grateful Dead

As críticas são óbvias e abundantes. Esses caras não passavam de um bando de hippies sujos. Suas vozes eram uma droga. Eles tocaram músicas de 40 minutos com base em um guitarrista médio (na melhor das hipóteses) improvisando em uma escala básica. Eles passaram 30 anos entre canções de sucesso, se você pode chamá-las de hits. No entanto, eles têm sido um elemento da música popular desde meados da década de 1960 e tiveram um fandom dedicado de centenas de milhares durante todo o tempo. Aceite como quiser, mas um de seus maiores fãs, o lendário promotor de rock Bill Graham disse: “Eles não são os melhores no que fazem, são os únicos que fazem o que fazem”.

Leia também: Top 10 músicas de rock que ainda animam as festas

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.