Apesar dos Beatles terem durado apenas dez anos, o Fab Four agitou uma quantidade implacável de material em uma velocidade alucinante antes de desmoronar sob o peso de seu próprio legado.

Apesar de seu sucesso sem precedentes, Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr acabariam se esgotando com uma mistura de fadiga criativa e deterioração do relacionamento interpessoal.

Com 21 álbuns de estúdio, cinco álbuns ao vivo, mais de 50 compilações, 63 singles e alguns filmes em seus nomes, os fãs do grupo tiveram muito o que analisar nos anos seguintes à separação. E eles nunca tiveram medo de fazê-lo.

No entanto, com o desenvolvimento de seu som veio uma mudança nas personalidades individuais de cada membro, pois eles começaram a competir pelo controle criativo.

Com uma mudança na dinâmica da banda e influência externa de novos parceiros impactando a harmonia do Fab Four, rachaduras começaram a aparecer, e as produções começaram a se deteriorar, e nenhuma música exibe melhor isso do que o muito debatido single 'Maxwell's Silver Hammer'.

Escrito por Paul McCartney e apresentado no álbum  Abbey Road , 'Maxwell's Silver Hammer' foi criado durante as brutais  sessões de gravação de Get Back  , quando as relações pessoais entre os membros estavam em baixa.

Ao assumir o controle do grupo, McCartney tinha uma visão clara para a faixa e, para colocá-la como imaginava, forçou a banda a trabalhar horas e horas de sessão.

"A pior sessão de todos os tempos foi 'Maxwell's Silver Hammer'", recordou Ringo Starr mais tarde em entrevista à  Rolling Stone . “Foi a pior faixa que tivemos que gravar. Isso durou semanas do c4r4lh*” , acrescentou.

Claro, se o normalmente otimista Ringo Starr estava distribuindo as críticas, você sabe que tinha que ser problemático Lennon disse em entrevista:  "Tudo o que lembro é que Paul nos fez fazer isso cem milhões de vezes .” Era uma música de demonstração para McCartney, e sua insistência em aperfeiçoar a faixa claramente desgastou os outros membros do grupo.

Apesar da frustração em torno de 'Maxwell's Silver Hammer' sustentando a maioria das entrevistas durante este período - e os problemas que posteriormente causou - McCartney permaneceu positivo no momento de sua gravação.

“Foi a melhor peça de rádio que eu já ouvi na minha vida, e a melhor produção, e Ubu foi tocada de forma tão brilhante”, disse ele no livro de Barry Miles,  Many Years From Now . “Foi apenas uma sensação. Essa foi uma das grandes coisas do período para mim”, acrescentou ele em uma demonstração de bravura um tanto exagerada.

Parece que McCartney estava por conta própria com esta, no entanto, como até George Harrison refletiu sobre a faixa com desdém: “Às vezes, Paul nos fazia fazer essas músicas realmente frutadas”, disse ele ao  Crawdaddy  na década de 1970. "Quero dizer, meu Deus, 'Maxwell's Silver Hammer' era tão frutado."

Três músicas clássicas dos Beatles inspiradas em Ringo Starr

LEIA TAMBÉM!

CLIQUE NO LINK PARA LER

ECAD: Indústria da música ainda sofre com a retomada pós-pandemia

Gene Simmons diz que Angus Young não tinha dentes da frente quando o conheceu

SAIBA MAIS