Metas para emagrecer, ganhar dinheiro, arranjar um namorado (a) já são tradicionais na virada do ano, mas que tal começar diferente e estudar música! Pois saiba que a ciência nos mostra que aprender tocar piano pode trazer muitos benefícios para sua saúde. Aqui vão 15 motivos para te incentivar.
Ah! E antes de mais nada saiba que estudos mostram que nunca é tarde demais para começar a aprender piano – os benefícios mentais e físicos se aplicam a todas as idades.
1. Previne o processamento cerebral, a audição e a perda de memória
A capacidade de processar sinais auditivos geralmente diminui à medida que envelhecemos. No entanto, participantes de um estudo recente que continuaram a tocar música por toda a vida ajudaram a reverter o declínio do processamento cerebral, da memória e da perda auditiva do ouvido interno.
2. Melhores habilidades de contagem e matemática
Um estudo conduzido por Martin F. Gardiner e seus colegas do Centro para o Estudo do Desenvolvimento Humano da Brown University descobriu que o treinamento musical especializado em incrementos específicos para maior dificuldade aumentou as habilidades matemáticas dos alunos da segunda série significativamente acima de seus colegas.
3. Exercício de novas habilidades linguísticas
Um estudo no início da década de 1990 descobriu o “efeito Mozart” em crianças, que mostrou que o desenvolvimento inicial da linguagem e a inteligência espaço-temporal poderiam ser impulsionados por aulas de teclado para pré-escolares. Além disso, um estudo do Dr. Charles Limb mostrou que pianistas que usam solo seus cérebros linguisticamente, como se estivessem respondendo de maneira conversacional e gramatical.
4. Melhora a compreensão da leitura
Um estudo de 1993 resumido no jornal de Psicologia Educacional mostrou que a habilidade de discriminar o tom, que é uma habilidade fundamental que você aprende ao tocar piano, estava ligada a um bom desempenho de leitura. Além disso, aprender a memorizar música antes do desempenho exercita as habilidades de compreensão de leitura e a parte do cérebro responsável pela recordação.
5. Incentiva a criatividade
A Dra. Ana Pinho realizou um estudo recente sobre pianistas de jazz. Monitorando a atividade cerebral durante o jogo, então ela descobriu que a parte do cérebro responsável pelas respostas padrão ou estereotipadas estava na verdade desligada. Em vez disso, quando pianistas de jazz estão tocando, a habilidade de improvisação de seus cérebros está disparando para criar som e estilo únicos e originais.
6. Prática com Gestão de Tempo e Organização
Como acontece com qualquer responsabilidade ou hobby, aprender a adicioná-lo à sua rotina diária e arranjar tempo para isso requer um bom gerenciamento do tempo. Portanto tocar piano e outros instrumentos que exigem uma programação de prática de rotina é particularmente eficaz para desafiar a capacidade de gerenciar e organizar seu tempo. Para as crianças, aprender a tocar piano, fazer malabarismos, praticar e brincar é uma ótima maneira de ensinar essas habilidades para a vida toda.
7. Requer concentração, disciplina e paciência
Várias áreas do cérebro se iluminam ao tocar música. Cientistas que estudam os cérebros de músicos enquanto eles tocam música descobriram que a disciplina de tocar música é equivalente a um treino cerebral de corpo inteiro.
Fortalecer várias áreas do cérebro, incluindo nossa capacidade de concentrar, enfocar e aplicar o conhecimento, tocar música nos permite exercitar nosso cérebro de maneira semelhante em outras áreas. Portanto, não deve ser surpresa que começar a tocar piano provocará um aumento da paciência, concentração e disciplina em outras áreas da sua vida.
8. Fortalece os músculos das mãos e a coordenação mão-olho
Não é nenhuma surpresa que aprender a tocar piano requer coordenação olho-mão, mas um estudo recente sobre controle motor de mão em músicos sugere que os executantes de piano realmente mudaram o mapeamento cortical para aumentar a velocidade dos dedos.
Para crianças e adultos com habilidades motoras reduzidas, aprender a tocar piano pode desafiar essas conexões cerebrais ao movimento motor e até mesmo fortalecer a coordenação.
9. Melhora o ritmo e coordenação
Aprender o ritmo é essencial para dominar o piano, mas também demonstrou ter um efeito positivo nas habilidades de leitura em crianças.
De acordo com o jornal acadêmico Psychology of Music, “as crianças expostas a um programa multianual de aulas de música envolvendo treinamento em habilidades rítmicas, tonais e práticas cada vez mais complexas exibem desempenho cognitivo superior em habilidades de leitura em comparação com seus colegas não treinados musicalmente. ”
10. Aumenta a autoestima
Em um estudo de 2014 com alunos da quarta série de uma escola pública no Canadá, crianças que receberam aulas individuais de piano por três anos tiveram melhores resultados em medidas de autoestima e testes de desempenho musical na escola.
Por isso aprender a tocar piano e experimentar a emoção da maestria depois de aprender uma peça musical é uma maneira incrivelmente poderosa de aumentar a confiança de alguém.
11. Expande o Conhecimento Cultural
Em um estudo de 2016 com mulheres e homens da Amazônia, a preferência musical foi considerada estritamente cultural e não embutida em nossos cérebros.
Portanto, contrariando as suposições anteriores sobre as preferências de nossos cérebros de acordes dissonantes versus consoantes, as descobertas do estudo apóiam o aprendizado de tocar piano como uma forma de expandir nosso conhecimento cultural de diferentes sons, estilos e tipos de música.
Especialmente para as crianças, essa exposição é crítica para encorajar a abertura de espírito e a diversidade cultural desde cedo.
12. Reduz o estresse e ansiedade
Um artigo de 2013 publicado pela National Library of Medicine descobriu que a prática do piano pode realmente ajudar a tratar a depressão e aliviar o estresse em adultos idosos.
Mas apesar do grupo demográfico estudado ser de adultos mais velhos, essas descobertas são encorajadoras para todas as idades de que a prática do piano pode servir como um tratamento holístico e natural para depressão e transtornos de humor.
13. Fornece um Entretenimento “Desconectado”
Limitar a o uso da tecnologia é algo que muitos pais e até mesmo adultos precisam fazer cada vez mais.
O efeito do tempo excessivo gasto em eletrônicos está relacionado ao aumento da atrofia cerebral, comprometimento do funcionamento cognitivo e até mesmo ao aumento da fissura devido ao comprometimento do funcionamento da dopamina.
Portanto aprender a tocar piano é uma atividade para crianças e adultos se afastarem do “tempo da tela” e ter uma tomada desconectada para se divertir.
14. Permite a aprendizagem cinestésica e tátil
Em 2013, um instituto em Barcelona, Espanha, estudou os efeitos de diferentes ambientes de aprendizagem cinestésica e atividades de lazer. Então o estudo descobriu que os participantes que foram designados a praticar piano, em oposição a outros que praticavam esportes, pintura, etc., mostraram maior melhora neuro e psicológica na escala que estavam usando.
15. Altera a estrutura do cérebro e capacidade mental
Muitas pessoas se definem como boas ou não boas na música. Você já ouviu pessoas dizerem: “Não sou nada musical!” Gottfried Schlaug, diretor do laboratório de música e neuroimagem do Beth Israel Deaconess e da Harvard Medical School em Boston, confirmou por meio de vários estudos que os cérebros de algumas pessoas são de fato mais adequados para aprender música.
No entanto, todos os humanos podem se beneficiar e até mesmo mudar a maneira como seu cérebro processa as informações e aprende novas habilidades ao aprender a tocar piano.
Leia também em nosso blog: 10 ideias de presentes para músicos (que eles realmente usarão)