Um juiz mais uma vez negou  o pedido de Taylor Swift para derrubar um processo de violação de direitos autorais sobre seu hit de 2014, “Shake It Off”.

Taylor swift - shake it off

A Rolling Stone  relata que o juiz distrital dos EUA Michael W. Fitzgerald rejeitou o último esforço de Swift para evitar um julgamento, que está marcado para 17 de janeiro de 2023.

Os advogados de Swift solicitaram pela primeira vez um julgamento sumário em seu favor do juiz Fitzgerald em dezembro, levando a estrela pop a apresentar uma moção para reconsiderar: “A moção de reconsideração foi negada”, disse o juiz Fitzgerald durante uma audiência em Los Angeles na segunda-feira (13 de setembro). .

“Acho que não atende ao padrão para reconsideração e, mesmo que atendesse, e eu estivesse abordando novamente sobre os méritos, ainda acho que há uma questão genuína de fato relevante em parte por causa da opinião de especialistas.”

Em 2017, Sean Hall e Nathan Butler entraram com uma ação de violação de direitos autorais, alegando que o refrão de "Shake It Off" foi retirado da música de 2001 "Playas Gon' Play", que Hall e Butler escreveram para o grupo de R&B 3LW.

O juiz Fitzgerald rejeitou o processo em 2018, alegando que as letras em questão eram “muito breves, sem originalidade e sem criatividade para garantir proteção sob a Lei de Direitos Autorais”.

Hall e Butler apelaram da indeferimento em 2019, e o Tribunal de Apelações do Nono Circuito reviveu o caso, dizendo que a “originalidade” de uma música deveria ser decidida pelos jurados, não pelos juízes.

Na decisão de agora, o juiz Fitzgerald acrescentou que foi “negligente” ao deixar a moção de reconsideração da defesa não ser abordada por “muito tempo”. Ele disse que o depoimento do especialista apresentado no caso foi um fator determinante em sua decisão.

Especialistas dos queixosos disseram que há "semelhança substancial" entre as duas músicas: "Playas Gon' Play" afirma que "Playas, eles vão tocar/ E os inimigos, eles vão odiar", enquanto "Shake It Off" afirma que "Os jogadores vão jogue, jogue, jogue, jogue, jogue/ E os inimigos vão odiar, odiar, odiar, odiar, odiar.”

“As letras de 'Shake It Off' foram escritas inteiramente por mim”, escreveu Swift em sua moção de julgamento sumário (via Billboard ).  “Até saber sobre a reivindicação dos autores em 2017, eu nunca tinha ouvido a música 'Playas Gon' Play' e nunca tinha ouvido falar dessa música ou do grupo 3LW.”

Ela acrescentou que “Shake It Off” foi inspirada pelo “escrutínio público implacável da minha vida pessoal, reportagens 'clickbait', manipulação pública e outras formas de crítica pessoal negativa que eu aprendi que precisava me livrar e focar na minha música. ”

O 10º álbum de estúdio de Swift,  Midnights  , será lançado em 21 de outubro. Até lá, você pode conferir nossa lista das 10 músicas mais importantes da sensação pop .

Top 10 Pop Stars da nova geração mais ricos do mundo

CLIQUE NO LINK PARA LER

Justin Bieber: A vida milionária e luxuosa do cantor

Dua Lipa é alvo de segundo processo por suposto plágio de ‘Levitating’

SAIBA MAIS