'Stairway to Heaven' do Led Zeppelin ainda é um clássico absoluto. Tecendo uma tapeçaria de imagens bíblicas, violão folk e riffs de hard rock, o single de 1971 tem sido causa de adoração e consternação em igual medida.

No entanto, apesar de toda sua popularidade duradoura, seu verdadeiro significado muitas vezes aludiu aos ouvintes, gerando uma riqueza de interpretações, uma das quais sustenta que a música realmente contém mensagens satânicas.

O Led Zeppelin não está sozinho nesse aspecto. Nem Xuxa escapou dessa, portanto o mundo do rock está cheio de exemplos de pessoas encontrando meandros ocultos e versos satânicos nas músicas.

Isso não é surpreendente quando você lembra que o rock tem sido associado ao mal desde o seu início. Mesmo antes do rock, o virtuoso do blues Robert Johnson estava sendo acusado de lidar com o Desde então, todos, desde os Rolling Stones e os Beatles até Alice Cooper e Marilyn Manson, têm sido o foco do desprezo cristão.

A conexão percebida do Led Zeppelin com o satanismo cresceu constantemente ao longo dos anos. Grande parte da imagem da banda estava ligada ao paganismo e o guitarrista Jimmy Page tinha uma espécie de obsessão pelo renomado ocultista Aleister Crowley; ele até comprou sua casa no lado sudeste do Loch Ness.

A conexão do Led Zeppelin com o Diabo ficou mais pronunciada na década de 1980, quando um ministro de Michigan chamado Michael Mills afirmou que 'Stairway To Heaven' continha uma mensagem de áudio invertida de design luciferiano.

Mills sustentou que a música continha as mensagens ocultas: "mestre Satan", "serve-me" e "não há como escapar disso". Como um cristão estridente, ele temia que essas mensagens estivessem sendo subconscientemente absorvidas pelas mentes dos jovens.

O evangelista Paul Crouch estava de acordo. A Rolling Stone relatou que, em 1982, ele alegou que as letras invertidas continham a mensagem: “Aqui está meu doce Satanás/Aquele cujo pequeno caminho me deixaria triste, cujo poder é Satanás/Ele dará àqueles com ele 666/Houve um pequeno barracão de ferramentas onde nos fez sofrer, triste Satanás.”

Músicas tocando de trás pra frente, processo conhecido como “backmasking” em inglês, fornecem o espaço perfeito para a pareidolia de áudio – esse é o fenômeno em que as pessoas identificam significados e imagens em padrões ambíguos.

A legitimidade instável das alegações de Crouch e Mills não fez nada para dissuadir os habitantes do America's Bible Belt de que o Led Zeppelin estava transformando seus filhos em anticristos, no entanto, e que a aura de ocultismo ainda é uma parte importante do mito da banda até hoje.

Robert Plant disse a Nancy Wilson que ela o fez voltar a gostar de ‘Stairway to Heaven’ CLIQUE NO LINK PARA LER

Rudolf Schenker, do Scorpions, diz que todas as bandas são cópias dos Beatles e dos Rolling Stones

Os 40 maiores cantores de rock de todos os tempos

SAIBA MAIS