Todo mundo tem um Beatle favorito e, para algumas pessoas, a resposta não é o gênio cáustico de John Lennon, o domínio da composição de Paul McCartney ou a suavidade espiritual de George Harrison, mas o jovial, afável e santo Ringo Starr.

Ele não apenas foi um membro fundamental do Fab Four – apesar de lutar contra críticas depreciativas durante a maior parte de seu tempo na banda – mas Starr também é, sem dúvida, um grande músico por mérito próprio, e provou isso ao longo de sua carreira solo.

Mas talvez a razão pela qual Starr tenha permanecido tão amado seja sua natureza inegavelmente acolhedora.

Embora algumas pessoas o conheçam principalmente como baterista, Starr também ganhou sua fama como cantor e compositor, provando uma habilidade para uma melodia cativante em várias ocasiões.

Mesmo durante seu tempo com os Beatles, Starr contribuiu com sua habilidade vocal em algumas de suas canções mais adoradas, incluindo 'With a Little Help From My Friends' e um dos números mais memoráveis dos Beatles, 'Octopus's Garden'.

Embora ele possa ser o músico mais famoso de seu bairro, o homem no centro da fama ainda é um amante da música de coração. Então, quando Ringo Starr foi questionado, “que música você quer que toque em seu funeral?” pelo NME , ele tinha uma escolha difícil em suas mãos.

O ex-Beatle deu uma resposta intrigante ao escolher uma de suas próprias canções com os Beatles. Em resposta à pergunta, Ringo Starr disse : “Não sei o que teríamos para tocar, então vou dizer esta porque seria bom ter todos cantando junto” em relação a 'Octopus's Garden'.

Embora algumas pessoas possam achar um pouco egoísta em outras circunstâncias um artista escolher uma música que eles mesmos escreveram, a escolha de Ringo Starr é saudável em reflexão, especialmente considerando as críticas que ele recebeu ao longo dos anos.

A música é uma das poucas do cânone da banda escrita diretamente por Ringo Starr. “'Octopus's Garden' é a música de Ringo”, disse George Harrison certa vez. “É apenas a segunda música que Ringo já escreveu, veja bem, e é adorável.”

Ao detalhar por que a música é tão amada pelos fãs dos Beatles, Harrison acrescentou: “Porque é tão pacífica. Suponho que Ringo esteja escrevendo canções cósmicas hoje em dia, mesmo sem perceber.” É difícil argumentar, o homem de “paz e amor” é o arquétipo do mestre zen da bateria.

Foi a marca de uma banda começando a explorar plenamente sua criatividade diante de tensões crescentes. Na verdade, a música foi composta durante um período difícil para Ringo, pois ele se sentiu expulso da banda e tirou férias com o ator Peter Sellers.

Depois de pedir peixe com batatas fritas a bordo, Starr foi presenteado com lulas e achou a refeição um tanto peculiar. Nunca tendo comido o animal antes, Starr ficou surpreso com sua refeição surpresa, que iniciou uma conversa com o capitão do barco.

O capitão contava uma história sobre como “os polvos viajam pelo fundo do mar apanhando pedras e objetos brilhantes para fazer um jardim”. Isso encantou Starr, mexendo com sua criatividade, e a música nasceu.

Parece que os Beatles podem criar uma música fúnebre popular, o que não é um sentimento inédito. No entanto, as escolhas usuais de “música fúnebre” parecem ser um pouco mais melancólicas. 'Octopus's Garden', torna a escolha de Starr ainda mais especial.

Três músicas clássicas dos Beatles inspiradas em Ringo Starr

LEIA TAMBÉM!

CLIQUE NO LINK PARA LER

O ‘Sonho Impossível’ de Ringo Starr que se tornou realidade com os Beatles

Os cinco melhores restaurantes de Londres para os amantes da música

SAIBA MAIS