Ram: o álbum controverso de Paul McCartney

Após a separação dos Beatles, cada membro seguiu seu próprio caminho artístico, incluindo Paul McCartney, que lançou o álbum de rock experimental Ram, em parceria com sua esposa Linda, que teve uma vida útil única no mundo da música indie.

No entanto, o álbum não foi bem recebido pelos críticos na época, incluindo um dos colegas Beatles, Ringo Starr.

Starr expressou preocupação com a carreira de McCartney, dizendo que sentia que ele tinha perdido seu tempo e parecia estar ficando estranho.

No entanto, ao longo dos anos, o álbum Ram envelheceu soberbamente entre os fãs de McCartney e influenciou uma série de artistas.

O álbum foi lançado anos antes de Wings se tornar uma ideia e representou a primeira tentativa de McCartney de fazer música que fosse autenticamente ele.

Ao longo do disco, McCartney fala sobre as alegrias de ser livre para escrever por conta própria, como a delícia caseira de 'Heart of the Country' e criticar seu antigo parceiro de composição John Lennon na música 'Too Many People'.

Lennon estava esperando para responder a McCartney e conjurou 'How Do You Sleep' como uma longa faixa dissimulada para seu parceiro de composição, com sal na ferida vindo de George Harrison tocando o solo de guitarra na faixa de Lennon.

Músicas dos Beatles que Ringo Starr foi o vocalista principal

ARRASTA PRA CIMA!

LEIA TAMBÉM:

McCartney nunca teve a intenção de machucar Lennon com nenhuma dessas letras, porém, em vez disso, procurou encontrar sua própria voz em um estúdio elegante, mantendo aquele lado caseiro de si mesmo que estava entrando na época.

Enquanto os críticos rasgavam o álbum em pedaços, McCartney precisava de uma mudança de cenário depois, reunindo uma nova banda com a ajuda de Denny Laine e criando Wings com um toque de volta ao básico.

Embora McCartney possa ter querido escapar dos sons de Ram, o punhado de primeiras canções dos Wings acabou parecendo incompleto, e McCartney deu um tiro no pé ao se afastar de qualquer coisa que soasse como sua antiga banda.

Os críticos podem não ter entendido o que McCartney estava tentando fazer na época em Ram, mas o álbum era muito à frente de seu tempo para que as pessoas vissem o que ele estava tentando fazer naquele momento.

O trabalho de McCartney com Ram influenciou muitos artistas e provou que o álbum pode ser apreciado mesmo anos após seu lançamento. Embora Starr possa ter odiado o álbum na época, ele pode agora apreciar seu legado duradouro na música e o talento de McCartney em explorar novos territórios sonoros.

O fim dos Beatles pela ótica de John Lennon

ARRASTA PRA CIMA!

LEIA TAMBÉM: