"Pelé nos deixou hoje aos 82 anos de idade. O craque ficou conhecido mundialmente como um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, mas muitos talvez não saibam que ele também teve uma carreira de sucesso na música e no cinema.
Antes de se tornar um astro do futebol, Pelé já tinha se destacado como cantor e ator, tendo lançado vários álbuns de música e participado de diversos filmes e programas de televisão.
"Meu Mundo É Uma Bola", uma das primeiras composições de autoria, foi lançada em 1977. Com os arranjos de Sergio Mendes, a música se transformou em um sambinha agradável e descontraído.
De acordo com o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), o ex-jogador de futebol possui 34 obras musicais e 15 gravações registradas no banco de dados da instituição.
Vamos Relembrar algumas das músicas que Pelé mais se destacou:
1 - Campanha Brasil em Ação "ABC com Pelé" 1998
Em 1998, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, Pelé foi o rosto de uma campanha do Ministério da Educação e a música usada na campanha ainda é lembrada até hoje.
2 - Elis Regina & Pelé - Vexamão (1969)
Em 1969, Pelé gravou duas músicas que havia escrito, com a colaboração de Elis Regina. As canções "Vexamão" e "Perdão não tem vez" foram incluídas em um compacto intitulado "Tabelinha".
3 - Cidade Grande - Jair Rodrigues & Pelé
Em 1981, a música "Cidade Grande", escrita por Pelé, foi incluída no álbum de Jair Rodrigues. Os dois gravaram juntos a canção e um clipe, que foi exibido no programa "Fantástico" da Rede Globo.
4 - Pelé - Esperança
O single, que tinha como objetivo motivar e transmitir esperança para os jovens brasileiros que participariam das Olimpíadas, foi composto por Pelé.
"ABC do Bicho Papão", "Pelé Agradece" e "Cidade Grande" são as músicas mais regravadas. Nos últimos seis anos, a maior parte dos rendimentos de Pelé em direitos autorais veio dos segmentos de rádio e televisão, representando mais de 85% do total.
Em resumo, Pelé não só foi um astro do futebol, mas também teve uma carreira memorável na música e no cinema, provando que além de ser um jogador excepcional, ele também tinha muito talento fora dos gramados."
VISITE NOSSO BLOG E LEIA TAMBÉM: Iron Maiden: Fatos curiosos sobre a banda