Em seus primeiros dias, o Pink Floyd era liderado por Syd Barrett , que contribuiu significativamente para a banda com suas composições extraordinárias e habilidades instrumentais.

No entanto, Barrett foi convidado a deixar o Pink Floyd durante as sessões do segundo álbum de 1968, 'A Saucerful of Secrets', devido à deterioração de sua saúde mental. David Gilmour logo o substituiu como o novo guitarrista da banda.

A saída de Syd levou a grandes mudanças na estrutura interna e na dinâmica da banda. Como ele era o líder do Pink Floyd com seu gênio criativo, eles precisavam de alguém dentro da banda para dar um passo à frente com suas habilidades de liderança. Assim, Roger Waters veio à tona e passou a orientar os trabalhos futuros da banda.

A influência de Waters no som da banda foi proeminente no primeiro álbum do Pink Floyd sem Syd Barrett, 'More' de 1969. O baixista escreveu a maior parte das letras como faria nos álbuns seguintes da icônica banda. Durante uma entrevista em 1987 com Chris Salewicz, Waters refletiu sobre esse período logo após a saída de Barrett e como ele se tornou o líder do Floyd .

“Sim, foi logo depois que nos separamos de Syd”, disse Roger Waters quando questionado sobre como assumiu a liderança do Pink Floyd.

“Tenho certeza de que você ouviria argumentos sobre isso dos outros 'meninos', mas eu simplesmente assumi a responsabilidade , em grande parte porque ninguém mais parecia querer fazer isso , e isso é ilustrado graficamente pelo fato de que comecei a escrever mais do material a partir de então, estou perfeitamente feliz sendo um líder.”

Então, o baixista deu a entender que precisava assumir a liderança porque ninguém mais dentro da banda queria assumir a responsabilidade. Ele acrescentou: “Na verdade, sei que posso ser uma personalidade opressiva porque borbulho com ideias e esquemas e, de certa forma, era mais fácil para os outros simplesmente concordarem comigo”.

Roger continuou: “Raramente costumávamos nos ver socialmente, embora eu costumava me dar bem com Nick Mason. Por um tempo limitado, nos primeiros tempos do grupo, nós nos misturamos socialmente. Porque há algo bastante atraente em um grupo reunido na estrada, mas isso logo desaparece. E coisas como famílias garantem que esse ciclo chegue ao fim .”

Segundo Roger Waters, a saída de Syd Barrett, de certa forma, o obrigou a assumir a liderança do Pink Floyd porque parecia ser o único que queria assumir a responsabilidade.

A partir de então, ele foi o principal compositor da maior parte do material da banda e guiou seu som até se separar do Floyd em 1985. No período posterior, David Gilmour liderou a banda com suas contribuições sofisticadas.

O problema de saúde mental de Steven Tyler que quase lhe custou a vida

LEIA TAMBÉM!

CLIQUE NO LINK PARA LER

Pink Floyd: Qual é o membro mais rico da banda?

Slash saúda lendas do rock inglês Black Sabbath por criar “o riff mais pesado de todos”

SAIBA MAIS