Embora cada membro de uma banda desempenhe um papel crucial, aquele que tende a se destacar é o guitarrista. Quase todas as bandas têm pelo menos um, e muitas vezes é até mesmo o instrumento preferido do frontman de uma banda. Vamos relembrar juntos alguns dos grandes nomes da guitarra.

Músico autodidata, Paul é conhecido principalmente por seus sucessos de jazz, mas começou a tocar música country. Seu estilo de usar licks, trills e outras técnicas de fretting o diferenciava de outros músicos da época, com ele e sua esposa, Mary Ford, vendendo milhões de discos juntos.

Les Paul

Riffs simples e poderosos são a essência do estilo de tocar guitarra de Angus Young. Claro, ele pode fazer praticamente qualquer coisa na guitarra. Alguns de seus riffs mais memoráveis ​​vêm de músicas como “Back in Black” e “Highway to Hell”, que sempre surpreendem os ouvintes.

Angus Young

Embora Gilmour não tenha sido o guitarrista original do grupo de rock psicodélico Pink Floyd, não há como negar tudo o que ele fez pela banda e pela música como um todo. Conhecido por experimentar com seu instrumento, ele ajudou a normalizar o uso de eco e

David Gilmour

Considerado o padrinho do rock and roll, Chuck Berry fazia música do jeito que achava que deveria ser tocada independentemente do que os outros pensassem. Acontece que Berry estava certo e ajudou a estabelecer um dos gêneros mais populares da música.

Chuck Berry

Considerado um dos fundadores do heavy metal, Tony Iommi perdeu a ponta de um dedo trabalhando em uma metalúrgica em Birmingham, Inglaterra. Para compensar seu apêndice perdido, Iommi usava uma ponta de dedo de couro, o que deu a sua guitarra um som único e pesado, colocando sua banda, Black Sabbath, na vanguarda da cena do rock and roll.

Tony Iommi

Conhecido como o “Quiet Beatle”, George Harrison pode não ter sido o rosto da banda, mas suas habilidades na guitarra diziam tudo. Não apenas o guitarrista principal do grupo, mas também um compositor de destaque, alguns de seus créditos, incluindo "Within Without You" e "I Want to Tell You", entre outros.

George Harrison

Músico nascido no México, Carlos Santana ganhou popularidade tocando com sua banda Santana no final dos anos 1960 e 70. Natural no violão, o que destacou Carlos Santana especialmente foi a incorporação de ritmos latinos e africanos em sua música, como o uso de timbales e congas, instrumentos incomuns no rock and roll da época.

Carlos Santana

Ao lado de seu irmão Alex Van Halen, os dois subiram na hierarquia para se tornar uma das maiores bandas do mundo, chamando-se Van Halen. Além de ser um dos fundadores e um dos principais compositores do grupo, Eddie era mais conhecido por suas incríveis habilidades na guitarra.

Eddie Van Halen

Amplamente considerado como um dos maiores guitarristas que já subiram ao palco, Jimi Hendrix tocou por suas próprias regras. Seja usando os dentes, tocando nas costas ou incendiando sua guitarra, ele nunca deixou de decepcionar.

Jimi Hendrix

Se alguma vez houve um verdadeiro solista, é BB King. Com a incorporação de sua técnica de flexão de cordas, o som de King ficou sofisticado e rapidamente se tornou uma lenda, homenageando o verdadeiro estilo do blues. Felizmente, as pessoas adoravam vê-lo tanto quanto ele adorava se apresentar.

BB King

Não só Eric Clapton teve uma carreira solo excepcional, mas também foi instrumental em grandes bandas como The Yardbirds, Cream e Derek and the Dominos. Ele se destacou por seu uso único do pedal wah-wah, dando ao seu toque um som psicodélico que outros guitarristas só esperavam imitar.

Eric Clapton

A lista dos maiores guitarristas vai muito além por isso corre lá no blog pra continuar lendo... Só clicar no link ou arrastar!

Elvis Presley: teorias que tentam provar que o rei do rock não morreu

Os 10 guitarristas mais ricos do mundo

SAIBA MAIS