Hoje vamos relembrar 10 dos melhores solos do cantor e compositor britânico e guitarrista, Mark Knopfler. Ele  foi o guitarrista e cantor do Dire Straits , que ele co-fundou com seu irmão mais novo, David, em 1977. A banda já vendeu mais de 120 milhões de discos.

In The Gallery

A escolha começa com a imagem clássica do próprio homem tocando sua Fender strat vermelha e branca na versão ao vivo de In The Gallery, desta vez no Rockapalast em Colônia, Alemanha. O primeiro solo de Knopfler começa por volta de 3' 20 segundos, enquanto a segunda, versão fortemente funk, começa por volta de 5'.

10

Down to the Waterline

A música que começa com as linhas imortais ' Sweet yield on the quayside' foi inspirada em um dos primeiros encontros românticos de Knopfler no rio Tyne. O suave e elegante solo de dedilhado do líder da banda começa em cerca de 2 minutos e 30 segundos e dura quase um minuto.

9

Single Handed Sailor

O favorito dos fãs Single Handed Sailor é sobre o barco Gypsy Moth e o século 20 marinheiro Sir Francis Chichester , que foi a primeira pessoa a velejar sozinho ao redor do mundo de oeste a leste. A música dura 4' 42” e o excelente solo de Knopfler começa por volta de 2'48” - e navega até o pôr do sol da música.

8

Solid Rock

Solid Rock nunca foi lançado como single, mas foi apresentado em todas as apresentações ao vivo do Dire Straits. A música de 3' 20” apresenta dois solos de Knopfler com a primeira peça balançando dando início à música. O segundo solo começa por volta de 1' 40” e dura apenas cerca de 15 segundos.

7

Speedway at Nazareth

A letra inicialmente parece ser sobre uma temporada de corridas, possivelmente a Indy 500,  mas uma escuta mais atenta revela que a música pode ser lida como uma metáfora para a vida. ” O solo de Knopfler começa aos 3', mais ou menos na metade da música, e vai até o fim, acompanhado às vezes por um violino, até o fim.

6

Brothers In Arms

Esta música melancólica e reflexiva foi escrita durante a Guerra das Malvinas, que foi um conflito controverso entre Argentina e Grã-Bretanha que levou a centenas de mortes e a Grã-Bretanha recuperando as ilhas. O solo melancólico de Knopfler começa por volta dos 5' e reflete perfeitamente o clima da música.

5

It Never Rains

A música de 8 minutos It Never Rains lida com problemas românticos e financeiros. Na versão do álbum, o enorme solo de Knopfler entra para levantar a música por volta de 4'45”, começa a balançar, e não para nunca mais.

4

Tunnel of Love

Esta música de mais de 8 minutos supostamente se refere especificamente à visita de Knopfler ao recinto de feiras em Whitley Bay. A música foi escrita exclusivamente pelo frontman do Dire Straits, cujo primeiro solo em 3'45” é seguido por uma peça mais longa e sentimental em 6'.

3

Telegraph Road

Além dos aspectos físicos da viagem, Knopfler usa a música para refletir sobre a jornada da América, desde os primeiros pioneiros que construíram o país através de 'igrejas e trens', até uma história sobre o desemprego e o declínio de um homem. O primeiro solo de Knopfler começa por volta dos 6', mas o épico posterior de 9' 40” tem uma qualidade quase cinematográfica.

2

A história de um dos solos mais icônicos do Rock está completa em nosso blog. Portanto, clique no link e saiba tudo sobre Sultans Of Swing, que em nossa avaliação é a NÚMERO 1 da nossa lista.

CLIQUE OU ARRASTA PRA CIMA

1 - Sultans Of Swing

Os 40 maiores cantores de rock de todos os tempos

Mark Knopfler explica porque não quer retomar a banda Dire Straits

SAIBA MAIS