Como um dos primeiros membros do Metallica, depois se ramificando em sua própria banda Megadeth, Dave Mustaine ajudou a definir o thrash metal como o conhecemos. Capaz de oscilar entre a guitarra principal e a base, Mustaine criou alguns dos licks mais característicos do gênero.

10. Dave Mustaine

Antes de existir o metal, havia os Yardbirds, que ostentavam três dos guitarristas nesta contagem regressiva. Jeff Beck ajudou no crescimento do rock de guitarra com infusão de distorção e, embora suas contribuições para o hard rock sejam inquestionáveis, ele também se interessou por world music e introduziu elementos clássicos, indianos e jazz em sua forma de tocar.

9. Jeff Beck

Randy Rhoads estava construindo um currículo impressionante quando sua vida foi interrompida em um acidente de avião. Mas o guitarrista de Ozzy Osbourne / Quiet Riot produziu licks de assinatura suficientes com seu estilo neoclássico que ele ainda é considerado um dos grandes de todos os tempos, apesar de sua curta carreira.

8. Randy Rhoads

Existe um guitarrista que desempenhou um papel tão importante em tantas grandes bandas de rock quanto Eric Clapton? Ele trouxe blues para The Yardbirds, power para Cream e uma guitarra favorita de todos os tempos chamada "Layla" para Derek & the Dominos. E isso tudo antes de sua carreira solo, que rendeu seu próprio quinhão de favoritos de rock de guitarra que você já tocou.

7. Eric Clapton

O legado de Ritchie Blackmore é profundo, primeiro entregando alguns riffs verdadeiramente hard rock como parte do Deep Purple, depois ficando mais pesado ao fundar os primeiros gigantes do metal Rainbow. Uma espécie de camaleão, o modo de tocar de Blackmore tornou-se mais folk baseado em seu projeto Blackmore's Night.

6. Ritchie Blackmore

Justamente quando o metal precisava de uma sacudida, veio Dimebag Darrell e sua banda Pantera. Inspirado por nomes como Tony Iommi, Eddie Van Halen e Randy Rhoads, Darrell criou seu próprio estilo groove metal e mudou a cara do gênero com seus riffs incríveis.

5. Dimebag Darrell

No final dos anos 70 e início dos anos 80, não havia guitarrista mais quente do que Eddie Van Halen, com sua guitarra "Frankenstrat", seu tapping com as duas mãos, vibrato e palheta de tremolo. Seu som distinto inspirou muitos a pegar a guitarra na esperança de replicar seu solo clássico "Eruption".

4. Eddie Van Halen

Depois de anos como músico de estúdio, Jimmy Page emergiu como um dos primeiros verdadeiros guitarristas de hard rock, primeiro com The Yardbirds e depois com a lendária banda Led Zeppelin. O poder e a graça que ele trouxe para a guitarra influenciaram as gerações vindouras.

3. Jimmy Page

Onde estaria o metal se Tony Iommi não tivesse cortado as pontas de dois dedos, forçando-o a se adaptar a um estilo diferente de tocar? Este senhor do riff do Black Sabbath é frequentemente creditado como o fundador da música metal, onde seu trabalho em clássicos como "Paranoid" e "Iron Man" iniciou um movimento musical.

2. Tony Iommi

Embora houvesse muitos grandes guitarristas surgindo nos anos 60, não havia nenhum mais inovador do que Jimi Hendrix. Seu tecnicismo, experimentação com distorção e brilho caótico fizeram dele um dos guitarristas mais influentes e respeitados da história do rock.

1. Jimi Hendrix

Dave Mustaine se arrependeu de ter socado James Hetfield quando entrou no Metallica

CLIQUE OU ARRASTA PRA CIMA

LEIA TAMBÉM:

Slash conta sobre o dia em que achou que morreria durante a gravação de ‘ November Rain ‘

O triste legado da família Presley após a morte do Rei do Rock

SAIBA MAIS