Qual é realmente o maior riff de todos? Os leitores do Guitar World que participaram em uma enquete votaram e definiram 10 dos melhores riffs já gravados. Confira a lista a seguir

Antes de Purple Haze , E7#9 era estritamente um acorde de jazz. Apenas um visionário consideraria usá-lo como centro tonal; convencionalmente, era considerado muito dissonante para os ouvintes convencionais. O acorde de Hendrix agora é um clichê, mas na época foi uma revolução.

10. Purple Haze – A Experiência Jimi Hendrix (1967)

O álbum de sucesso do trio texano, Tres Hombres , apresentou essa música perene. La Grange foi inspirada na Fashionable Ranch Boarding House de Edna, um bordel nos arredores da cidade titular do Texas. Para o riff de baixo e sujo apropriado, Billy Gibbons pegou um vamp I-bIII-IV no estilo John Lee Hooker em A (ACD), e derramou seu tom de marca registrada sobre ele.

9. La Grange – ZZ Top (1973)

O Pantera estava fazendo a passagem de som da turnê Cowboys From Hell quando o guitarrista Dimebag Darrell começou a tocar o que logo se tornaria a faixa mais definitiva de sua carreira.

8. Walk – Pantera (1992)

A influência de Tony Iommi no heavy metal e no rock em geral é algo que não pode ser exagerado. A maioria dos músicos se orgulharia de ter escrito apenas um riff clássico – o canhoto de seis cordas do Black Sabbath escreveu incontáveis, às vezes vários dentro da mesma música.

7. Iron Man – Black Sabbath (1970)

'The Black Album', foi o disco que estabeleceu o quarteto de San Francisco como a maior banda de metal do mundo. Com seu riff de tecla menor doomy e bem escolhido, letras assustadoras e som massivo, foi a faixa que estabeleceu o modelo para o resto do The Black Album.

6. Enter Sandman – Metallica (1991)

Provando que a lição de casa de arpejo pode valer a pena, esta faixa inicial do Van Halen foi construída em torno de uma forma simples de Lá menor, tocada com a palma da mão meio tom abaixo, e acabou se tornando uma de suas gravações mais famosas.

5. Ain't Talkin' 'Bout Love – Van Halen (1978)

Tem um dos riffs mais reconhecíveis e tocados na história do rock 'n' roll - sólido, simples e cativante como o inferno. Não é nenhuma surpresa ver esta faixa no final da nossa enquete! E, no entanto, como o vocalista do Deep Purple, Ian Gillan, disse ao TG , Smoke On The Water pode nunca ter sido lançado, porque inicialmente a banda não pensou nisso como algo especial.

4. Smoke on the Water – Deep Purple (1972)

O maior riff do maior álbum do rock! Malcolm Young tinha tudo planejado desde o início. Quando o guitarrista base formou o AC/DC em 1973 com seu irmão mais novo Angus na liderança, ele sabia exatamente como tornar o som da banda o mais poderoso possível.

3. Back In Black – AC/DC

Quando foi expulso do Black Sabbath em 1979, Ozzy Osbourne temia que seus dias como rockstar tivessem acabado. Até que um jovem guitarrista americano chamado Randy Rhoads entrou em sua vida. Crazy Train colocou Ozzy no caminho para o estrelato e confirmou Randy Rhoads como o guitarrista mais talentoso a surgir desde Eddie Van Halen.

2. Crazy Train – Ozzy Osbourne (1980)

Em 1969, ano em que Neil Armstrong pisou pela primeira vez na lua, Jimmy Page lançou seu próprio salto gigante para a humanidade. A figura da guitarra de Whole Lotta Love levou apenas 2,7 segundos para tocar, mas imediatamente projetou a música em outra década.

1. Whole Lotta Love – Led Zeppelin (1969)

LEIA TAMBÉM Os 10 melhores solos de guitarra de Kirk Hammett no Metallica

O dia que Slash acidentalmente soltou um palavrão em um programa de TV infantil de sábado de manhã

As 10 maiores teorias da conspiração do rock

SAIBA MAIS