Qual é o violão mais caro já vendido ?

Para aqueles que podem pagar, o preço é insignificante em comparação com o valor de possuir um instrumento que canalizou algumas das canções mais icônicas já conhecidas.

Enquanto os violões clássicos mais caros atraíram algumas centenas de milhares de dólares, alguns violões foram vendidos por milhões.

Enquanto os compradores da maioria dos instrumentos caros optam por permanecer anônimos, o empresário australiano Peter Freedman comprou o Martin D-18E de Kurt Cobain para a reação exatamente oposta: para chamar a atenção.

Vintage Martin D-18E de Kurt Cobain 

“Quero usá-lo para esclarecer o que está acontecendo com músicos, artistas, artistas”, disse ele ao Australian Financial Review em outubro de 2020, depois que a pandemia de coronavírus fechou a indústria das artes. “Estou do outro lado do microfone, tenho sorte, estou ganhando dinheiro.”

Freedman pagou US$ 6 milhões pelo vintage Martin D-18E de Cobain, que ele tocou no MTV Unplugged em novembro de 1993, apenas cinco meses antes de sua morte.  Cobain personalizou o violão e seu estojo antes de sua aparição na MTV.

Incrivelmente, Freedman apareceu para sua entrevista com o AFR em um restaurante em Sydney carregando o violão no mesmo estojo (ele era o dono do restaurante, que foi aberto especialmente para ele em um dia normalmente fechado).

Esperava-se que a guitarra fosse vendida por cerca de US $ 1,5 milhão. No entanto, quando a licitação atingiu US $ 5 milhões astronômicos (bem acima do recorde anterior de venda de guitarras), Freedman aumentou sua oferta em US $ 1 milhão para vencer o leilão.

Freedman administra a Røde Microphones, que supostamente vale mais de US$ 1 bilhão. Ele também é um filantropo, apoiando várias causas, doando um mínimo de $ A 5 milhões para o Festival de Sydney para apoiar artistas em janeiro de 2021.

Ele planeja fazer uma turnê com o violão Martin D-18E de 1959 de Cobain ao redor do mundo para aumentar a conscientização sobre a situação dos artistas em dificuldades e fazer lobby junto aos governos para fornecer mais financiamento.

“Um em muitos milhões de músicos ganha um pouco de dinheiro, mas não ganha dinheiro de verdade”, disse Freedman ao jornal SMH em janeiro de 2021.

Os 8 violões mais caros do mundo

ARRASTA PRA CIMA!

LEIA TAMBÉM: