O single "Money for Nothing" do Dire Straits foi um grande sucesso para a banda. Ele liderou várias paradas nos Estados Unidos e no Reino Unido. Isso lhes rendeu um Grammy de Melhor Performance de Rock, e Vídeo do Ano do MTV VMAs de 1986 .

O vídeo inovador foi um dos primeiros a apresentar animação gerada por computador, que foi feita usando um programa antigo chamado Paintbox. Os personagens deveriam ter mais detalhes, como botões nas camisas, mas esgotaram o orçamento e tiveram que deixar como estão.

Em 1985, os videoclipes do ZZ Top receberam airplay pesado na MTV e o guitarrista do Dire Straits, Mark Knopfler, inspirou-se no tom de guitarra da marca registrada de Billy Gibbons.

Mark Knopfler teve a ideia enquanto estava em uma loja de eletrodomésticos na cidade de Nova York. Eles tinham um monte de TVs expostas na parede e sintonizadas no canal MTV.

Enquanto ele estava lá observando, um dos vendedores da loja ficou ao lado dele e começou a comentar o que viam. Knopfler imediatamente pegou uma caneta e papel para escrever algumas das coisas que ele disse e as usou para a música.

Knopfler disse a Bill Flanagan em 1984: “O personagem principal em “Money for Nothing” é um cara que trabalha no setor de eletroeletrônicos  em uma loja de departamentos

Ele está cantando a música. Eu escrevi a música quando estava na loja. Peguei um pedaço de papel emprestado e comecei a escrever a música na loja. Eu queria usar muito da linguagem que o cara de verdade realmente usava quando o ouvia, porque era mais real…”

Enquanto gravavam no estúdio, Sting veio visitá-los e ouviu a demo. Ele ficou imediatamente impressionado e então Knopfler o desafiou a acrescentar algo. Sting acabou contribuindo com a frase “I want my MTV”.

Embora “Money for Nothing” tenha sido um sucesso comercial, não foi isento de controvérsias. A letra foi considerada h0m0fóbica e, quando a tocaram ao vivo, Dire Straits substituía algumas das palavras por algo menos vulgar.

Na verdade, ainda estou em dúvida se é uma boa ideia escrever músicas que não sejam na primeira pessoa, para interpretar outros personagens. O personagem central de “Money for Nothing” é um verdadeiro ignorante, com mentalidade reduzida – alguém que vê tudo em termos financeiros.

Em 2011, o Canadian Broadcast Standards Council proibiu a música, mas a ordem acabou sendo suspensa.

OS 30 maiores guitarristas da história da música

LEIA TAMBÉM!

CLIQUE NO LINK PARA LER

Dire Straits: A história por trás da música Sultans Of Swing

Mark Knopfler explica porque não quer retomar a banda Dire Straits

SAIBA MAIS