Quando Leonard Cohen lançou Hallelujah pela primeira vez, não foi um sucesso instantâneo. Décadas depois, outro artista postumamente tornaria a música imensamente popular.

Aleluia é hebraico para 'Louvai ao Senhor', e a canção de Leonard Cohen explora a existência de diferentes tipos de Aleluia. "Isso explica que existem muitos tipos de aleluias, e todos os aleluias perfeitos e quebrados têm o mesmo valor." - Leonard Cohen

Leonard Cohen lançou pela primeira vez Hallelujah em 1984 em seu álbum Various Positions, mas não teve muito sucesso. Dez anos depois, Jeff Buckley lançou a música em seu álbum de 1994, Grace. Foi essa gravação que acabaria por catapultar Hallelujah para a fama.

Jeff Buckley morreu em 1997, mas sua versão da música foi apresentada no filme Shrek em 2001, apresentando-a a um novo público. E, no entanto, a versão de Buckley da música ainda não foi lançada como single por sua gravadora até 2007.

Desde então, muitas pessoas gravaram essa música poderosa, que soa como uma mistura perfeita de uma balada de rock e uma música gospel de adoração. Algumas performances notáveis ​​incluem Bon Jovi, Justin Timberlake, Willie Nelson, Bob Dylan, Susan Boyle e Bono.

Confira 8 fatos sobre  aleluia que você pode não saber

1. Cohen disse a Bob Dylan que levou 2 anos para escrever a música.

2. A versão original tinha 80 versos. A versão final da música tem 15 versos.

3. A música é transmitida às 2 da manhã todos os sábados de manhã pelo canal de rádio da Força de Defesa de Israel.

4. Foi apresentado nos programas de TV: The OC, Scrubs, The West Wing, House, Without a Trace e ER.

5. Justin Timberlake cantou essa música no teleton beneficente  Hope for Haiti Now:  A versão de Timberlake marcou a primeira vez que esta música entrou no Top 40 da parada de singles dos EUA.

6. Cohen ganhou quase US$ 1,3 milhão em royalties com as vendas de singles da  vencedora do X Factor Alexandra Burke.

7. A versão de Burke de Hallelujah é o single de download mais vendido da história.

8. Após a morte de Leonard Cohen em novembro de 2016, a música teve um aumento nas vendas. Isso enviou a versão original de Cohen para # 59 no Hot 100, que foi a primeira aparição de Cohen neste gráfico.

As 40 melhores músicas românticas dos anos 50 até hoje

CLIQUE OU ARRASTA PRA CIMA

LEIA TAMBÉM:

The Police: Every Breath You Take seria descartada até Andy Summers gravar o icônico riff em um único take

Michael Jackson: 35 fatos interessantes sobre o rei do pop

SAIBA MAIS