Doze anos atrás, o Coldplay invadiu a cena da música mundial. Desde então, o grupo se apresentou na frente de milhões de fãs gritando. Mas mesmo no início de sua carreira, algo estava errado nos ouvidos de Chris Martin. Ele culpa sua exposição à música alta na adolescência como a raiz do problema.
"Infelizmente, cuidar de seus ouvidos não é algo em que você pensa até que haja um problema", diz Chris Martin. "Eu gostaria de ter pensado nisso antes."
Quando a estrela do Coldplay consultou um médico pela primeira vez, foi devido a fortes dores de cabeça e um zumbido irritante em seus ouvidos. Chris Martin foi então diagnosticado com zumbido.
A mensagem era clara. Se não começasse a cuidar melhor de sua audição, teria que encerrar sua carreira na música. No final, sua condição pode até levar à surdez permanente.
Desde então, Chris Martin protegeu seus ouvidos sempre que estava no palco ou indo a shows.
“Agora a banda sempre usa tampões de ouvido com filtro moldado, ou monitores de ouvido interno, em shows ao vivo. Desde que comecei a proteger meus ouvidos, não piorou – toque em madeira”, diz Chris Martin.
Para ajudar a aumentar a conscientização sobre o zumbido e a perda auditiva, Chris Martin formou uma parceria com a organização britânica para deficientes auditivos, Action on Hearing Loss. Junto com outros músicos, o vocalista do Coldplay participa da campanha The Loud Music.
O público-alvo da campanha são os amantes da música como o próprio Chris Martin. Ele e o rapper britânico Plan B falarão sobre suas experiências e pedirão aos jovens que protejam sua audição.
“Se você estiver ouvindo música alta ou tocando ao vivo, sempre proteja seus ouvidos. Você não é o Superman”. Com ele e a Action on Hearing Loss, Chris Martin quer enviar a mensagem: “Use tampões para os ouvidos!”
A história de amor de Chris Martin e Dakota Johnson