O guitarrista Brian Tatler recentemente compartilhou que o Diamond Head provavelmente se dissolveria se o Metallica não salvasse sua música. Diamond Head foi formado em 1976 como parte do movimento britânico de heavy metal new wave.
Nos primeiros anos da banda, suas demos e apresentações ao vivo os ajudaram a construir uma reputação, e eles apoiaram turnês com AC/DC e Iron Maiden. Eles tentaram se destacar e conseguir um contrato de gravação com grandes gravadoras, que trabalharam principalmente com grandes nomes como Iron Maiden e Def Leppard.
A banda não conseguiu um contrato de gravação com o álbum de estreia 'Lightning to the Nations'. No entanto, a música escrita pelo vocalista Sean Harris e pelo guitarrista Brian Tatler, ' Am I Evil? ' tornou-se popular dentro da comunidade do metal.
Sua popularidade aumentou especialmente depois que o Metallica fez um cover da música e a apresentou no lado B de seu single de 1984 'Creeping Death'.Metallica cantou 'Am I Evil?' durante o festival Sonisphere 2011 com o Big Four.
Neste evento, Diamond Head dividiu o mesmo palco com Metallica e Anthrax. Mais tarde, Brian Tatler e Sean Harris tiveram a chance de participar da celebração do 30º aniversário do Metallica em San Francisco, onde tocaram 'Am I Evil?' juntos .
Em uma entrevista recente, Brian Tatler revelou que o cover do Metallica de 'Am I Evil?' tornou -se um ponto de virada para sua carreira, pois sua banda teve muitas oportunidades graças a eles.
Ele afirmou que teria sido um desafio manter a banda se o Metallica não os apresentasse à cena do heavy metal. Tatler observou que, devido ao Metallica, ele conseguiu continuar sua carreira musical em vez de procurar outra ocupação.
Brian Tatler disse: “A data da primeira capa foi em 1984, quando o Metallica gravou 'Am I Evil?' no lado B de 'Creeping Death'. Então, acho que se não tivessem, eu poderia ter procurado outro emprego .
Versões de 'Am I Evil?' venderam milhões de cópias através do Metallica. Muitas outras pessoas sabem que Diamond estava lá, graças a Lars e companhia. Pode ser que muitas oportunidades que temos agora não existiriam sem essa conexão com o Metallica.”
LEIA TAMBÉM
A verdadeira razão pela qual a voz de Steven Tyler soa tão diferente em Dream On.