Muitos artistas passam a desprezar suas próprias canções ou se cansam de tocá-las repetidamente  ao vivo. Inevitavelmente, como é de praxe, os artistas começam a perceber falhas ou elementos que mudariam em suas obras, não se identificando mais com o que escreveram.

'Smells Like Teen Spirit' - Nirvana

Kurt Cobain certa vez disse à Rolling Stone : “Todo mundo se concentrou tanto nessa música. Mas acho que há tantas outras músicas que escrevi que são tão boas, senão melhores, do que essa música

Embora o Nirvana ocasionalmente se recusasse a tocar a faixa ao vivo, 'Smells Like Teen Spirit' permaneceu uma parte frequente do setlist. No entanto, algumas bandas passaram a odiar tanto suas canções que precisam ser persuadidas a tocá-las ao vivo.

'Creep' - Radiohead

Embora o single de estreia do Radiohead, 'Creep', tenha colocado os roqueiros alternativos de Oxford no mapa em 1992, a banda passou a se ressentir da faixa . Depois de fazer uma turnê de apoio a artistas como PJ Harvey e James por dois anos, apresentando 'Creep' em todos os shows, o Radiohead decidiu abandonar a música.

Encordoamento Violão Aço 011 Elixir Custom Light Made In Usa

R$ 149,90

ARRASTA PRA CIMA!

O vocalista Thom Yorke disse mais tarde à Rolling Stone : “Parecíamos estar vivendo os mesmos quatro minutos e meio de nossas vidas repetidamente. Foi incrivelmente estupidificante. É como se não fosse mais a nossa música… Parece que estamos fazendo um cover.”

‘It’s A Long Way To The Top’ – AC/DC

Uma das maiores faixas do AC/DC, 'It's A Long Way To The Top (If You Wanna Rock' n' Roll)', foi sucesso na voz de Bon Scott em 1975. Após a morte dre Scott em 1980 a banda refletiu sobre a permanência da faixa em seu set list.

O ex-baixista do AC/DC, Mark Evans, uma vez compartilhou: “Com o tempo, tornou-se icônico e associado à banda, mas, curiosamente, a banda não o toca”. Quando seu substituto, Brian Johnson, assumiu, ele sentiu que era insensível cantar a canção de Scott sobre viver de forma destrutiva.

‘Empty Garden’ – Elton John

Elton John prestou homenagem a seu querido amigo John Lennon na faixa 'Empty Garden', que apareceu em seu décimo sexto álbum,  Jump Up  , de 1982. Quando Lennon morreu, John ficou perturbado, escrevendo 'Empty Garden (Hey Hey Johnny)' em resposta.

John tocou a música elegíaca apenas algumas vezes, dizendo a Sean: “É muito difícil para mim cantá-la, fico muito emocionado cantando essa música e isso me comove muito porque me lembra de como... Deus, se seu pai fosse vivo hoje, você pode imaginar o que ele estaria fazendo?!”

'Stairway to Heaven' - Led Zeppelin

O hit marcante do Led Zeppelin, 'Stairway to Heaven', definiu uma geração de ouvintes. Apesar de ser amado por muitos, o vocalista Robert Plant não é fã da peça e desistiu de tocá-la regularmente no final da década de 1970.

Em 1988 Plant disse : “Eu teria urticária se tivesse que cantar essa música em todos os shows”. Mais tarde, ele se referiu a 'Stairway to Heaven' como "aquela maldita canção de casamento" e doou $ 1.000 para uma rádio que disse que nunca mais a tocaria se atingisse sua meta de doação.

‘Tears in Heaven’ – Eric Clapton

Por muitos anos, Eric Clapton recusou-se a tocar  'Tears in Heaven', apenas recentemente a reinseriu no setlist ocasional. A faixa foi inspirada na morte do filho de quatro anos, que caiu tragicamente de uma janela em 1991.

Eric Clapton disse que não queria mais tocar a música nos shows, pois o sentimento e dor pela perda estavam diminuindo e tocar a música só traria de volta a tristeza pela morte do seu filho.

A música dos Beatles que destruiu a voz de John Lennon

LEIA TAMBÉM:

CLIQUE NO LINK PARA LER