Elvis Presley popularizou e avançou o rock 'n' roll a partir de meados da década de 1950, preparando o palco para os titãs dos anos 60, como The Beatles, The Rolling Stones, Jimi Hendrix e muito mais.

Fortemente influenciado por cantores e músicos negros, a ascensão de Presley começou com "That's All Right Mama", de 1954, uma música originalmente interpretada por Arthur Crudup, além de outras baladas country de blues.

Ao contrário dos roqueiros britânicos e outros americanos que ele mais tarde influenciou, Presley, nascido no Tennessee, trouxe um som distintamente sulista para as massas.

"Heartbreak Hotel" foi um de seus primeiros grandes sucessos, mas também músicas animadas como "Don't Be Cruel" e "All Shook Up". Mas ele arrasou mais com "Hound Dog" de 1956 (anteriormente cantada por Big Mama Thornton), "Blue Suede Shoes", "Tutti Frutti" (crédito Little Richard) e "Jailhouse Rock" do ano seguinte.

Ao lado de artistas como Little Richard e Jerry Lee Lewis, Elvis Presley mostrou aos Estados Unidos e ao mundo que o rock poderia ser mais difícil, mais rápido do que se imaginava. A música não era apenas algo que você cantava ou dançava, era algo que você gritava.

Mas por tudo isso, as músicas que ganharam o Rei do Rock seus Grammys eram de natureza totalmente diferente.

Elvis Presley ganhou 14 indicações ao Grammy e ganhou três vezes, duas vezes por Melhor Performance Inspiradora e uma vez por Melhor Performance Sagrada. Em outras palavras, para músicas gospel. "How Great Thou Art" ganhou um aceno sagrado em 1968 e um inspirador em 1975. "He Touched Me" ganhou o prêmio de Melhor Performance Inspiradora em 1973.

Enquanto "Big Hunk O' Love" recebeu algumas indicações, seu rock não foi recompensado. Para ser justo, é claro, o Grammy não existia até 1959. Isso foi depois de muitos dos maiores triunfos do rock de Presley, embora, claro, não todos eles.

Nenhuma de suas vitórias foi uma música original, mas ele as cantou lindamente. "How Great Thou Art" estava subindo, arrepiante. "He Touched Me" foi pensativo e apaixonado.

A primeira música veio da Suécia no final do século 19 e a segunda de Bill Gaither. Presley passou muito tempo em igrejas brancas e negras em sua juventude, de acordo com a Britannica .

Ganhar Grammys por músicas religiosas saudáveis, é claro, foi um tanto irônico. Elvis Presley foi denunciado por muitas igrejas e pais da década de 1950 como sendo uma força corruptora. "Elvis the Pelvis" empurrava e girava seus quadris, o que alguns americanos viam como obsceno e sexual.

Mulheres jovens gritando e meninos propagando seus penteados e movimentos fizeram dele um ídolo adolescente, o que por sua vez o tornou um alvo ao qual todos os males sociais poderiam ser culpados. Se um adolescente se comportou mal, foi devido ao personagem de Elvis e sua música demoníaca.

Quanto ao próprio Elvis Presley, ele é cada vez mais reconhecido como um dos muitos artistas que deram ao mundo um presente incrível com sua música. A influência de suas canções sobre os jovens pode não ter sido digna da histeria, mas suas ações privadas lhe deram pelo menos alguma legitimidade.

LEIA TAMBÉM

Faixas inéditas de Elvis Presley já tem uma data de lançamento

Novo filme de Elvis Presley conta história obscura do seu empresário

Causa da morte de Elvis Presley: Biógrafa afirma que o fato estava relacionado a defeito genético na família

SAIBA MAIS