Como a polêmica "Bigger Than Jesus" impactou os Beatles

A controvérsia em torno dos comentários de John Lennon sobre o cristianismo, na entrevista concedida à jornalista Maureen Cleave, em fevereiro de 1966, teve um impacto dramático na carreira dos Beatles.

Embora tenha causado pouca repercussão no Reino Unido, a entrevista foi reimpressa nos Estados Unidos naquele verão e gerou uma onda crescente de indignação por parte de cristãos conservadores, que iniciaram uma campanha de boicote ao grupo.

As estações de rádio do sul proibiram a música dos Beatles e discos foram queimados em cerimônias públicas. A cobertura da história envolveu a última turnê da banda nos Estados Unidos.

A Santa Sé, na época, chegou a responder aos comentários de Lennon, denunciando o cantor de forma hilária na geração Beatnik.

Em um artigo publicado no L'Osservatore Romano, mais de três décadas após os comentários de Lennon, o Vaticano descreveu suas palavras como uma jactância de um jovem inglês da classe trabalhadora diante de um sucesso inesperado.

O fim dos Beatles pela ótica de John Lennon

ARRASTA PRA CIMA!

LEIA TAMBÉM:

A controvérsia gerou um grande fardo para a banda nos Estados Unidos, somando-se ao estresse que já haviam sentido na turnê.

Exaustos física e mentalmente, os Beatles tiveram dificuldade para traduzir sua nova direção psicodélica no Revolver durante os shows ao vivo.

Ainda tocando covers de rock and roll e lidando com equipamentos de som ruins, a banda começou a se esforçar para ficar fora da estrada para sempre. O relacionamento azedo com a América certamente os impediu de voltar antes de sua separação em 1970.

Apesar da controvérsia, o artigo no L'Osservatore Romano afirmou que as canções de Lennon-McCartney resistiram bem ao tempo e inspiraram mais de uma geração de músicos pop.

De qualquer forma, a controvérsia em torno dos comentários de Lennon teve uma consequência não intencional: empurrou os Beatles para o estúdio permanentemente e deu início a uma nova era para a banda com Sgt. Pepper's Lonely Heart Club Band.

Após a separação em 1970, as canções dos Beatles continuaram a inspirar gerações de músicos e fãs, consolidando seu legado como uma das bandas mais influentes da história da música.

Mesmo após mais de cinquenta anos desde a controvérsia, os Beatles continuam a ser celebrados e admirados por sua música e sua capacidade de transcender barreiras culturais e geracionais.

As maiores brigas envolvendo astros do Heavy Metal

ARRASTA PRA CIMA!

LEIA TAMBÉM: