O ex-vocalista e baixista do Rush  , Geddy Lee, é um dos músicos mais míticos de todos os tempos. Desde seu falsete icônico até seus floreios de baixo locomotores, até sua natureza geralmente cordial, há muitas razões para amá-lo. Ele é um fenômeno único e foi uma peça vital no trio principal do rock, e é seguro dizer que sem ele, o Rush não teria sido o mesmo grupo que amamos hoje.

É apropriado para um grupo tão distinto que cada um de seus membros trouxe algo diferente para a mesa. O falecido baterista da banda, Neil Peart, é constantemente aclamado como um dos melhores de todos os tempos, o guitarrista Alex Lifeson é um dos mais influentes por aí, e a visão funk de Geddy Lee no rock continua tão refrescante quanto era há 40 anos. , e foi ele, antes de tudo, quem deu à banda sua verdadeira exuberância.

Foi esse dinamismo que fez  do Rush  uma potência tão grande. A banda era a soma de suas partes, e juntos os três canadenses criaram uma banda que mudou o mundo que nerds de todas as esferas da vida ainda não se cansam. É uma prova de seu trabalho que algumas das bandas mais icônicas da era contemporânea os citam como uma influência chave, variando de Nine Inch Nails a The Smashing Pumpkins e até mesmo Jane's Addiction. 

Dado que a banda é tão significativa culturalmente, primeiro rompendo com sua estréia homônima em 1974 com faixas como 'Finding My Way' e 'Working Man', os fãs procuraram entender melhor sua arte ouvindo a música que os inspirou.

Embora seja uma combinação de muitas influências diferentes, para Geddy Lee, há alguns seletos que ele considerou vitais para ele ao longo dos anos, como John Entwistle do The Who, Chris Squire do Yes e, claro, Paul McCartney do The Beatles e Asas. 

Ao falar com a  Amazon Music  em 2019, Lee escolheu 22 faixas que inspiraram seu baixo e, ao apresentar sua lista, fez uma afirmação incisiva – que só poderia vir do cérebro de um dos melhores baixistas de todos os tempos.

Lee opinou que 'Taxman' do álbum dos Beatles de 1966  Revolver era heavy metal antes do heavy metal surgir, evitando a velha história de que a banda de Liverpool criou o gênero em 'Helter Skelter' em 1968, e muito disso ele atribui a O estilo de tocar baixo de McCartney. 

Ele começou seu relato elogiando Entwistle e Squire: “John Entwistle, Chris Squire, eles estavam tocando o tipo de música que eu queria tocar, então eles foram uma influência direta no tipo de músico que eu queria me tornar. Mas há outras que foram influências subconscientes e acho que todos nós as temos quando ouvimos várias músicas.”

Então, Lee voltou sua atenção para  Paul McCartney  e os Beatles, e foi aqui que ele fez sua suposição sobre 'Taxman' ser um progenitor do heavy metal.

Ele disse: “Quero dizer, há algumas músicas dos Beatles aqui e as pessoas se lembram dos Beatles por sua plenitude de melodia e pelos ótimos vocais. Mas também Paul McCartney foi um baixista bastante influente e se você ouvir 'Come Together', essa é uma parte ousada do baixo nessa música. Se você ouviu 'Taxman', isso é heavy metal antes de existir heavy metal”. 

Mick Jagger teve “casos conjugais” com dois companheiros de banda dos Rolling Stones, diz novo livro

CLIQUE OU ARRASTA PRA CIMA

LEIA TAMBÉM:

Os 20 maiores nomes do Rock mundial

A música de Paul McCartney que todos os membros dos Beatles desprezavam

SAIBA MAIS