À medida que as luzes se apagam e as cortinas se abrem, um dos adereços de palco mais famosos e icônicos de todos os tempos desce gradualmente do teto. Acima do barulho da platéia, vem o badalar de um enorme sino de bronze, tocado por um homem usando um boné chato.

No que diz respeito ao teatro rock, o que estamos testemunhando é um gênio puro e inesquecível. De fato, a única maneira que o AC/DC poderia seguir com seu próximo álbum foi com uma saudação de canhão de 21 tiros.

Pesando pouco mais de uma tonelada, o agora lendário sino da banda foi fabricado no Reino Unido para a turnê mundial de 1980 para promover Back In Black , sua estreia com o novo vocalista Brian Johnson. A ideia de usá-lo para prefaciar o álbum e seus shows surgiu enquanto trabalhava com o produtor 'Mutt' Lange .

A primeira escolha da banda de um sino que tocava a nota de 'Dó' teria sido duas vezes mais pesado, então eles o reduziram. Enquanto o AC/DC trabalhava em Nassau, o Manor Mobile foi enviado para a região central para gravar a introdução do álbum. De acordo com os fãs das minúcias do AC/DC, com o próprio sino do grupo ainda sendo afinado, um similar no Memorial de Guerra de Loughborough foi capturado para a posteridade.

Acredita-se que o sino original – fabricado por US$ 6.600 em 1980; agora custaria o dobro – ainda está em posse do AC/DC, apesar de vários rumores em contrário.

“Alguém disse que viu em uma vitrine em Sydney, mas achamos que algumas cópias de fibra de vidro devem ter sido feitas”, revela. “Quando a banda toca ao vivo, o sino toca sobre a multidão. Você não poderia fazer isso com algo que pesa uma tonelada.”

É difícil acreditar que o grupo venderia seu orgulho e alegria, especialmente quando se considera que o guitarrista Malcolm Young mais tarde contratou JTB para moldá-lo em uma réplica menor (foto acima). “Acredito que ele a usou para substituir um candelabro em sua casa em Hertfordshire”, divulga Steve.

“Podemos fazer qualquer coisa que as pessoas queiram”, ele confirma, “desde que o orçamento caiba no bolso”.

A título de curiosidade,  uma réplica o sino de ‘Hell's Bell’ foi feita para o interior da casa de Malcolm Young

Ex-vocalista do AC/DC diz que Angus Young é recluso e antissocial

CLIQUE OU ARRASTA PRA CIMA

LEIA TAMBÉM:

O arrependimento de Angus Young sobre o Deep Purple

Slash conta sobre o dia em que achou que morreria durante a gravação de ‘ November Rain ‘

SAIBA MAIS