Bandas de rock progressivo indo para o pop é um fenômeno bem estabelecido. E é um que ainda acontece hoje, acredite ou não. Embora o mundo mainstream do rock possa parecer um anátema para os roqueiros progressivos, a jornada que vários trilharam de um lado para o outro parece trair essa noção.

O Mars Volta passou uma década refinando seu rock progressivo moderno até se separar em 2012. Mas seu álbum de retorno auto-intitulado de 2022 evita o progressivo por músicas melódicas que não passam muito da marca de três minutos. O guitarrista Omar Rodriguez-Lopez chamou de "nossa versão do pop" para o The New York Times .

1 - The Mars Volta

Genesis continua sendo o modelo discutível de uma banda progressiva que se tornou pop, graças ao seu hit de 1991 "I Can't Dance". O single encerra perfeitamente o abismo prog dos anos 80. E colocou uma rosa no nariz do cantor Phil Collins, o membro do Genesis que já havia visto grande sucesso com seu material solo.

2 - Genesis

Rush também não resistiu ao pop. Como os fãs de longa data do Rush sabem, Permanent Waves de 1980 encontra o combo explorando a nova onda e o reggae; o álbum gerando um hit conhecido com "The Spirit of Radio". Eles seguiram no ano seguinte com o simpático  Moving Pictures  – que abre com a música popular mais duradoura do Rush, “Tom Sawyer”.

3 - Rush

O Yes percorreu um caminho interessante do prog ao pop - eles se separaram no meio disso. Depois de quase 15 anos, o grupo se separou inicialmente em 1981. Quando eles voltaram com uma formação reformulada dois anos depois, eles fizeram suas ambições conhecidas com o hit pop de 1983 "Owner of a Lonely Heart".

4 - Yes

Até o Pink Floyd tentou o sucesso pop. Depois de "Another Brick in the Wall, Part 2", de 1979, ficar em primeiro lugar em vários condados, talvez a atração pelas paradas fosse forte demais para evitar. É por isso que  A Momentary Lapse of Reason  (1987) soa mais como o disco solo new-wavey de David Gilmour de 1984,  About Face ,  do que um álbum do Floyd?

5 - Pink Floyd

O pop-rock Long Distance Voyager (1981) é o álbum que puxou The Moody Blues para a esfera pop. O grupo passou as duas décadas anteriores destruindo seu proto-prog art rock antes de Voyager dar a eles dois singles no Top 20 nos EUA, "Gemini Dream" e "The Voice". Foi a primeira vez que os Moodies apareceram nas paradas americanas de álbuns de rock.

6 - The Moody Blues

Em 1977, o super-trio progressivo de Emerson, Lake & Palmer atingiu o auge com sua obra-prima jazzística Works Volume 2 . Mas antes de se separarem no final dos anos 70, eles lançaram Love Beach , de 1978, criticamente ridicularizado . São todas músicas rápidas e amigáveis, além de um final de 20 minutos.

7 - Emerson, Lake & Palmer

Asia fez o pop dos anos 80 melhor do que muitos outros proggers. Mas isso é porque eles não são uma banda progressiva que virou pop - eles eram um supergrupo de músicos progressivos (John Wetton do King Crimson, Steve Howe e Geoff Downes do Yes, Carl Palmer do Emerson, Lake & Palmer) que se uniram especificamente para fazer rock para as massas. Seu hit de 1982 "Heat of the Moment" confirma isso.

8 - Ásia

King Crimson foi menos pop, em termos de busca pelo apelo mainstream, do que vários outros nesta lista. Mas os ouvintes não podem negar que o líder da banda Robert Fripp faz experiências com dance rock no álbum de 1982 do King Crimson, Discipline . E outros esforços do Crimson buscam o mesmo espaço sonoro da nova onda dos anos 80.

9 - King Crimson

Mesmo os titãs do prog-folk Jethro Tull não estavam a salvo de uma onda pop. Eles começaram os anos 80 incorporando música eletrônica em seu rock. Em Under Wraps , de 1984 , o mentor do Tull, Ian Anderson, inclina o synth-pop com a música da banda. Ele resume uma era de Tull que alguns fãs de longa data ainda se recusam a reivindicar.

10 - Jethro Tull

U2: Qual a origem e a história por trás do nome da banda

CLIQUE OU ARRASTA PRA CIMA

LEIA TAMBÉM:

As 20 Maiores Bandas de Rock de Todos os Tempos

O triste legado da família Presley após a morte do Rei do Rock

SAIBA MAIS