Spotify David Bowie previu o surgimento das plataformas digitais
Spotify David Bowie previu o surgimento das plataformas digitais

Spotify: David Bowie previu o surgimento das plataformas digitais

Além de ser um ícone da moda e visionário musical, algo tão recente para nós como ouvir música no Spotify, já era algo certo na visão de Davie Bowie. Ele deveria ter incluído tech wiz em sua lista de conquistas. Ele estava anos à frente do que seus colegas estavam fazendo na época. Bowie foi um dos primeiros grandes artistas a colocar uma música.

‘Telling Lies’, de 1996, exclusivamente na internet, vendeu 300.000 cópias. Ele até criou seu ISP, que mais tarde foi descrito como uma rede social centrada na música antes que o MySpace e o Facebook existissem.

Antes que alguém percebesse o potencial da internet, Bowie estava à frente de seu tempo, usando os avanços tecnológicos a seu favor. Mas, algumas de suas previsões corretas para o futuro da música não foram tão precisas.

Um artista a frente do seu tempo

David Bowie abalou o mundo da música com seu gênio musical, senso de moda e papéis em filmes. Existe alguma coisa que o ícone não pode fazer? Para aqueles que estão dizendo, preveja o futuro , você pode estar no caminho certo.

Spotify David Bowie previu o surgimento das plataformas digitais_2

Em alguns casos, a lenda sabe prever o futuro que pode chocá-lo. Por exemplo, em uma entrevista ao New York Times, Bowie fez em 2002, ele disse, ‘a música em si vai se tornar como água corrente ou eletricidade.’

E o que vemos hoje? Músicas e filmes escoando pelas plataformas a um preço mensal. Da mesma forma que pagamos nossas contas de luz e água, se tornou obrigatório destinar parte do nosso orçamento para esse tipo de serviço.

David Bowie estava se referindo à natureza mutável da disponibilidade em massa da música, que acabou sendo mais do que precisa com todos os serviços de streaming disponíveis hoje em dia.

Deireitos autorais na ‘ Era Spotify ‘

Embora algumas de suas previsões tenham se concretizado, outras ainda estão em andamento , incluindo seu palpite sobre reivindicações de direitos autorais.

Na mesma entrevista, David falou sobre reivindicações de direitos autorais não existentes no futuro, o que não era o caso.

David Bowie disse: “ A própria música vai se tornar como água corrente ou eletricidade. Então, aproveite esses últimos anos porque nada disso vai acontecer de novo. Estou confiante de que os direitos autorais, por exemplo, não existirão mais em 10 anos. “

Bom, podemos afirmar que a previsão de David Bowie quanto  às plataformas digitais foi certeira. Mas as regras que regem a proteção de direitos autorais e obras intelectuais permanecem, sejam elas físicas ou digitais.

Em sua faixa ‘Young Americans’, Bowie citou diretamente a música dos Beatles ‘A Day in the Life’, que mostrava perfeitamente o processo criativo que ele desejava para os futuros artistas.

Compartilhe nas redes sociais​

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Artigos Recentes

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso portal.