Reservar o Guns ‘N Roses para uma apresentação em um festival sempre foi arriscado, pois você nunca sabe o que vai conseguir com o grupo. Normalmente, não há meio termo com a banda, e eles darão uma aula de rock ‘n’ roll ou decepcionarão lamentavelmente, como fizeram no Reading & Leeds Festival em 2010.
2010 foi uma época estranha para o grupo, que recentemente lançou seu álbum de retorno, Chinese Democracy . O disco levou 15 anos para ser feito e deixou os fãs totalmente decepcionados, assim como seus sets no Reading & Leeds. De alguma forma, o Guns ‘N Roses conseguiu não apenas atrapalhar uma etapa do festival, mas ambas. Sem surpresa, eles nunca foram reservados desde então.
Para um festival voltado para jovens, uma banda que não lançava um álbum desde 1993 foi uma escolha peculiar de atração principal em primeiro lugar. No entanto, apesar de suas duas décadas no escuro, eles ainda tinham seu catálogo de sucessos que era forte o suficiente para garantir sua reserva. No entanto, os problemas de pontualidade do Guns ‘N Roses os impediriam de tocar seus maiores sucessos.
Já era um desastre antes que eles pisassem no palco quando a conta do Twitter de Axl Rose foi hackeada e postou que seu show foi cancelado. Logo depois, Rose foi à plataforma de mídia social para tranquilizar seus seguidores e escreveu: “A turnê vai acontecer! Nossas desculpas qualquer inconveniente. Paz!”
Depois que o Queens of the Stone Age terminou seu set, os fãs tiveram que esperar agonizantemente nos campos pelo Guns ‘N Roses para começar sua apresentação. Uma hora depois que eles estavam programados para se apresentar, a banda finalmente chegou e, depois do atraso, o som foi cortado quando chegaram.
Em um comunicado sobre o ocorrido com o Guns, o festival explicou:
“O Guns ‘N Roses queria ‘estender’ o toque de recolher recém-acordado, mas foi impedido de fazê-lo para cumprir a licença de entretenimento emitida pelo Reading Council”.
Em vez de aprender com essa experiência e chegar no Leeds Festival a tempo para o show dois dias depois, o Guns ‘N Roses se atrasou mais uma vez, embora apenas por 35 minutos. Mais uma vez, o som deles pifou, o que foi uma péssima maneira de terminar o festival.
“Viemos aqui para tocar para vocês, mas os policiais e os promotores querem nos foder”, disse Rose aos fãs no Bramham Park em Leeds. “Gostaríamos de tocar mais algumas músicas para vocês, mas vamos tocar apenas uma”. Após o encerramento, ‘Paradise City’, ele se despediu dizendo ao público: “Fiquem bem, boa noite e para todos os policiais e promotores – foda-se”.
Ambas as apresentações naquele fim de semana de 2010 foram momentos históricos de Reading & Leeds, mas por todas as razões erradas. O Guns ‘N Roses provou ser a atração principal do festival em que você não podia confiar, e seu envolvimento acabou com o fim de semana para os participantes.
Leia também: SLASH conta por que o GUNS N’ ROSES faz shows de três horas e meia